Os desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua Adicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sirianni, Gabrielle Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mendel, Kaiane, Nagasawa, Ellen Yurika, Schoffen, Juliana Roquele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/213764
Resumo: Este artigo visa a apresentar algumas das pesquisas desenvolvidas a partir da disponibilização pública do Acervo Celpe-Bras. Lançado em 2014, o Acervo compilou e disponibilizou publicamente as provas já aplicadas, manuais, legislação e trabalhos acadêmicos realizados sobre o Celpe-Bras, possibilitando novas pesquisas sobre o exame. Dentre as pesquisas possibilitadas pelo Acervo está a descrição e categorização das tarefas da Parte Escrita do exame, cujos resultados fornecem subsídios para novas especificações para o Celpe-Bras (Schoffen et al., 2018). Baseado nessa descrição, foi elaborado um curso de preparação ao exame que considera, para propor sequências didáticas, as características mais recorrentes nas provas. As pesquisas realizadas a partir da disponibilização do Acervo o consolidam como um marco na história do exame ao democratizar o acesso aos materiais do Celpe-Bras para professores, examinandos e pesquisadores interessados em ensino, aprendizagem e avaliação de proficiência em Português como Língua Adicional.
id UFRGS-2_1dd209acb69d68521ca651e9a0c1f6f1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213764
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sirianni, Gabrielle RodriguesMendel, KaianeNagasawa, Ellen YurikaSchoffen, Juliana Roquele2020-09-26T04:08:49Z20192178-3640http://hdl.handle.net/10183/213764001116866Este artigo visa a apresentar algumas das pesquisas desenvolvidas a partir da disponibilização pública do Acervo Celpe-Bras. Lançado em 2014, o Acervo compilou e disponibilizou publicamente as provas já aplicadas, manuais, legislação e trabalhos acadêmicos realizados sobre o Celpe-Bras, possibilitando novas pesquisas sobre o exame. Dentre as pesquisas possibilitadas pelo Acervo está a descrição e categorização das tarefas da Parte Escrita do exame, cujos resultados fornecem subsídios para novas especificações para o Celpe-Bras (Schoffen et al., 2018). Baseado nessa descrição, foi elaborado um curso de preparação ao exame que considera, para propor sequências didáticas, as características mais recorrentes nas provas. As pesquisas realizadas a partir da disponibilização do Acervo o consolidam como um marco na história do exame ao democratizar o acesso aos materiais do Celpe-Bras para professores, examinandos e pesquisadores interessados em ensino, aprendizagem e avaliação de proficiência em Português como Língua Adicional.This article aims to present some of the research developed since the public availability of Acervo Celpe-Bras. Launched in 2014, Acervo compiled and made available past tests, manuals, legislation and academic research about Celpe-Bras, allowing new investigations to be conducted about the exam. Among the research made possible by Acervo are the description and categorization of the Written Part tasks of the exam, which provides resources for new Celpe-Bras specifications (Schoffen et al., 2018). Based on this description, a test preparation course was produced, which considers, in order to propose didactic sequences, the most recurrent characteristics of the tests. The research projects developed since the launch of Acervo consolidate it as a milestone in the history of the exam by promoting a more democratic access to the materials of Celpe-Bras for teachers, test takers and researchers interested in teaching, learning and assessing Portuguese as an Additional Language.application/pdfporBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 10, n. 1 (Jan./June 2019), e33233, 19 p.Língua adicionalProficiênciaLíngua portuguesaExame Celpe-BrasCelpe-Bras ExamAcervo Celpe-BrasProficiency assessmentOs desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua AdicionalThe outcomes of Acervo Celpe-Bras for teaching, learning, assessment and research in Portuguese as an additional language info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116866.pdf.txt001116866.pdf.txtExtracted Texttext/plain59500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213764/2/001116866.pdf.txt5a475ee0d29833e2b916859c3c1cd0d4MD52ORIGINAL001116866.pdfTexto completoapplication/pdf1167706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213764/1/001116866.pdff76f5de5d4538fbbb75b6fd9cb377a9aMD5110183/2137642023-09-21 03:40:06.308967oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213764Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:40:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua Adicional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The outcomes of Acervo Celpe-Bras for teaching, learning, assessment and research in Portuguese as an additional language
title Os desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua Adicional
spellingShingle Os desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua Adicional
Sirianni, Gabrielle Rodrigues
Língua adicional
Proficiência
Língua portuguesa
Exame Celpe-Bras
Celpe-Bras Exam
Acervo Celpe-Bras
Proficiency assessment
title_short Os desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua Adicional
title_full Os desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua Adicional
title_fullStr Os desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua Adicional
title_full_unstemmed Os desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua Adicional
title_sort Os desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua Adicional
author Sirianni, Gabrielle Rodrigues
author_facet Sirianni, Gabrielle Rodrigues
Mendel, Kaiane
Nagasawa, Ellen Yurika
Schoffen, Juliana Roquele
author_role author
author2 Mendel, Kaiane
Nagasawa, Ellen Yurika
Schoffen, Juliana Roquele
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sirianni, Gabrielle Rodrigues
Mendel, Kaiane
Nagasawa, Ellen Yurika
Schoffen, Juliana Roquele
dc.subject.por.fl_str_mv Língua adicional
Proficiência
Língua portuguesa
Exame Celpe-Bras
topic Língua adicional
Proficiência
Língua portuguesa
Exame Celpe-Bras
Celpe-Bras Exam
Acervo Celpe-Bras
Proficiency assessment
dc.subject.eng.fl_str_mv Celpe-Bras Exam
Acervo Celpe-Bras
Proficiency assessment
description Este artigo visa a apresentar algumas das pesquisas desenvolvidas a partir da disponibilização pública do Acervo Celpe-Bras. Lançado em 2014, o Acervo compilou e disponibilizou publicamente as provas já aplicadas, manuais, legislação e trabalhos acadêmicos realizados sobre o Celpe-Bras, possibilitando novas pesquisas sobre o exame. Dentre as pesquisas possibilitadas pelo Acervo está a descrição e categorização das tarefas da Parte Escrita do exame, cujos resultados fornecem subsídios para novas especificações para o Celpe-Bras (Schoffen et al., 2018). Baseado nessa descrição, foi elaborado um curso de preparação ao exame que considera, para propor sequências didáticas, as características mais recorrentes nas provas. As pesquisas realizadas a partir da disponibilização do Acervo o consolidam como um marco na história do exame ao democratizar o acesso aos materiais do Celpe-Bras para professores, examinandos e pesquisadores interessados em ensino, aprendizagem e avaliação de proficiência em Português como Língua Adicional.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-26T04:08:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/213764
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-3640
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116866
identifier_str_mv 2178-3640
001116866
url http://hdl.handle.net/10183/213764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 10, n. 1 (Jan./June 2019), e33233, 19 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213764/2/001116866.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213764/1/001116866.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a475ee0d29833e2b916859c3c1cd0d4
f76f5de5d4538fbbb75b6fd9cb377a9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447720433811456