O Efeito demonstração na constituição de redes de convivência e aprendizagem sob a ótica do caos do criativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/5920 |
Resumo: | Relatório Final das Atividades de Pós-Doutoramento |
id |
RCAP_c1ac62ce8796d9f4bb457874e7ec8e43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/5920 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Efeito demonstração na constituição de redes de convivência e aprendizagem sob a ótica do caos do criativoThedDemonstration effect for the creation of learning and conversation networks within the realm of creative chaosCaos criativoEfeito demonstraçãoMotivação de docentes resistentes às tecnologiasRedes de convivênciaUtilização efetiva de aprendizagem mediada pela tecnologiaRelatório Final das Atividades de Pós-DoutoramentoEsta pesquisa se propôs a investigar o chamado efeito demonstração como método mais eficiente para docentes superarem a resistência à adoção de tecnologias interativas aplicadas à educação, quer no suporte às práticas presenciais ou à distância, bem como em seus diversos ambientes e plataformas, videoconferências, produção, gestão e distribuição de conteúdos ao vivo e por demanda, explorando o espetro de oportunidades de colaboração que inclui a independência de tempo, distancia e equipamentos. Considerando que as soluções tecnológicas são conhecidas e disponíveis, sua utilização efetiva e sua institucionalização só poderão ser obtidas através da apresentação e da repetição sistemática de uma série de procedimentos, em efeito dominó, cascata ou em cadeia, gerando uma série de acontecimentos semelhantes de variável duração.This research proposes to investigate the called demonstration effect as the more efficient method to overcoming teachers' resistance to the adoption of interactive technologies applied to education, as much in the support to the face-to-face and distance practices, as well as in its diverse environments and platforms, videoconferences, production, management and distribution of live and on-demand contents, exploring the specter of collaboration opportunities that includes the independence of time, distance and equipments. Considering that the technological solutions are know and available, their effective use and its institutionalization only will be able to be obtained through presentation and the systematical repetition of a set of procedures, in domino, cascade or in chain effect, producing a set of similar events of variable duration.FCT - Fundação para a Ciência e a TecnologiaDiniz, José Manuel Fragoso AlvesRepositório da Universidade de LisboaRoth, Rogério2013-08-26T15:36:14Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5920porRoth, Rogério (2011) - O Efeito demonstração na constituição de redes de convivência e aprendizagem sob a ótica do caos do criativo = The Demonstration effect for the creation of learning and conversation networks within the realm of creative chaos. Relatório de Pós Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:47Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/5920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:20.246137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Efeito demonstração na constituição de redes de convivência e aprendizagem sob a ótica do caos do criativo ThedDemonstration effect for the creation of learning and conversation networks within the realm of creative chaos |
title |
O Efeito demonstração na constituição de redes de convivência e aprendizagem sob a ótica do caos do criativo |
spellingShingle |
O Efeito demonstração na constituição de redes de convivência e aprendizagem sob a ótica do caos do criativo Roth, Rogério Caos criativo Efeito demonstração Motivação de docentes resistentes às tecnologias Redes de convivência Utilização efetiva de aprendizagem mediada pela tecnologia |
title_short |
O Efeito demonstração na constituição de redes de convivência e aprendizagem sob a ótica do caos do criativo |
title_full |
O Efeito demonstração na constituição de redes de convivência e aprendizagem sob a ótica do caos do criativo |
title_fullStr |
O Efeito demonstração na constituição de redes de convivência e aprendizagem sob a ótica do caos do criativo |
title_full_unstemmed |
O Efeito demonstração na constituição de redes de convivência e aprendizagem sob a ótica do caos do criativo |
title_sort |
O Efeito demonstração na constituição de redes de convivência e aprendizagem sob a ótica do caos do criativo |
author |
Roth, Rogério |
author_facet |
Roth, Rogério |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Diniz, José Manuel Fragoso Alves Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roth, Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Caos criativo Efeito demonstração Motivação de docentes resistentes às tecnologias Redes de convivência Utilização efetiva de aprendizagem mediada pela tecnologia |
topic |
Caos criativo Efeito demonstração Motivação de docentes resistentes às tecnologias Redes de convivência Utilização efetiva de aprendizagem mediada pela tecnologia |
description |
Relatório Final das Atividades de Pós-Doutoramento |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2013-08-26T15:36:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/5920 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/5920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Roth, Rogério (2011) - O Efeito demonstração na constituição de redes de convivência e aprendizagem sob a ótica do caos do criativo = The Demonstration effect for the creation of learning and conversation networks within the realm of creative chaos. Relatório de Pós Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131009376059392 |