Percepção dos estilos educativos parentais : sua variação ao longo da adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Diana L.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Almeida, Leandro S.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/15346
Resumo: Esta comunicação analisa a percepção de adolescentes portugueses em relação às práticas educativas de seus pais. Assim, procedeu-se à aplicação do Questionário de Estilos Educativos Parentais (adaptado e validado por Ducharne, Cruz, Marinho & Grande, 2006) a uma amostra de 136 alunos, de uma escola pública, em dois momentos, nomeadamente no 7.º e 9.º ano de escolaridade. Este questionário engloba 19 itens, agrupados em duas dimensões: Aceitação e Monitorização. A dimensão Aceitação remete para os comportamentos de afecto positivo, suporte emocional e envolvimento nas interacções com os filhos. Por sua vez, a dimensão Supervisão corresponde ao conjunto de comportamentos parentais que envolvem a procura de informação em relação aos comportamentos e contextos frequentados pelos filhos. Os resultados obtidos sugerem que rapazes e raparigas não diferem na percepção de aceitação e monitorização parentais e consequentemente na categorização dos estilos educativos parentais. Por seu turno, a percepção destas dimensões parece variar em função da fase de desenvolvimental dos adolescentes. No caso concreto deste estudo, quando os adolescentes se encontram na fase intermédia da adolescência percepcionam os seus pais como menos apoiantes e, simultaneamente, menos controladores.
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