O design instrucional como parte da metodologia de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Vinicius Batista
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9891
Resumo: Esta dissertação se iniciou considerando que a virtualização do ambiente de ensino é parte da cibercultura. Depois de embasados os conceitos foram apontadas as boas práticas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) respaldadas por artigos que contextualizam a prática da virtualização da educação no Brasil. Dentre estas práticas, o Design Instrucional (DI) atua como uma metodologia possibilitadora da virtualização do ambiente de ensino.O propósito deste estudo foi evidenciar a prática Design Instrucional num ambiente virtual de aprendizagem. A questão principal que norteou a investigação centrou-se na forma como os elementos de DI atuam na prática de ensino midiatizado em educação à distância, num AVA.O estudo se desenvolveu numa Instituição de Ensino Superior (IES) na modalidade EAD do Brasil. Foram disponibilizadas cinco turmas, 5 professores que também atuam como tutores e 120 alunos, bem como o ambiente de aprendizagem utilizado.Foram utilizadas três formas de coletas de dados: entrevistas aos professores, um questionário aos alunos e análise heurística. Estes dados foram analisados individualmente e submetidos a análise vertical onde foram devidamente interpretados.Como conclusão, foram levantados os elementos caracterizadores da prática de DI no AVA e foram ressaltadas características de design gráfico e planejamento como fundamentais para o entendimento de DI. Também foram apontadas as diferentes atuações de designers gráficos, professores e tutores como agentes promotores de DI em AVA.
id RCAP_c1be4a3d212389f15eef73c5f5ea69c1
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9891
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O design instrucional como parte da metodologia de ensino em ambientes virtuais de aprendizagemMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOENSINO À DISTÂNCIAE-LEARNINGAPRENDIZAGEMENSINO SUPERIORPROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMEDUCATIONDISTANCE LEARNINGE-LEARNINGLEARNINGHIGHER EDUCATIONTEACHING-LEARNING PROCESSEsta dissertação se iniciou considerando que a virtualização do ambiente de ensino é parte da cibercultura. Depois de embasados os conceitos foram apontadas as boas práticas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) respaldadas por artigos que contextualizam a prática da virtualização da educação no Brasil. Dentre estas práticas, o Design Instrucional (DI) atua como uma metodologia possibilitadora da virtualização do ambiente de ensino.O propósito deste estudo foi evidenciar a prática Design Instrucional num ambiente virtual de aprendizagem. A questão principal que norteou a investigação centrou-se na forma como os elementos de DI atuam na prática de ensino midiatizado em educação à distância, num AVA.O estudo se desenvolveu numa Instituição de Ensino Superior (IES) na modalidade EAD do Brasil. Foram disponibilizadas cinco turmas, 5 professores que também atuam como tutores e 120 alunos, bem como o ambiente de aprendizagem utilizado.Foram utilizadas três formas de coletas de dados: entrevistas aos professores, um questionário aos alunos e análise heurística. Estes dados foram analisados individualmente e submetidos a análise vertical onde foram devidamente interpretados.Como conclusão, foram levantados os elementos caracterizadores da prática de DI no AVA e foram ressaltadas características de design gráfico e planejamento como fundamentais para o entendimento de DI. Também foram apontadas as diferentes atuações de designers gráficos, professores e tutores como agentes promotores de DI em AVA.This paper investigates the performance of instructional design as a teaching methodology applied to Virtual Learning Environments (VLEs). After giving some basic concepts, good practices were pointed out in VLEs supported by some articles that contextualize the practice of virtualized education in Brazil. Among these practices, Instructional Design (ID) acts as a methodology in which the virtualization enables teaching environment. The purpose of this study is to highlight the practice of instructional design in a virtual learning environment. The main question which guided the investigation was centered in the way ID elements act in the practice of mediated teaching. The study was developed in a Superior Educational Institution (SEI) in Brazil. Five groups were made available, 5 teachers who also act as tutors and 120 students, as well as the learning environment used. The study used three different forms of data collection: interviews with teachers, questionnaire applied to students and the heuristic analysis. These data were analyzed individually and then submitted to a vertical analysis in which they were duly interpreted. As conclusion, the characterized elements of ID in VLE practice were raised, as well as graphic design and planning characteristics were highlighted as fundamental for the understanding of ID. It was also pointed out different performances of graphic designers, teachers and tutors as agents promoting of ID in VLE.2019-11-20T13:20:52Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9891TID:202304051porMelo, Vinicius Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:55Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:25.331526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O design instrucional como parte da metodologia de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem
title O design instrucional como parte da metodologia de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle O design instrucional como parte da metodologia de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem
Melo, Vinicius Batista
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO À DISTÂNCIA
E-LEARNING
APRENDIZAGEM
ENSINO SUPERIOR
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
EDUCATION
DISTANCE LEARNING
E-LEARNING
LEARNING
HIGHER EDUCATION
TEACHING-LEARNING PROCESS
title_short O design instrucional como parte da metodologia de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full O design instrucional como parte da metodologia de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr O design instrucional como parte da metodologia de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed O design instrucional como parte da metodologia de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort O design instrucional como parte da metodologia de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem
author Melo, Vinicius Batista
author_facet Melo, Vinicius Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Vinicius Batista
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO À DISTÂNCIA
E-LEARNING
APRENDIZAGEM
ENSINO SUPERIOR
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
EDUCATION
DISTANCE LEARNING
E-LEARNING
LEARNING
HIGHER EDUCATION
TEACHING-LEARNING PROCESS
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO À DISTÂNCIA
E-LEARNING
APRENDIZAGEM
ENSINO SUPERIOR
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
EDUCATION
DISTANCE LEARNING
E-LEARNING
LEARNING
HIGHER EDUCATION
TEACHING-LEARNING PROCESS
description Esta dissertação se iniciou considerando que a virtualização do ambiente de ensino é parte da cibercultura. Depois de embasados os conceitos foram apontadas as boas práticas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) respaldadas por artigos que contextualizam a prática da virtualização da educação no Brasil. Dentre estas práticas, o Design Instrucional (DI) atua como uma metodologia possibilitadora da virtualização do ambiente de ensino.O propósito deste estudo foi evidenciar a prática Design Instrucional num ambiente virtual de aprendizagem. A questão principal que norteou a investigação centrou-se na forma como os elementos de DI atuam na prática de ensino midiatizado em educação à distância, num AVA.O estudo se desenvolveu numa Instituição de Ensino Superior (IES) na modalidade EAD do Brasil. Foram disponibilizadas cinco turmas, 5 professores que também atuam como tutores e 120 alunos, bem como o ambiente de aprendizagem utilizado.Foram utilizadas três formas de coletas de dados: entrevistas aos professores, um questionário aos alunos e análise heurística. Estes dados foram analisados individualmente e submetidos a análise vertical onde foram devidamente interpretados.Como conclusão, foram levantados os elementos caracterizadores da prática de DI no AVA e foram ressaltadas características de design gráfico e planejamento como fundamentais para o entendimento de DI. Também foram apontadas as diferentes atuações de designers gráficos, professores e tutores como agentes promotores de DI em AVA.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20T13:20:52Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9891
TID:202304051
url http://hdl.handle.net/10437/9891
identifier_str_mv TID:202304051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131241057878016