Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, João Paulo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cardoso, Teresa Margarida Loureiro, Soares, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/28447
Resumo: Este texto apresenta o artefacto "Emotions to Scenes" como proposta em média-arte digital para aplicação em contexto escolar. O objetivo é refletir sobre o problema ou conflito dasinterpretações feitas sobreimagens recebidas e associadasàsemoções, testandoo posicionamento emocionaldos utilizadores em relação a outros que usufruíram damesmaexperiência.Permite, pois,verificar se a interpretação de cada umconverge ou diverge da dos outros.Numa época tão mediática como a atual, na qual constantemente se recebem imagens em movimento com mensagens provocadoras da sensibilidade emocional dos recetores, o artefacto ofereceuma experiência em torno de tais estímulos visuais.Para tal, e depois de apresentar o enquadramento teórico, descrevemos o design do Artefacto, a sua conceção criativa emmédia-arte digital, o processo de instalação artística e o contexto de exposição e contacto com o público. Por último, enunciamos a proposta de aplicação àspráticas promovidas no âmbito do Plano Nacional de Cinema(PNC).Consideramos, por isso, que o"Emotions to Scenes", tendo a génese no ambienteda média-arte digital,também pode ser um artefacto educacional, enquantorecurso didáticopromotor dereflexões no quadro das literacias para os media, no contexto dasatuais práticas e estilos de vida online. (This text presents "Emotions to Scenes" as a digital media-art artefact for application in a school context. The goal is to reflect on the conflict of interpretations based on the images received and associated with emotions, testing the user’s emotional positioning vis-à-vis those who share the same experience. Thus, it allows verification on whether each user’s interpretation converges or diverges from that of other users. In an age as mediatic as the present, with moving images constantly received, and messages that incite the emotional sensitivity of the receptors, the artefact offers an experience on such visual stimuli. To this purpose, and after presenting the theoretical framework, we describe the design of the artefact, its creative design in digital media-art, the artistic installation process, the context of exhibition, including the contact with the public. Finally, we propose its application to the practices promoted within the scope of the Portuguese National Film Plan (PNC). We therefore consider that "Emotions to Scenes", although having its genesis in the digital media-art environment, can also be an educational artefact, namely as a didactic resource contributing to promote reflections in the context of media literacies in the light of current online practices and lifestyles.)
id RCAP_c1c5d2e4e9138931247bd0191efa08cd
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/28447
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digitalEste texto apresenta o artefacto "Emotions to Scenes" como proposta em média-arte digital para aplicação em contexto escolar. O objetivo é refletir sobre o problema ou conflito dasinterpretações feitas sobreimagens recebidas e associadasàsemoções, testandoo posicionamento emocionaldos utilizadores em relação a outros que usufruíram damesmaexperiência.Permite, pois,verificar se a interpretação de cada umconverge ou diverge da dos outros.Numa época tão mediática como a atual, na qual constantemente se recebem imagens em movimento com mensagens provocadoras da sensibilidade emocional dos recetores, o artefacto ofereceuma experiência em torno de tais estímulos visuais.Para tal, e depois de apresentar o enquadramento teórico, descrevemos o design do Artefacto, a sua conceção criativa emmédia-arte digital, o processo de instalação artística e o contexto de exposição e contacto com o público. Por último, enunciamos a proposta de aplicação àspráticas promovidas no âmbito do Plano Nacional de Cinema(PNC).Consideramos, por isso, que o"Emotions to Scenes", tendo a génese no ambienteda média-arte digital,também pode ser um artefacto educacional, enquantorecurso didáticopromotor dereflexões no quadro das literacias para os media, no contexto dasatuais práticas e estilos de vida online. (This text presents "Emotions to Scenes" as a digital media-art artefact for application in a school context. The goal is to reflect on the conflict of interpretations based on the images received and associated with emotions, testing the user’s emotional positioning vis-à-vis those who share the same experience. Thus, it allows verification on whether each user’s interpretation converges or diverges from that of other users. In an age as mediatic as the present, with moving images constantly received, and messages that incite the emotional sensitivity of the receptors, the artefact offers an experience on such visual stimuli. To this purpose, and after presenting the theoretical framework, we describe the design of the artefact, its creative design in digital media-art, the artistic installation process, the context of exhibition, including the contact with the public. Finally, we propose its application to the practices promoted within the scope of the Portuguese National Film Plan (PNC). We therefore consider that "Emotions to Scenes", although having its genesis in the digital media-art environment, can also be an educational artefact, namely as a didactic resource contributing to promote reflections in the context of media literacies in the light of current online practices and lifestyles.)DigiMedia | University of Aveiro2022-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/28447oai:proa.ua.pt:article/28447Journal of Digital Media & Interaction; Vol 5 No 12 (2022): Emotion and Cognition in Engagement; 95-110Journal of Digital Media & Interaction; vol. 5 n.º 12 (2022): Emotion and Cognition in Engagement; 95-1102184-3120reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/28447https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/28447/20839Copyright (c) 2022 João Paulo Pinto, Teresa Margarida Loureiro Cardoso, Ana Isabel Soareshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, João PauloCardoso, Teresa Margarida LoureiroSoares, Ana Isabel2022-09-08T22:15:41Zoai:proa.ua.pt:article/28447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:27:11.948242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital
title Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital
spellingShingle Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital
Pinto, João Paulo
title_short Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital
title_full Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital
title_fullStr Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital
title_full_unstemmed Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital
title_sort Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital
author Pinto, João Paulo
author_facet Pinto, João Paulo
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Soares, Ana Isabel
author_role author
author2 Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Soares, Ana Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, João Paulo
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Soares, Ana Isabel
description Este texto apresenta o artefacto "Emotions to Scenes" como proposta em média-arte digital para aplicação em contexto escolar. O objetivo é refletir sobre o problema ou conflito dasinterpretações feitas sobreimagens recebidas e associadasàsemoções, testandoo posicionamento emocionaldos utilizadores em relação a outros que usufruíram damesmaexperiência.Permite, pois,verificar se a interpretação de cada umconverge ou diverge da dos outros.Numa época tão mediática como a atual, na qual constantemente se recebem imagens em movimento com mensagens provocadoras da sensibilidade emocional dos recetores, o artefacto ofereceuma experiência em torno de tais estímulos visuais.Para tal, e depois de apresentar o enquadramento teórico, descrevemos o design do Artefacto, a sua conceção criativa emmédia-arte digital, o processo de instalação artística e o contexto de exposição e contacto com o público. Por último, enunciamos a proposta de aplicação àspráticas promovidas no âmbito do Plano Nacional de Cinema(PNC).Consideramos, por isso, que o"Emotions to Scenes", tendo a génese no ambienteda média-arte digital,também pode ser um artefacto educacional, enquantorecurso didáticopromotor dereflexões no quadro das literacias para os media, no contexto dasatuais práticas e estilos de vida online. (This text presents "Emotions to Scenes" as a digital media-art artefact for application in a school context. The goal is to reflect on the conflict of interpretations based on the images received and associated with emotions, testing the user’s emotional positioning vis-à-vis those who share the same experience. Thus, it allows verification on whether each user’s interpretation converges or diverges from that of other users. In an age as mediatic as the present, with moving images constantly received, and messages that incite the emotional sensitivity of the receptors, the artefact offers an experience on such visual stimuli. To this purpose, and after presenting the theoretical framework, we describe the design of the artefact, its creative design in digital media-art, the artistic installation process, the context of exhibition, including the contact with the public. Finally, we propose its application to the practices promoted within the scope of the Portuguese National Film Plan (PNC). We therefore consider that "Emotions to Scenes", although having its genesis in the digital media-art environment, can also be an educational artefact, namely as a didactic resource contributing to promote reflections in the context of media literacies in the light of current online practices and lifestyles.)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/28447
oai:proa.ua.pt:article/28447
url https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/28447
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/28447
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/28447
https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/28447/20839
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 João Paulo Pinto, Teresa Margarida Loureiro Cardoso, Ana Isabel Soares
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 João Paulo Pinto, Teresa Margarida Loureiro Cardoso, Ana Isabel Soares
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DigiMedia | University of Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DigiMedia | University of Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Digital Media & Interaction; Vol 5 No 12 (2022): Emotion and Cognition in Engagement; 95-110
Journal of Digital Media & Interaction; vol. 5 n.º 12 (2022): Emotion and Cognition in Engagement; 95-110
2184-3120
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130137171591168