Literacia académica: da escola básica ao ensino superior - uma visão integradora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, José António Brandão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/28363
Resumo: O presente texto aborda a questão da literacia académica, perspetivando-a ao longo de todo o percurso que o aluno realiza desde a sua entrada na escola até à frequência do ensino superior.Apresenta-se o contexto académico como um contexto específico de uso da linguagem, destacando-se o papel da leitura e da escrita nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. Procede-se a depois uma comparação entre as práticas predominantes no ensino não superior e as que se espera que o aluno seja capaz de desenvolver quando entra no ensino superior, apresentando-se a discrepância entre elas como um dos fatores das dificuldades com que os alunos se confrontam quando acedem ao ensino superior. Na parte final, analisamos diferentes formas de abordagem da literacia académica, defendendo, as que, independentemente do nível de escolaridade em que o aluno se situa, pressupõem uma articulação entre a dimensão da construção do conhecimento de uma determinada área de saber com o domínio das formas e dos usos da linguagem específica que o configuram e veiculam.
id RCAP_c1cca67ce45ddb2667f02bbf716e199a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28363
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia académica: da escola básica ao ensino superior - uma visão integradoraAcademic literacy: from basic school to higher education - an integrated viewLiteracia académicaConstrução de conhecimentoEnsino superior e ensino não superiorAcademic literacyKnowledge constructionHigher education and non-higher educationO presente texto aborda a questão da literacia académica, perspetivando-a ao longo de todo o percurso que o aluno realiza desde a sua entrada na escola até à frequência do ensino superior.Apresenta-se o contexto académico como um contexto específico de uso da linguagem, destacando-se o papel da leitura e da escrita nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. Procede-se a depois uma comparação entre as práticas predominantes no ensino não superior e as que se espera que o aluno seja capaz de desenvolver quando entra no ensino superior, apresentando-se a discrepância entre elas como um dos fatores das dificuldades com que os alunos se confrontam quando acedem ao ensino superior. Na parte final, analisamos diferentes formas de abordagem da literacia académica, defendendo, as que, independentemente do nível de escolaridade em que o aluno se situa, pressupõem uma articulação entre a dimensão da construção do conhecimento de uma determinada área de saber com o domínio das formas e dos usos da linguagem específica que o configuram e veiculam.This paper is about academic literacy, seen as something that is not confined to college and university but as something that involves students throughout all the levels they attend, from primary school to higher education. The academic context is presented as a specific context of language use, in which reading and writing practices are deeply involved in knowledge construction processes. Afterwards we compare the predominant literacy practices in non-higher education with those practices students are expected to develop whenthey enter to the university and consider the discrepancy between them as one of the reasons for the students’ difficulties at this higher level. In the final part, we analyse different ways to approach academic literacy , defending those which, regardless of the level of education in which the student is located, relate knowledge construction in the content areas with the specific uses of language involved is such process.Universidade Federal de UberlândiaUniversidade do MinhoCarvalho, José António Brandão20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/28363por0102-3527info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:28.757347Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia académica: da escola básica ao ensino superior - uma visão integradora
Academic literacy: from basic school to higher education - an integrated view
title Literacia académica: da escola básica ao ensino superior - uma visão integradora
spellingShingle Literacia académica: da escola básica ao ensino superior - uma visão integradora
Carvalho, José António Brandão
Literacia académica
Construção de conhecimento
Ensino superior e ensino não superior
Academic literacy
Knowledge construction
Higher education and non-higher education
title_short Literacia académica: da escola básica ao ensino superior - uma visão integradora
title_full Literacia académica: da escola básica ao ensino superior - uma visão integradora
title_fullStr Literacia académica: da escola básica ao ensino superior - uma visão integradora
title_full_unstemmed Literacia académica: da escola básica ao ensino superior - uma visão integradora
title_sort Literacia académica: da escola básica ao ensino superior - uma visão integradora
author Carvalho, José António Brandão
author_facet Carvalho, José António Brandão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, José António Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia académica
Construção de conhecimento
Ensino superior e ensino não superior
Academic literacy
Knowledge construction
Higher education and non-higher education
topic Literacia académica
Construção de conhecimento
Ensino superior e ensino não superior
Academic literacy
Knowledge construction
Higher education and non-higher education
description O presente texto aborda a questão da literacia académica, perspetivando-a ao longo de todo o percurso que o aluno realiza desde a sua entrada na escola até à frequência do ensino superior.Apresenta-se o contexto académico como um contexto específico de uso da linguagem, destacando-se o papel da leitura e da escrita nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. Procede-se a depois uma comparação entre as práticas predominantes no ensino não superior e as que se espera que o aluno seja capaz de desenvolver quando entra no ensino superior, apresentando-se a discrepância entre elas como um dos fatores das dificuldades com que os alunos se confrontam quando acedem ao ensino superior. Na parte final, analisamos diferentes formas de abordagem da literacia académica, defendendo, as que, independentemente do nível de escolaridade em que o aluno se situa, pressupõem uma articulação entre a dimensão da construção do conhecimento de uma determinada área de saber com o domínio das formas e dos usos da linguagem específica que o configuram e veiculam.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/28363
url https://hdl.handle.net/1822/28363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0102-3527
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132374758326272