Processo de supervisão: perceções de professores cooperantes do 2.º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14990 |
Resumo: | Em Portugal, a formação inicial dos educadores de infância e professores do ensino básico, inclui a componente de Iniciação à Prática Profissional, quer na Licenciatura em Educação Básica, quer nos mestrados profissionalizantes, em que os alunos desenvolvem a Prática de Ensino Supervisionada. Neste texto apresentamos os resultados de um estudo de natureza interpretativa, realizado com educadores e professores cooperantes da Escola Superior de Educação de Bragança, que teve como principal objetivo compreender as suas perceções/vivências acerca do processo de supervisão, com o objetivo de recolher informações que nos ajudassem a refletir sobre o processo de supervisão/formação desenvolvido na nossa instituição. |
id |
RCAP_c1d0cb1e3ec24f9c847ac0c1fc2d3441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14990 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processo de supervisão: perceções de professores cooperantes do 2.º ciclo do Ensino BásicoFormação de professoresIniciação à prática profissionalSupervisãoEm Portugal, a formação inicial dos educadores de infância e professores do ensino básico, inclui a componente de Iniciação à Prática Profissional, quer na Licenciatura em Educação Básica, quer nos mestrados profissionalizantes, em que os alunos desenvolvem a Prática de Ensino Supervisionada. Neste texto apresentamos os resultados de um estudo de natureza interpretativa, realizado com educadores e professores cooperantes da Escola Superior de Educação de Bragança, que teve como principal objetivo compreender as suas perceções/vivências acerca do processo de supervisão, com o objetivo de recolher informações que nos ajudassem a refletir sobre o processo de supervisão/formação desenvolvido na nossa instituição.Universidade da CoruñaBiblioteca Digital do IPBGonçalves, AdorindaGuerreiro, Carla Alexandra do Espírito SantoMartins, Cristina2018-01-22T10:01:25Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14990porGonçalves, Adorinda; Guerreiro, Carla Alexandra do Espirito Santo; Martins, Cristina (2015). Processo de supervisão: perceções de professores cooperantes do 2.º ciclo do Ensino Básico. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 170-1742386-741810.17979/reipe.2015.0.06.445info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:35:27Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:48.529334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de supervisão: perceções de professores cooperantes do 2.º ciclo do Ensino Básico |
title |
Processo de supervisão: perceções de professores cooperantes do 2.º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Processo de supervisão: perceções de professores cooperantes do 2.º ciclo do Ensino Básico Gonçalves, Adorinda Formação de professores Iniciação à prática profissional Supervisão |
title_short |
Processo de supervisão: perceções de professores cooperantes do 2.º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Processo de supervisão: perceções de professores cooperantes do 2.º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Processo de supervisão: perceções de professores cooperantes do 2.º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Processo de supervisão: perceções de professores cooperantes do 2.º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Processo de supervisão: perceções de professores cooperantes do 2.º ciclo do Ensino Básico |
author |
Gonçalves, Adorinda |
author_facet |
Gonçalves, Adorinda Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo Martins, Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo Martins, Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Adorinda Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo Martins, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Iniciação à prática profissional Supervisão |
topic |
Formação de professores Iniciação à prática profissional Supervisão |
description |
Em Portugal, a formação inicial dos educadores de infância e professores do ensino básico, inclui a componente de Iniciação à Prática Profissional, quer na Licenciatura em Educação Básica, quer nos mestrados profissionalizantes, em que os alunos desenvolvem a Prática de Ensino Supervisionada. Neste texto apresentamos os resultados de um estudo de natureza interpretativa, realizado com educadores e professores cooperantes da Escola Superior de Educação de Bragança, que teve como principal objetivo compreender as suas perceções/vivências acerca do processo de supervisão, com o objetivo de recolher informações que nos ajudassem a refletir sobre o processo de supervisão/formação desenvolvido na nossa instituição. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2018-01-22T10:01:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14990 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Adorinda; Guerreiro, Carla Alexandra do Espirito Santo; Martins, Cristina (2015). Processo de supervisão: perceções de professores cooperantes do 2.º ciclo do Ensino Básico. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 170-174 2386-7418 10.17979/reipe.2015.0.06.445 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135296617447424 |