O consumo de cinema europeu na era da pirataria online e o caso de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Miguel Afonso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9890
Resumo: Por ser uma das indústrias culturais mais lucrativas em todo o mundo e envolver grandes investimentos públicos e privados, a indústria cinematográfica possui relevância especial face a outros sectores culturais. Ao mesmo tempo, a nível da União Europeia o contributo do cinema para o reforço de uma identidade comum dos próprios cidadãos europeus é sobejamente reconhecido. Contudo, verifica-se no circuito comercial tradicional de distribuição cinematográfica (salas de cinema, televisão e vídeo) que a um apetite insaciável do público europeu por produções norteamericanas corresponde uma crescente marginalização dos filmes de origem europeia. Este artigo utiliza o cinema europeu como estudo de caso com vista a analisar o modo como com a comunicação em rede característica das sociedades de informação do início do século XXI, o utilizador assume o papel de distribuidor de obras culturais, resultando daqui uma oferta mais alargada e diversificada de conteúdos – nomeadamente nas redes Peer-to-Peer (P2P) e nos sites de partilha de ficheiros da Internet. Os resultados de um inquérito online realizado junto de utilizadores de Internet portugueses indiciam, no entanto, que o aumento da disponibilidade do cinema europeu aliado à gratuitidade do acesso aos filmes não se traduz numa maior frequência do consumo de produções europeias.
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