Comportamentos de cidadania organizacional: O papel da confiança na chefia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/586 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Comportamento Organizacional |
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Comportamentos de cidadania organizacional: O papel da confiança na chefiaComportamento organizacionalCidadaniaOrganizaçõesInstrumentosLiderançaMotivaçõesDesenvolvimento organizacionalCultura organizacionalOrganizacional behaviorCitizenshipOrganizationInstrumentsLeadershipMotivationOrganizational developmentOrganizational cultureDissertação de Mestrado em Comportamento OrganizacionalO conceito de Comportamentos de Cidadania Organizacional (CCO), tem vindo a suscitar um interesse crescente no âmbito das ciências organizacionais, não só porque são comportamentos que vão para além do formalmente requerido, mas também porque, no agregado, contribuem positivamente para a eficácia organizacional. Muito embora "a vontade de cooperar" e a "necessidade de ir para além do formalmente requerido" sejam aspectos inicialmente referidos por Barnard (1938/1968) e Katz (1964) respectivamente, só no final da década de 80 do século XX, Organ apresenta uma primeira definição de Comportamentos de Cidadania Organizacional. Apesar de se tratar de um conceito relativamente "jovem", o interesse por ele suscitado tem motivado inúmeros trabalhos quer teóricos, quer empíricos - razão pela qual esta dissertação inclui também uma síntese dos aspectos considerados mais relevantes, nomeadamente no que diz respeito à identificação dos diferentes tipos de CCO caracterizados na literatura, bem como o seu enquadramento no âmbito do Desempenho Contextuai, através da reconceptualização dos CCO, realizada por Organ (1997). Em paralelo à evolução conceptual, o interesse da investigação tem recaído na compreensão dos seus antecedentes, dos quais esta dissertação destaca a confiança, mais precisamente o papel que a Confiança na Chefia assume na promoção dos CCO. Para a operacionalização da variável Confiança na Chefia recorreu-se ao Inventário das Condições de Confiança (Butler, 1991), cuja a aplicação implicou a tradução e adaptação para língua Portuguesa desse instrumento, bem como a realização de um estudo piloto, que faz parte integrante desta dissertação. Para a variável Comportamentos de Cidadania Organizacional foi adaptado o Questionário sobre Comportamentos de Cidadania Organizacional (Rego, 2000b). O estudo envolveu uma amostra de 414 participantes, provenientes de 3 sectores de actividade: Indústria; Comércio e Serviços, de diferentes organizações a operar em Portugal continental. Com base nos resultados obtidos e através de uma análise factorial exploratória, resultaram um conjunto de factores que se constituíram em "novas" variáveis. Estes resultados foram sujeitos a estados de correlação e regressões múltiplas, com o objectivo de compreender que tipo de relação se estabelecia entre as variáveis de confiança na chefia e os comportamentos de cidadania organizacional, e qual o papel da confiança na chefia na promoção dos CCO. Através da análise dos resultados obtidos é possível identificar correlações positivas e estatisticamente significativas entre a confiança e os CCO, bem como, através do estudo das regressões múltiplas, observar que das sete dimensões de Confiança identificadas, apenas a confiança geral, a fiabilidade e o cumprimento de promessas se assumem como preditores dos comportamentos de cidadania organizacional. Os resultados obtidos permitem validar as hipóteses formuladas, uma vez que se verifica uma relação positiva entre a confiança na chefia e os comportamentos de cidadania organizacional e por lado são identificados comportamentos de confiança com maior impacto na promoção dos CCO. A base de toda esta relação de reciprocidade, assenta fundamentalmente na necessidade de corresponder de forma positiva aos comportamentos promotores da Confiança na chefia, através da manifestação de comportamentos compensatórios, no caso. comportamentos de cidadania organizacional.Instituto Superior de Psicologia AplicadaCunha, Miguel Pina eRepositório do ISPAHenriques, Alexandre José de Jesus Carlos2011-06-29T20:10:16Z2003-01-01T00:00:00Z2003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/586porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:43Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:42.391025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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