A forma, a arte e o design em contexto educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, A.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6199
Resumo: A partir de uma proposta em contexto educativo, este texto visa refletir sobre o potencial da função social do design na contemporaneidade e as possíveis formas de educar os futuros designers no sentido da responsabilidade ética e da empatia com o outro. Assim, procuramos mapear as metodologias de design na área do design social, tendo como ponto de partida uma proposta de projeto de intervenção social para os sem-abrigo, lançada no âmbito da Unidade Curricular de Design da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Pretende-se, deste modo, questionar a associação exclusiva do design e dos seus processos aos modelos de mercado e aos produtos materiais e abrir o debate sobre os possíveis desígnios do design.
id RCAP_c1ebe519483cb2b11a2b4fe322c31911
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6199
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A forma, a arte e o design em contexto educativoSocial designArteEducaçãoMetodologias do designArteducationDesign methodologiesA partir de uma proposta em contexto educativo, este texto visa refletir sobre o potencial da função social do design na contemporaneidade e as possíveis formas de educar os futuros designers no sentido da responsabilidade ética e da empatia com o outro. Assim, procuramos mapear as metodologias de design na área do design social, tendo como ponto de partida uma proposta de projeto de intervenção social para os sem-abrigo, lançada no âmbito da Unidade Curricular de Design da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Pretende-se, deste modo, questionar a associação exclusiva do design e dos seus processos aos modelos de mercado e aos produtos materiais e abrir o debate sobre os possíveis desígnios do design.ABSTRACT : We analyze the social potential of contemporary design, and reflect on possible ways to cultivate ethical responsibility and empathy in future social designers. More specifically, will attempt to map out existing methods in the area of social design, starting from a social intervention project proposal focusing on the displaced, brought forward by the Design Curricular Unit of the Visual Arts and Technologies bachelors of the Lisbon Superior School of Education. Our aim is to question the exclusive association made between design, its methods, and market models and the final physical products these depend on. We hope this will open up the debate on the purpose of design.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSilva, A.2018-09-26T11:16:35Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6199porSILVA, A. (2015) - A forma, a arte e o design em contexto educativo. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VIII, nº 15.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:52Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:50.422480Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A forma, a arte e o design em contexto educativo
title A forma, a arte e o design em contexto educativo
spellingShingle A forma, a arte e o design em contexto educativo
Silva, A.
Social design
Arte
Educação
Metodologias do design
Art
education
Design methodologies
title_short A forma, a arte e o design em contexto educativo
title_full A forma, a arte e o design em contexto educativo
title_fullStr A forma, a arte e o design em contexto educativo
title_full_unstemmed A forma, a arte e o design em contexto educativo
title_sort A forma, a arte e o design em contexto educativo
author Silva, A.
author_facet Silva, A.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, A.
dc.subject.por.fl_str_mv Social design
Arte
Educação
Metodologias do design
Art
education
Design methodologies
topic Social design
Arte
Educação
Metodologias do design
Art
education
Design methodologies
description A partir de uma proposta em contexto educativo, este texto visa refletir sobre o potencial da função social do design na contemporaneidade e as possíveis formas de educar os futuros designers no sentido da responsabilidade ética e da empatia com o outro. Assim, procuramos mapear as metodologias de design na área do design social, tendo como ponto de partida uma proposta de projeto de intervenção social para os sem-abrigo, lançada no âmbito da Unidade Curricular de Design da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Pretende-se, deste modo, questionar a associação exclusiva do design e dos seus processos aos modelos de mercado e aos produtos materiais e abrir o debate sobre os possíveis desígnios do design.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2018-09-26T11:16:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6199
url http://hdl.handle.net/10400.11/6199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, A. (2015) - A forma, a arte e o design em contexto educativo. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VIII, nº 15.
1646 - 9054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130829417349120