Instagram : a fotografia como novo idioma cibernauta aplicado ao marketing visual e social do século XXI em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6240 |
Resumo: | A introdução de material em rede é determinante para uma futura partilha de saber e informação, pois cada vez mais as redes representam um espaço ideal para se compartilhar conhecimento e novas experiências. Para esse efeito existe simultaneamente o Marketing, diretamente inserido no nosso quotidiano, procura diariamente criar nos indivíduos novas necessidades e despertar desejos nunca antes sentidos. Um dos melhores espaços onde o Marketing se inseriu foram sem dúvida as redes sociais – um espaço virtual onde a difusão da informação se faz instantaneamente entre os seus utilizadores. O Instagram representa uma dessas redes sociais, especializada em fotografia; um software dinâmico que permite capturar, editar e publicar fotografias e vídeos em espaços pessoais. O crescimento desta plataforma tem sido exponencial e à escala mundial. A presente tese objetiva analisar a evolução do conceito “imagem” e “fotografia” ao longo dos tempos e o modo como estes se adaptaram à sociedade moderna através do aplicativo móvel Instagram em Portugal. Este estudo realizado através questionários, focus group e investigação literária, procura relacionar a intemporalidade da importância da imagem e fotografia para o Ser Humano e compreender o modo como o Instagram consegue conjugar essa importância com a sustentação e desenvolvimento do mais recente tipo de Marketing: o Marketing Visual e Social. Uma comparação entre o passado e o presente moderno, que procura observar a importância da imagem para a sociedade, sociedade essa, onde fotografar deixou de ser um luxo e passou a ser um acto banal e facilmente realizado graças ao avanço das tecnologias. A grande questão deste projeto envolve a descoberta da razão do sucesso deste software móvel e como ainda hoje em dia uma imagem tem um valor tão íntimo e tão significativo, valendo ainda “mais do que mil palavras”. Encontramos assim uma das consequências da evolução da imagem: a criação de um tipo de Marketing que se reflete no visual. |
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Instagram : a fotografia como novo idioma cibernauta aplicado ao marketing visual e social do século XXI em PortugalMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMUNICAÇÃOFOTOGRAFIAFOTOGRAFIA DIGITALIMAGEMIMAGEM DIGITALMARKETINGREDES SOCIAISCOMMUNICATIONPHOTOGRAPHYDIGITAL PHOTOGRAPHYIMAGEDIGITAL IMAGEMARKETINGSOCIAL NETWORKSA introdução de material em rede é determinante para uma futura partilha de saber e informação, pois cada vez mais as redes representam um espaço ideal para se compartilhar conhecimento e novas experiências. Para esse efeito existe simultaneamente o Marketing, diretamente inserido no nosso quotidiano, procura diariamente criar nos indivíduos novas necessidades e despertar desejos nunca antes sentidos. Um dos melhores espaços onde o Marketing se inseriu foram sem dúvida as redes sociais – um espaço virtual onde a difusão da informação se faz instantaneamente entre os seus utilizadores. O Instagram representa uma dessas redes sociais, especializada em fotografia; um software dinâmico que permite capturar, editar e publicar fotografias e vídeos em espaços pessoais. O crescimento desta plataforma tem sido exponencial e à escala mundial. A presente tese objetiva analisar a evolução do conceito “imagem” e “fotografia” ao longo dos tempos e o modo como estes se adaptaram à sociedade moderna através do aplicativo móvel Instagram em Portugal. Este estudo realizado através questionários, focus group e investigação literária, procura relacionar a intemporalidade da importância da imagem e fotografia para o Ser Humano e compreender o modo como o Instagram consegue conjugar essa importância com a sustentação e desenvolvimento do mais recente tipo de Marketing: o Marketing Visual e Social. Uma comparação entre o passado e o presente moderno, que procura observar a importância da imagem para a sociedade, sociedade essa, onde fotografar deixou de ser um luxo e passou a ser um acto banal e facilmente realizado graças ao avanço das tecnologias. A grande questão deste projeto envolve a descoberta da razão do sucesso deste software móvel e como ainda hoje em dia uma imagem tem um valor tão íntimo e tão significativo, valendo ainda “mais do que mil palavras”. Encontramos assim uma das consequências da evolução da imagem: a criação de um tipo de Marketing que se reflete no visual.The introduction of network content is crucial for the future share of knowledge and information, because nowadays, networks represent an ideal place to share knowledge and new experiences in a very easy way. That is why Marketing exists, directly inserted in our daily lives, it searches to cause in all individuals new daily needs and some non-awake desires One of the better places where where Marketing is now inserted are undoubtedly the social networks - a virtual space where information dissemination is done instantly between users. Instagram is one of the most promising photography social networks ; a dynamic software that allows you to capture, edit and publish photographs and videos on personal networks. The growth of this platform has been exponential and at worldwide scale. This thesis aims to analyze the evolution of the concept "image" and "photography" over time and how they have adapted theirselves into modern society through the mobile app Instagram in Portugal. This study was developed through questionnaires, focus groups interviews and literary research, seeking to relate the importance of image and photography for the Human Being and how did Instagram become able to conjugate this kind of importance with the sustentation and development of the most recente type of Marketing: the Visual and Social Marketing. A analogy between the past and the modern present, that seeks to observe the importance of image to society, the society where practicing the art of photography is no more a luxury but instead of that, is now an ordinary act, that can be easily accomplished thanks to advances made in technology. The big question of this project involves the discovery of the reason for the success of this mobile software and the reason why an “image” still has an intimate and significant worth, and nowadays it can still be worth "a thousand words", being able to create Marketing just with and image.2015-04-20T12:44:04Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6240TID:201251825porFalcão, Sara Pereira Condessainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:52Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:33.122119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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