Hábitos de jogar videojogos e validação do Ten-Item Internet Gaming Disorder Test

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Miguel Ângelo Lassal de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68914
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
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spelling Hábitos de jogar videojogos e validação do Ten-Item Internet Gaming Disorder TestGaming habits and validation of the Ten-Item Internet Gaming Disorder TestInvariância da medidaMotivosTen-Item Internet Gaming Disorder Test (IGDT-10)ValidaçãoMeasurement invarianceMotivesValidationCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA Internet Gaming Disorder (IGD) foi adicionada em 2013 à Secção de Modelos e Medidas Emergentes do DSM-5, sob a necessidade de se investigar esta perturbação antes do seu reconhecimento oficial. A literatura sugere que determinados motivos para jogar videojogos predizem a IGD e, ainda, que certos traços da personalidade estão associados à mesma, nomeadamente, a agressividade e os traços psicopáticos. O Ten-Item Internet Gaming Disorder Test (IGDT-10) é um teste de dez itens baseado nos nove critérios que o DSM-5 propõem para a avaliação da IGD. O presente estudo tem como objetivos caraterizar os hábitos de jogar videojogos da amostra e traduzir e validar a IGDT-10 para a população portuguesa. A amostra é constituída por 338 estudantes universitários com idade média de 22 anos (DP=3.35, amplitude= 18-42). Os resultados corroboraram a literatura no que se refere aos hábitos de jogar videojogos, i.e., os participantes do sexo masculino iniciam-se mais cedo a jogar, gastam mais tempo a jogar e preferem videojogos de teor mais violentos. O IGDT-10 revelou-se um instrumento com boas qualidades psicométricas, nomeadamente em termos de validade, fiabilidade e invariância da medida entre os sexos.Internet Gaming Disorder (IGD) was added to the Emerging Measures and Models Section of DSM-5 in 2013, under the necessity to investigate it further before its official recognition. The literature suggests that certain motives for playing video games predict IGD, as well as certain personality traits are associated with IGD, namely aggressiveness and psychopathic traits. The Ten-Item Internet Gaming Disorder Test (IGDT-10) is a ten-item test based on the nine criteria proposed by the DSM-5 to assess IGD. The present study aims to characterize the sample’s video game habits and translate and validate IGDT-10 for the Portuguese population. The sample consists of 338 university students with an average age of 22 years (SD=3.35, range= 18-42). The results are in line with the literature regarding the habits of playing video games, since males report early ages initiating gaming, spend more time playing games and prefer more violent video games. In turn, IGDT-10 proved to be an instrument with good psychometric properties. Finally, the IGDT-10 showed good psychometric properties in terms of validity, reliability and measurement invariance cross sexes.Pechorro, Pedro Fernandes SantosGonçalves, Rui AbrunhosaUniversidade do MinhoResende, Miguel Ângelo Lassal de20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68914por202529177info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:22.399854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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