As reações das escolas ao relatório (Os contraditórios)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Isabel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17503
Resumo: Este estudo centrou-se na análise de contraditórios retirados de uma amostra representativa de 40% das escolas avaliadas simultaneamente, nos dois ciclos de avaliação – 1.º ciclo (2006-2011) e 2.º ciclo (2011-2012), nas quatro áreas territoriais da Inspeção Geral de Educação e Ciência (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve).Os principais resultados revelam que, em geral, são as escolas/agrupamentos com classificações mais baixas que exercem mais o direito ao contraditório. Os relatórios produzem impactos e efeitos maioritariamente positivos, sendo globalmente assumidos como um instrumento formativo, potenciador de autorregulação escolar e de aprendizagem e melhoria contínuas. Do 1.º para o 2.º ciclo, o número de contraditórios com referências ao impacto e efeitos do relatório na escola aumentou de forma expressiva, não se registando diferenças relevantes entre escolas/agrupamentos com classificações mais baixas e mais elevadas.
id RCAP_c1ff225ec99702aed0deabbaf29fd201
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17503
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As reações das escolas ao relatório (Os contraditórios)Este estudo centrou-se na análise de contraditórios retirados de uma amostra representativa de 40% das escolas avaliadas simultaneamente, nos dois ciclos de avaliação – 1.º ciclo (2006-2011) e 2.º ciclo (2011-2012), nas quatro áreas territoriais da Inspeção Geral de Educação e Ciência (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve).Os principais resultados revelam que, em geral, são as escolas/agrupamentos com classificações mais baixas que exercem mais o direito ao contraditório. Os relatórios produzem impactos e efeitos maioritariamente positivos, sendo globalmente assumidos como um instrumento formativo, potenciador de autorregulação escolar e de aprendizagem e melhoria contínuas. Do 1.º para o 2.º ciclo, o número de contraditórios com referências ao impacto e efeitos do relatório na escola aumentou de forma expressiva, não se registando diferenças relevantes entre escolas/agrupamentos com classificações mais baixas e mais elevadas.2016-02-22T15:56:46Z2016-02-222015-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/17503http://hdl.handle.net/10174/17503porFialho, I (13 março 2015). As reações das escolas ao relatório (Os contraditórios). Comunicação oral por convite, apresentada no Seminário Avaliação Externa das Escolas – Conselho Nacional de Educação. Auditório do Conservatório de Música de Coimbra. CoimbranaosimnaoDPEifialho@uevora.pt229Fialho, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:04:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:32.384449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As reações das escolas ao relatório (Os contraditórios)
title As reações das escolas ao relatório (Os contraditórios)
spellingShingle As reações das escolas ao relatório (Os contraditórios)
Fialho, Isabel
title_short As reações das escolas ao relatório (Os contraditórios)
title_full As reações das escolas ao relatório (Os contraditórios)
title_fullStr As reações das escolas ao relatório (Os contraditórios)
title_full_unstemmed As reações das escolas ao relatório (Os contraditórios)
title_sort As reações das escolas ao relatório (Os contraditórios)
author Fialho, Isabel
author_facet Fialho, Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Isabel
description Este estudo centrou-se na análise de contraditórios retirados de uma amostra representativa de 40% das escolas avaliadas simultaneamente, nos dois ciclos de avaliação – 1.º ciclo (2006-2011) e 2.º ciclo (2011-2012), nas quatro áreas territoriais da Inspeção Geral de Educação e Ciência (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve).Os principais resultados revelam que, em geral, são as escolas/agrupamentos com classificações mais baixas que exercem mais o direito ao contraditório. Os relatórios produzem impactos e efeitos maioritariamente positivos, sendo globalmente assumidos como um instrumento formativo, potenciador de autorregulação escolar e de aprendizagem e melhoria contínuas. Do 1.º para o 2.º ciclo, o número de contraditórios com referências ao impacto e efeitos do relatório na escola aumentou de forma expressiva, não se registando diferenças relevantes entre escolas/agrupamentos com classificações mais baixas e mais elevadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01T00:00:00Z
2016-02-22T15:56:46Z
2016-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17503
http://hdl.handle.net/10174/17503
url http://hdl.handle.net/10174/17503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fialho, I (13 março 2015). As reações das escolas ao relatório (Os contraditórios). Comunicação oral por convite, apresentada no Seminário Avaliação Externa das Escolas – Conselho Nacional de Educação. Auditório do Conservatório de Música de Coimbra. Coimbra
nao
sim
nao
DPE
ifialho@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136578139848704