O Papel da Religião na Regulação Emocional e na Saúde mental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/9458 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Tânia Brandão, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica. |
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O Papel da Religião na Regulação Emocional e na Saúde mentalRegulação EmocionalSupressãoReavaliação CognitivaInvalidação emocional PercebidaReligiãoEmotional RegulationSuppressionCognitive ReappraisalPerceived Emotional InvalidationReligionDissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Tânia Brandão, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.Existe uma vasta literatura que explora a relação entre religião e bem-estar emocional, bem como as estratégias usadas para regular as emoções de forma adaptativa. Neste estudo, procura-se aprofundar a associação entre diferentes tipos de religiões, o uso de diferentes estratégias de regulação emocional e a saúde mental de um total de 257 participantes de três grupos religiosos (Cristão/Católicos, Protestantes/Evangélicos, Hindus/Ismaelita/Islâmicos), em comparação com um grupo de controlo de Ateus/não religiosos. Foram utilizadas escalas de autorrelato para avaliar perceções de invalidação emocional, estratégias de regulação emocional (supressão expressiva e reavaliação cognitiva) e saúde mental (depressão, ansiedade e stress). As análises diferenciais e correlacionais sugerem que existem diferenças no uso da reavaliação cognitiva, indicando que os Evangélicos recorrem mais a essa estratégia e reportam melhor saúde mental em comparação com os Ateus/não religiosos, tal como os Cristãos/Católicos apresentam melhor saúde mental que os Hindus/Ismaelitas/Islâmicos. Os dados sugerem também uma associação do recurso à supressão com pior saúde mental apenas para os grupos de Protestantes/Evangélicos e Ateus/não religiosos. Sugerem ainda uma associação entre perceção de invalidação emocional e uso de mais supressão e pior saúde mental em todos os grupos religiosos, exceto no grupo de Hindus/Ismaelitas/Islâmicos. Finalmente, verificou-se uma associação negativa entre a reavaliação cognitiva e a saúde mental apenas no grupo de Ateus/não religiosos. De forma geral, este estudo destaca a importância de compreender como diferentes grupos religiosos e não religiosos aplicam estratégias de regulação emocional, fornecendo pistas importantes para abordagens mais eficazes na promoção da saúde mental em contextos diversos.ABSTRACT: There is a vast literature that explores the relationship between religion and emotional well-being, as well as the strategies used to regulate emotions adaptively. This study seeks to deepen the association between distinct types of religions, the use of different emotion regulation strategies and the mental health of a total of 257 participants from three religious’ groups (Christian/Catholic, Protestant/Evangelical, Hindu/Ismaili/Islamic) and a control group of Atheists/non-religious. Self-report scales were used to assess perceptions of emotional invalidation, emotion regulation strategies (expressive suppression and cognitive reappraisal) and mental health (depression, anxiety, and stress). Differential and correlational analyses suggest that there are differences in the use of cognitive reappraisal, indicating that evangelicals use this strategy more and report better mental health compared to atheists/non-religious, just as Christians/Catholics have better mental health than Hindus/Ismailis/Muslims. The data also suggest an association of the use of suppression with poorer mental health only for the Protestant/Evangelical and Atheist/non-religious groups. The results also suggest an association between perceived emotional invalidation and use of more suppression and poorer mental health in all religious groups except the Hindu/Ismaili/Islamic group. Finally, there was a negative association between cognitive reappraisal and mental health only in the atheist/non religious group. Overall, this study highlights the importance of understanding how different religious and non-religious groups apply emotion regulation strategies, providing important clues for more effective approaches to mental health promotion in diverse contexts.Brandão, Tânia Raquel PaisRepositório do ISPAChandulal, Hemali Madhukar2024-01-10T18:43:52Z2023-11-242024-01-102023-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9458TID:203440803porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:16:39Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:40:34.210058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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