O uso do smartphone na promoção da autonomia e do lazer de jovens com perturbação do desenvolvimento intelectual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11083 |
Resumo: | Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Especial |
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O uso do smartphone na promoção da autonomia e do lazer de jovens com perturbação do desenvolvimento intelectualPerturbação do desenvolvimento intelectualAutonomia pessoal e socialLazerSmartphoneIntellectual and developmental disabilityPersonal and social autonomyLeisureProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação EspecialOs jovens com perturbação do desenvolvimento intelectual (PDI) apresentam dificuldades, entre outras áreas, no funcionamento adaptativo prático (dificuldades na sua vida independente como a higiene pessoal, vida doméstica, gerir dinheiro, deslocar-se sozinho, usufruir de momentos de lazer ou executar tarefas laborais). Este estudo tem como problema de investigação saber como promover a autonomia pessoal, a autonomia social e o lazer em jovens em processo de transição para a vida adulta. Como hipótese, estabelecemos que o uso do smartphone, enquanto uma tecnologia universal e quotidiana, pode impulsionar o desenvolvimento do funcionamento adaptativo prático e reduzir a monitorização do adulto em jovens com PDI. Este estudo é uma investigação-ação que recorre a técnicas do método qualitativo e quantitativo (análise documental, grelhas de observação, escala de intensidade de apoios para crianças (EIA-C), notas de campo, entrevistas focus group). Quatro jovens com PDI foram os alunos que participaram neste projeto de intervenção. O projeto teve quatro fases: conceção, com a aplicação da EIA-C para saber em que competências práticas o aluno necessita de maior apoio e para avaliar as suas habilidades básicas no uso do smartphone; planificação, envolvendo a escolha de aplicações de smartphone para diferentes atividades e a planificação de sessões de uso de smartphone em atividades de autonomia (deslocações, ida às compras, realização de uma tarefa doméstica); implementação do projeto, decorreu durante quarenta e oito sessões nas quais se usou o smartphone e se procedeu à análise e avaliação contínua dos dados; por último, a avaliação final do projeto de intervenção implicou a recolha da opinião dos participantes (focus group). Os resultados obtidos permitem concluir que os jovens com PDI que participaram conseguiram progressiva e finalmente realizar de modo autónomo atividades relacionadas com a ida às compras, com a vida doméstica, com a deslocação fazendo uso das funcionalidades do smartphone, revelando assim novas competências ao nível do comportamento adaptativo.ABSTRACT Young people with disturbance of intellectual development (IDD) present difficulties, among other areas, in practical adaptive functioning (difficulties in their independent life such as personal hygiene, domestic life, managing money, moving alone, enjoying moments of leisure or performing work tasks). This study has as a problem of research to know how to promote personal autonomy, social autonomy and leisure in young people in the process of transition to adulthood. As a hypothesis, we establish that the use of the smartphone, as a universal and everyday technology, can drive the development of practical adaptive functioning and reduce adult monitoring in young people with IDD. This study is an action research that uses qualitative and quantitative method techniques (documentary analysis, observation grids, support intensity scale for children (SIS-C), field notes, focus group interviews). Four young people with PDI were the students who participated in this intervention project. The project had four phases: design, with the application of SIS-C to know in which practical skills the student needs greater support and to evaluate his basic skills in the use of the smartphone; planning, involving the choice of smartphone applications for different activities and the planning of smartphone use sessions in autonomy activities (trips, going to purchases, performing a domestic task); implementation of the project, ran during forty-eight sessions in which the smartphone was used and continuous data analysis and evaluation was carried out; finally, the final evaluation of the intervention project implied the collection of participants' opinions (focus group). The results obtained allow us to conclude that young people with PDI who participated managed to progressively and finally perform autonomously activities related to going to purchases, with domestic life, with the displacement making use of the features of the smartphone, thus revealing new skills in terms of adaptive behavior.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaMadureira, IsabelRCIPLLeitão, Teresa Maria Rodrigues2020-02-07T10:29:56Z2019-12-162019-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11083TID:202360431porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:24.509690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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