IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/7859 |
Resumo: | Este estudo teve como objectivo investigar modelos exploratórios sobre os efeitos das atitudes dos alunos face à língua portuguesa e à matemática, idade e sexo nas atitudes face à escola, mais especificamente num modelo multidimensional do contexto educativo alargado. Baseado num estudo com jovens portugueses (N = 671) de escolas regulares, aos quais foram aplicados questionários de atitudes face à escola, face à língua portuguesa e face à matemática. Utilizámos o algoritmo de árvores de regressão para encontrar o modelo das atitudes dos estudantes face à escola. Os resultados revelaram a importância de compreender as atitudes face à escola como sendo maioritariamente afetados pela emotividade dos estudantes (desafeto e gosto) perante a Matemática e a língua portuguesa. |
id |
RCAP_c20eeeaf08e870ca685578ffb32b6168 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/7859 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexointeligência emocionalatitude face à escolaatitude face à língua portuguesaatitude face à matemáticamodelos exploratóriosEste estudo teve como objectivo investigar modelos exploratórios sobre os efeitos das atitudes dos alunos face à língua portuguesa e à matemática, idade e sexo nas atitudes face à escola, mais especificamente num modelo multidimensional do contexto educativo alargado. Baseado num estudo com jovens portugueses (N = 671) de escolas regulares, aos quais foram aplicados questionários de atitudes face à escola, face à língua portuguesa e face à matemática. Utilizámos o algoritmo de árvores de regressão para encontrar o modelo das atitudes dos estudantes face à escola. Os resultados revelaram a importância de compreender as atitudes face à escola como sendo maioritariamente afetados pela emotividade dos estudantes (desafeto e gosto) perante a Matemática e a língua portuguesa.International Journal of Developmental and Educational Psychology2013-01-29T11:09:35Z2013-01-292012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/7859http://hdl.handle.net/10174/7859porCandeias, A. A., Rebelo, N., & Oliveira, M. (2012). IE e atitudes escolares no EB - Modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo. International Journal of Developmental and Educational Psychology/INFAD: Revista de Psicología, 2(1), 175-183. (ISSN: 0214-9877).0214-9877http://www.infad.eu/revista/IE%20E%20ATITUDES%20ESCOLARES%20NO%20EB%20-%20MODELOS%20EXPLORAT%C3%93RIOS%20SOBRE%20O%20EFEITO%20DA%20IDADE%20E%20SEXO.pdfINFAD Revista de PsicologíaNº1-Vol.2aac@uevora,ptnrebelo@uevora.ptmmo@uevora.pt681Candeias, AdelindaRebelo, NicoleOliveira, Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:48:37Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:22.645889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo |
title |
IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo |
spellingShingle |
IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo Candeias, Adelinda inteligência emocional atitude face à escola atitude face à língua portuguesa atitude face à matemática modelos exploratórios |
title_short |
IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo |
title_full |
IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo |
title_fullStr |
IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo |
title_full_unstemmed |
IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo |
title_sort |
IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo |
author |
Candeias, Adelinda |
author_facet |
Candeias, Adelinda Rebelo, Nicole Oliveira, Manuela |
author_role |
author |
author2 |
Rebelo, Nicole Oliveira, Manuela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Candeias, Adelinda Rebelo, Nicole Oliveira, Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inteligência emocional atitude face à escola atitude face à língua portuguesa atitude face à matemática modelos exploratórios |
topic |
inteligência emocional atitude face à escola atitude face à língua portuguesa atitude face à matemática modelos exploratórios |
description |
Este estudo teve como objectivo investigar modelos exploratórios sobre os efeitos das atitudes dos alunos face à língua portuguesa e à matemática, idade e sexo nas atitudes face à escola, mais especificamente num modelo multidimensional do contexto educativo alargado. Baseado num estudo com jovens portugueses (N = 671) de escolas regulares, aos quais foram aplicados questionários de atitudes face à escola, face à língua portuguesa e face à matemática. Utilizámos o algoritmo de árvores de regressão para encontrar o modelo das atitudes dos estudantes face à escola. Os resultados revelaram a importância de compreender as atitudes face à escola como sendo maioritariamente afetados pela emotividade dos estudantes (desafeto e gosto) perante a Matemática e a língua portuguesa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2013-01-29T11:09:35Z 2013-01-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/7859 http://hdl.handle.net/10174/7859 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/7859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Candeias, A. A., Rebelo, N., & Oliveira, M. (2012). IE e atitudes escolares no EB - Modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo. International Journal of Developmental and Educational Psychology/INFAD: Revista de Psicología, 2(1), 175-183. (ISSN: 0214-9877). 0214-9877 http://www.infad.eu/revista/IE%20E%20ATITUDES%20ESCOLARES%20NO%20EB%20-%20MODELOS%20EXPLORAT%C3%93RIOS%20SOBRE%20O%20EFEITO%20DA%20IDADE%20E%20SEXO.pdf INFAD Revista de Psicología Nº1-Vol.2 aac@uevora,pt nrebelo@uevora.pt mmo@uevora.pt 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
International Journal of Developmental and Educational Psychology |
publisher.none.fl_str_mv |
International Journal of Developmental and Educational Psychology |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136507463729152 |