IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candeias, Adelinda
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rebelo, Nicole, Oliveira, Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/7859
Resumo: Este estudo teve como objectivo investigar modelos exploratórios sobre os efeitos das atitudes dos alunos face à língua portuguesa e à matemática, idade e sexo nas atitudes face à escola, mais especificamente num modelo multidimensional do contexto educativo alargado. Baseado num estudo com jovens portugueses (N = 671) de escolas regulares, aos quais foram aplicados questionários de atitudes face à escola, face à língua portuguesa e face à matemática. Utilizámos o algoritmo de árvores de regressão para encontrar o modelo das atitudes dos estudantes face à escola. Os resultados revelaram a importância de compreender as atitudes face à escola como sendo maioritariamente afetados pela emotividade dos estudantes (desafeto e gosto) perante a Matemática e a língua portuguesa.
id RCAP_c20eeeaf08e870ca685578ffb32b6168
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/7859
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexointeligência emocionalatitude face à escolaatitude face à língua portuguesaatitude face à matemáticamodelos exploratóriosEste estudo teve como objectivo investigar modelos exploratórios sobre os efeitos das atitudes dos alunos face à língua portuguesa e à matemática, idade e sexo nas atitudes face à escola, mais especificamente num modelo multidimensional do contexto educativo alargado. Baseado num estudo com jovens portugueses (N = 671) de escolas regulares, aos quais foram aplicados questionários de atitudes face à escola, face à língua portuguesa e face à matemática. Utilizámos o algoritmo de árvores de regressão para encontrar o modelo das atitudes dos estudantes face à escola. Os resultados revelaram a importância de compreender as atitudes face à escola como sendo maioritariamente afetados pela emotividade dos estudantes (desafeto e gosto) perante a Matemática e a língua portuguesa.International Journal of Developmental and Educational Psychology2013-01-29T11:09:35Z2013-01-292012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/7859http://hdl.handle.net/10174/7859porCandeias, A. A., Rebelo, N., & Oliveira, M. (2012). IE e atitudes escolares no EB - Modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo. International Journal of Developmental and Educational Psychology/INFAD: Revista de Psicología, 2(1), 175-183. (ISSN: 0214-9877).0214-9877http://www.infad.eu/revista/IE%20E%20ATITUDES%20ESCOLARES%20NO%20EB%20-%20MODELOS%20EXPLORAT%C3%93RIOS%20SOBRE%20O%20EFEITO%20DA%20IDADE%20E%20SEXO.pdfINFAD Revista de PsicologíaNº1-Vol.2aac@uevora,ptnrebelo@uevora.ptmmo@uevora.pt681Candeias, AdelindaRebelo, NicoleOliveira, Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:48:37Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:22.645889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo
title IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo
spellingShingle IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo
Candeias, Adelinda
inteligência emocional
atitude face à escola
atitude face à língua portuguesa
atitude face à matemática
modelos exploratórios
title_short IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo
title_full IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo
title_fullStr IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo
title_full_unstemmed IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo
title_sort IE e Atitudes escolares no EB - modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo
author Candeias, Adelinda
author_facet Candeias, Adelinda
Rebelo, Nicole
Oliveira, Manuela
author_role author
author2 Rebelo, Nicole
Oliveira, Manuela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candeias, Adelinda
Rebelo, Nicole
Oliveira, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv inteligência emocional
atitude face à escola
atitude face à língua portuguesa
atitude face à matemática
modelos exploratórios
topic inteligência emocional
atitude face à escola
atitude face à língua portuguesa
atitude face à matemática
modelos exploratórios
description Este estudo teve como objectivo investigar modelos exploratórios sobre os efeitos das atitudes dos alunos face à língua portuguesa e à matemática, idade e sexo nas atitudes face à escola, mais especificamente num modelo multidimensional do contexto educativo alargado. Baseado num estudo com jovens portugueses (N = 671) de escolas regulares, aos quais foram aplicados questionários de atitudes face à escola, face à língua portuguesa e face à matemática. Utilizámos o algoritmo de árvores de regressão para encontrar o modelo das atitudes dos estudantes face à escola. Os resultados revelaram a importância de compreender as atitudes face à escola como sendo maioritariamente afetados pela emotividade dos estudantes (desafeto e gosto) perante a Matemática e a língua portuguesa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-29T11:09:35Z
2013-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/7859
http://hdl.handle.net/10174/7859
url http://hdl.handle.net/10174/7859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Candeias, A. A., Rebelo, N., & Oliveira, M. (2012). IE e atitudes escolares no EB - Modelos exploratórios sobre o efeito da idade e sexo. International Journal of Developmental and Educational Psychology/INFAD: Revista de Psicología, 2(1), 175-183. (ISSN: 0214-9877).
0214-9877
http://www.infad.eu/revista/IE%20E%20ATITUDES%20ESCOLARES%20NO%20EB%20-%20MODELOS%20EXPLORAT%C3%93RIOS%20SOBRE%20O%20EFEITO%20DA%20IDADE%20E%20SEXO.pdf
INFAD Revista de Psicología
Nº1-Vol.2
aac@uevora,pt
nrebelo@uevora.pt
mmo@uevora.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv International Journal of Developmental and Educational Psychology
publisher.none.fl_str_mv International Journal of Developmental and Educational Psychology
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136507463729152