Género, rendimento escolar e as atitudes dos alunos e alunas face às disciplinas de matemática e língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9991 |
Resumo: | A investigação revela que o rendimento escolar nas várias disciplinas só consegue ser explicado com recurso a análises multidimensionais que conjugam fatores pessoais, socioculturais e escolares. Não desconsiderando o facto de as variáveis de âmbito cognitivo se revelarem preditoras da variabilidade no rendimento escolar, este só poderá ser efetivamente compreendido com o recurso complementar e integrado de outras variáveis, como as desenvolvimentais, as atitudinais e socioculturais. As questões de género que emergem do domínio sociocultural intersectam os outros domínios e influenciam, nomeadamente, as atitudes que os alunos e as alunas desenvolvem face às disciplinas escolares e, consequentemente, os respetivos resultados escolares. Este estudo enquadra-se no âmbito de um projeto de investigação intitulado “RED- Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses” que está a ser desenvolvido em várias escolas portugueses abrangendo 1400 alunos. Apoiando-nos numa abordagem sensível ao género, nesta comunicação iremos, especificamente, discutir os efeitos que as atitudes dos alunos e das alunas face às disciplinas de matemática, português e ciências (ciências da natureza, ciências físico-químicas e físicoquímica) têm no respetivo rendimento escolar utilizando os resultados da aplicação de 3 questionários de atitudes (QAFM, QAFP, QAFCdN, QAFCN, QAFCFQ) e as classificações escolares obtidas pelos alunos e alunas. |
id |
RCAP_7e0ef405a5a9e182d620bc1237a16325 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/9991 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Género, rendimento escolar e as atitudes dos alunos e alunas face às disciplinas de matemática e língua portuguesaGéneroRendimento escolarAtitudes face à matemáticaAtitudes face ao portuguêsAtitudes face às ciênciasA investigação revela que o rendimento escolar nas várias disciplinas só consegue ser explicado com recurso a análises multidimensionais que conjugam fatores pessoais, socioculturais e escolares. Não desconsiderando o facto de as variáveis de âmbito cognitivo se revelarem preditoras da variabilidade no rendimento escolar, este só poderá ser efetivamente compreendido com o recurso complementar e integrado de outras variáveis, como as desenvolvimentais, as atitudinais e socioculturais. As questões de género que emergem do domínio sociocultural intersectam os outros domínios e influenciam, nomeadamente, as atitudes que os alunos e as alunas desenvolvem face às disciplinas escolares e, consequentemente, os respetivos resultados escolares. Este estudo enquadra-se no âmbito de um projeto de investigação intitulado “RED- Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses” que está a ser desenvolvido em várias escolas portugueses abrangendo 1400 alunos. Apoiando-nos numa abordagem sensível ao género, nesta comunicação iremos, especificamente, discutir os efeitos que as atitudes dos alunos e das alunas face às disciplinas de matemática, português e ciências (ciências da natureza, ciências físico-químicas e físicoquímica) têm no respetivo rendimento escolar utilizando os resultados da aplicação de 3 questionários de atitudes (QAFM, QAFP, QAFCdN, QAFCN, QAFCFQ) e as classificações escolares obtidas pelos alunos e alunas.2014-01-24T15:06:40Z2014-01-242013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/9991http://hdl.handle.net/10174/9991porPomar, C. & Candeias, A. A. (2013, Setembro). Género, rendimento escolar e as atitudes dos alunos e alunas face às disciplinas de matemática e língua portuguesa. Comunicação apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal.simnaosimCentro de Estudos de História e Filosofia da Ciência; Departamento de Psicologia; Departamento de Pedagogia e Educaçãocpomar@uevora.ptaac@uevora.pt679Pomar, C.Candeias, A. A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:02.079903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Género, rendimento escolar e as atitudes dos alunos e alunas face às disciplinas de matemática e língua portuguesa |
title |
Género, rendimento escolar e as atitudes dos alunos e alunas face às disciplinas de matemática e língua portuguesa |
spellingShingle |
Género, rendimento escolar e as atitudes dos alunos e alunas face às disciplinas de matemática e língua portuguesa Pomar, C. Género Rendimento escolar Atitudes face à matemática Atitudes face ao português Atitudes face às ciências |
title_short |
Género, rendimento escolar e as atitudes dos alunos e alunas face às disciplinas de matemática e língua portuguesa |
title_full |
Género, rendimento escolar e as atitudes dos alunos e alunas face às disciplinas de matemática e língua portuguesa |
title_fullStr |
Género, rendimento escolar e as atitudes dos alunos e alunas face às disciplinas de matemática e língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Género, rendimento escolar e as atitudes dos alunos e alunas face às disciplinas de matemática e língua portuguesa |
title_sort |
Género, rendimento escolar e as atitudes dos alunos e alunas face às disciplinas de matemática e língua portuguesa |
author |
Pomar, C. |
author_facet |
Pomar, C. Candeias, A. A. |
author_role |
author |
author2 |
Candeias, A. A. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pomar, C. Candeias, A. A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Género Rendimento escolar Atitudes face à matemática Atitudes face ao português Atitudes face às ciências |
topic |
Género Rendimento escolar Atitudes face à matemática Atitudes face ao português Atitudes face às ciências |
description |
A investigação revela que o rendimento escolar nas várias disciplinas só consegue ser explicado com recurso a análises multidimensionais que conjugam fatores pessoais, socioculturais e escolares. Não desconsiderando o facto de as variáveis de âmbito cognitivo se revelarem preditoras da variabilidade no rendimento escolar, este só poderá ser efetivamente compreendido com o recurso complementar e integrado de outras variáveis, como as desenvolvimentais, as atitudinais e socioculturais. As questões de género que emergem do domínio sociocultural intersectam os outros domínios e influenciam, nomeadamente, as atitudes que os alunos e as alunas desenvolvem face às disciplinas escolares e, consequentemente, os respetivos resultados escolares. Este estudo enquadra-se no âmbito de um projeto de investigação intitulado “RED- Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses” que está a ser desenvolvido em várias escolas portugueses abrangendo 1400 alunos. Apoiando-nos numa abordagem sensível ao género, nesta comunicação iremos, especificamente, discutir os efeitos que as atitudes dos alunos e das alunas face às disciplinas de matemática, português e ciências (ciências da natureza, ciências físico-químicas e físicoquímica) têm no respetivo rendimento escolar utilizando os resultados da aplicação de 3 questionários de atitudes (QAFM, QAFP, QAFCdN, QAFCN, QAFCFQ) e as classificações escolares obtidas pelos alunos e alunas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-01-24T15:06:40Z 2014-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/9991 http://hdl.handle.net/10174/9991 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/9991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pomar, C. & Candeias, A. A. (2013, Setembro). Género, rendimento escolar e as atitudes dos alunos e alunas face às disciplinas de matemática e língua portuguesa. Comunicação apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal. sim nao sim Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência; Departamento de Psicologia; Departamento de Pedagogia e Educação cpomar@uevora.pt aac@uevora.pt 679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136523870797824 |