A contribuição do coordenador de departamento para o trabalho colaborativo por parte dos docentes do seu departamento curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Patrícia Alexandra Polónio Soares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13966
Resumo: Considerando que não só a liderança de topo de uma organização, mas também as lideranças intermédias desempenham um papel de extrema importância no dia-a-dia, pretendeu-se com este estudo perceber em que medida é que o coordenador de departamento (CD) pode contribuir para a melhoria e o aumento do trabalho colaborativo por parte dos docentes de um departamento curricular (DC), bem como a utilização do digital na prática pedagógica destes, pretendendo-se ainda que sejam identificados alguns constrangimentos que não permitem que esta melhoria da prática seja atingida na sua plenitude. Para a consecução dos objetivos propostos, foi aplicada a entrevista semiestruturada a todos os CD e um questionário dirigido a todos os docentes do agrupamento de escolas. Da análise dos dados obtidos, foi possível concluir que, no agrupamento de escolas em estudo, o trabalho colaborativo é uma realidade, nomeadamente no formato de colegialidade artificial e de trabalho de grupo, tendo em conta as definições apresentadas por Fullan e Hargreaves (2001), tendo sido elencados os principais constrangimentos e fatores positivos no que ao trabalho colaborativo e à utilização do digital diz respeito. Foi também analisada a utilização da técnica BYOD (Bring Your Own Device), sendo possível aferir que, embora a maioria dos professores não tenha conhecimento sobre este conceito, a utiliza, tendo sido também destacados os principais fatores que influenciam esta utilização. Este estudo permitiu identificar uma grande convergência e sintonia nas respostas dadas pelos vários intervenientes, o que pode levar a acreditar que o trabalho colaborativo e a utilização do digital já fazem parte da cultura de escola, deste agrupamento de escolas específico.
id RCAP_c21526dae37dc29968d5921d1af6d8a4
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13966
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A contribuição do coordenador de departamento para o trabalho colaborativo por parte dos docentes do seu departamento curricularTrabalho colaborativoDigitalBYOD (Bring Your Own Device)Liderança intermédiaCollaborative workDigitalMiddle leadershipODS::04:Educação de QualidadeConsiderando que não só a liderança de topo de uma organização, mas também as lideranças intermédias desempenham um papel de extrema importância no dia-a-dia, pretendeu-se com este estudo perceber em que medida é que o coordenador de departamento (CD) pode contribuir para a melhoria e o aumento do trabalho colaborativo por parte dos docentes de um departamento curricular (DC), bem como a utilização do digital na prática pedagógica destes, pretendendo-se ainda que sejam identificados alguns constrangimentos que não permitem que esta melhoria da prática seja atingida na sua plenitude. Para a consecução dos objetivos propostos, foi aplicada a entrevista semiestruturada a todos os CD e um questionário dirigido a todos os docentes do agrupamento de escolas. Da análise dos dados obtidos, foi possível concluir que, no agrupamento de escolas em estudo, o trabalho colaborativo é uma realidade, nomeadamente no formato de colegialidade artificial e de trabalho de grupo, tendo em conta as definições apresentadas por Fullan e Hargreaves (2001), tendo sido elencados os principais constrangimentos e fatores positivos no que ao trabalho colaborativo e à utilização do digital diz respeito. Foi também analisada a utilização da técnica BYOD (Bring Your Own Device), sendo possível aferir que, embora a maioria dos professores não tenha conhecimento sobre este conceito, a utiliza, tendo sido também destacados os principais fatores que influenciam esta utilização. Este estudo permitiu identificar uma grande convergência e sintonia nas respostas dadas pelos vários intervenientes, o que pode levar a acreditar que o trabalho colaborativo e a utilização do digital já fazem parte da cultura de escola, deste agrupamento de escolas específico.Considering that not only the top leadership of an organization, but also the middle leadership plays an extremely important role in day-to-day life, this study aimed to understand to what extent the departmental coordinator (DC) can contribute to the improvement and increase of collaborative work by the teachers of a curricular department (CD), as well as the use of digital technology in their teaching practice. To achieve the proposed objectives, a semi-structured interview was applied to all the DCs and a questionnaire addressed to all the teachers of the school cluster. From the analysis of the data obtained, it was possible to conclude that, in the school cluster under study, collaborative work is a reality, namely in the format of artificial collegiality and group work, taking into account the definitions presented by Fullan and Hargreaves (2001), having listed the main constraints and positive factors regarding collaborative work and the use of digital technology. The use of the BYOD (Bring Your Own Device) technique was also analyzed, and it was possible to assess that, although most teachers do not know about this concept, they use it, and the main factors that influence this use were also highlighted. This study identified a great convergence and harmony in the answers given by the various participants, which may lead to believe that collaborative work and the use of digital devices are already part of the school culture of this specific school cluster.A investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Neves, CláudiaRepositório AbertoFerreira, Patrícia Alexandra Polónio Soares2023-06-02T11:24:21Z2023-05-192023-06-022023-05-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13966TID:203321286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T01:46:11Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:56.588315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do coordenador de departamento para o trabalho colaborativo por parte dos docentes do seu departamento curricular
title A contribuição do coordenador de departamento para o trabalho colaborativo por parte dos docentes do seu departamento curricular
spellingShingle A contribuição do coordenador de departamento para o trabalho colaborativo por parte dos docentes do seu departamento curricular
Ferreira, Patrícia Alexandra Polónio Soares
Trabalho colaborativo
Digital
BYOD (Bring Your Own Device)
Liderança intermédia
Collaborative work
Digital
Middle leadership
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short A contribuição do coordenador de departamento para o trabalho colaborativo por parte dos docentes do seu departamento curricular
title_full A contribuição do coordenador de departamento para o trabalho colaborativo por parte dos docentes do seu departamento curricular
title_fullStr A contribuição do coordenador de departamento para o trabalho colaborativo por parte dos docentes do seu departamento curricular
title_full_unstemmed A contribuição do coordenador de departamento para o trabalho colaborativo por parte dos docentes do seu departamento curricular
title_sort A contribuição do coordenador de departamento para o trabalho colaborativo por parte dos docentes do seu departamento curricular
author Ferreira, Patrícia Alexandra Polónio Soares
author_facet Ferreira, Patrícia Alexandra Polónio Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Cláudia
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Patrícia Alexandra Polónio Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho colaborativo
Digital
BYOD (Bring Your Own Device)
Liderança intermédia
Collaborative work
Digital
Middle leadership
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Trabalho colaborativo
Digital
BYOD (Bring Your Own Device)
Liderança intermédia
Collaborative work
Digital
Middle leadership
ODS::04:Educação de Qualidade
description Considerando que não só a liderança de topo de uma organização, mas também as lideranças intermédias desempenham um papel de extrema importância no dia-a-dia, pretendeu-se com este estudo perceber em que medida é que o coordenador de departamento (CD) pode contribuir para a melhoria e o aumento do trabalho colaborativo por parte dos docentes de um departamento curricular (DC), bem como a utilização do digital na prática pedagógica destes, pretendendo-se ainda que sejam identificados alguns constrangimentos que não permitem que esta melhoria da prática seja atingida na sua plenitude. Para a consecução dos objetivos propostos, foi aplicada a entrevista semiestruturada a todos os CD e um questionário dirigido a todos os docentes do agrupamento de escolas. Da análise dos dados obtidos, foi possível concluir que, no agrupamento de escolas em estudo, o trabalho colaborativo é uma realidade, nomeadamente no formato de colegialidade artificial e de trabalho de grupo, tendo em conta as definições apresentadas por Fullan e Hargreaves (2001), tendo sido elencados os principais constrangimentos e fatores positivos no que ao trabalho colaborativo e à utilização do digital diz respeito. Foi também analisada a utilização da técnica BYOD (Bring Your Own Device), sendo possível aferir que, embora a maioria dos professores não tenha conhecimento sobre este conceito, a utiliza, tendo sido também destacados os principais fatores que influenciam esta utilização. Este estudo permitiu identificar uma grande convergência e sintonia nas respostas dadas pelos vários intervenientes, o que pode levar a acreditar que o trabalho colaborativo e a utilização do digital já fazem parte da cultura de escola, deste agrupamento de escolas específico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-02T11:24:21Z
2023-05-19
2023-06-02
2023-05-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13966
TID:203321286
url http://hdl.handle.net/10400.2/13966
identifier_str_mv TID:203321286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135123859308544