Conceções e práticas dos professores do Ensino Básico sobre o ensino da leitura : um estudo na província do Niassa, Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saíde, Abôndio João
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23942
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)
id RCAP_c21b8d840cd0e9089f5d38be06345a5c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23942
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceções e práticas dos professores do Ensino Básico sobre o ensino da leitura : um estudo na província do Niassa, MoçambiqueEnsino da leituraConceções e práticas de professoresEnsino básicoTeaching of readingConceptions and practices of teachersElementary education372.41Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)Decorrente do estudo relacionado com as Conceções e práticas sobre o ensino da leitura, discutimos a necessidade de se perceber que as competências em literacias de leitura do aluno constituem a base para a aprendizagem escolar e para a leitura do mundo. Tais capacidades levam-no a comportar-se como um verdadeiro leitor, que questiona, formula hipóteses, antecipa os acontecimentos e faz inferências, o que implica um conhecimento sobre os processos envolvidos no ato de ler por parte do professor. Por isso, procuramos compreender o que é, para os professores moçambicanos, ensinar a ler e tentamos apresentar enfaticamente a conciliação dessas conceções com as atividades que eles desenvolvem na sua prática pedagógica. A principal técnica de recolha de dados que usamos foi a entrevista semidiretiva e orientada de forma semiestruturada aplicada a dezasseis professores do Ensino Básico de seis escolas de três distritos da província do Niassa, em Moçambique. Os resultados obtidos sugerem que os professores sabem que ensinar a ler é uma atividade que consiste em fornecer ferramentas que visem o desenvolvimento inteletual do aluno e, para tal, é preciso recorrer-se a procedimentos metodológicos adequados, com vista a tornar a aprendizagem efetiva. No entanto, há um desfasamento entre o que dizem e o que praticam, pois desconhecem os caminhos a seguir para que, realmente, o aluno aprenda a ler. Por isso, estão mais preocupados em ajudar os alunos a interpretar as palavras do texto, a ensinar o alfabeto e a divisão silábica e não em desenvolver atividades que possam levar o aluno a compreender o texto no seu todo. O elevado número de alunos que terminam o Ensino Básico sem sabe ler pode estar ligado com o fraco conhecimento metodológico dos professores sobre os processos envolvidos no ato de ler. Apontamos como proposta a criação de centros de formação contínua dos professores e uma supervisão cíclica, com vista a evitar a rotina metodológica.In this study, we discuss the importance of literacy skills as a condition to achieve school success. and to understand the world. Those skills enable the reader to question, hypothesize, anticipate and infer. In order to develop their students reading skills, teachers must know which are the processes involved in reading. Our aim is to describe Mozambican teachers’ conceptions about this, the tasks they develop at school in order to promote reading skills so that we can see how far conceptions are from practices. We interviewed 16 teachers from Niassa, Mozambique. Results show that teachers know that teaching reading implies giving their students the tools for their development, what demands appropriate methodologies. Nevertheless, there seems to be a gap between their conceptions and their practice, which is still rather traditional. It focuses on simple words and their spelling rather than on understanding the text as a whole and on relating the texts with their world. The high number of struggling readers in Mozambican schools may be related to their teachers’ unawareness of methodological approaches that enable the development of reading skills. Results also demonstrate the necessity of creating pre and in service teacher training programmes to develop teachers’ competences.Carvalho, José António BrandãoUniversidade do MinhoSaíde, Abôndio João20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23942porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:34.521913Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceções e práticas dos professores do Ensino Básico sobre o ensino da leitura : um estudo na província do Niassa, Moçambique
title Conceções e práticas dos professores do Ensino Básico sobre o ensino da leitura : um estudo na província do Niassa, Moçambique
spellingShingle Conceções e práticas dos professores do Ensino Básico sobre o ensino da leitura : um estudo na província do Niassa, Moçambique
Saíde, Abôndio João
Ensino da leitura
Conceções e práticas de professores
Ensino básico
Teaching of reading
Conceptions and practices of teachers
Elementary education
372.41
title_short Conceções e práticas dos professores do Ensino Básico sobre o ensino da leitura : um estudo na província do Niassa, Moçambique
title_full Conceções e práticas dos professores do Ensino Básico sobre o ensino da leitura : um estudo na província do Niassa, Moçambique
title_fullStr Conceções e práticas dos professores do Ensino Básico sobre o ensino da leitura : um estudo na província do Niassa, Moçambique
title_full_unstemmed Conceções e práticas dos professores do Ensino Básico sobre o ensino da leitura : um estudo na província do Niassa, Moçambique
title_sort Conceções e práticas dos professores do Ensino Básico sobre o ensino da leitura : um estudo na província do Niassa, Moçambique
author Saíde, Abôndio João
author_facet Saíde, Abôndio João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, José António Brandão
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Saíde, Abôndio João
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da leitura
Conceções e práticas de professores
Ensino básico
Teaching of reading
Conceptions and practices of teachers
Elementary education
372.41
topic Ensino da leitura
Conceções e práticas de professores
Ensino básico
Teaching of reading
Conceptions and practices of teachers
Elementary education
372.41
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23942
url http://hdl.handle.net/1822/23942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132669501505536