Queres ser professor de música ou músico?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Vânia Maurícia Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62080
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_c2202b70a57fff30fee856cab37466cf
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62080
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Queres ser professor de música ou músico?Do you want to be a music teacher or musician?Educação pré-escolarMúsicaCriançasProfissões na área da músicaChildrenMusicPre-school educationProfessions in the music areaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório descreve o desenvolvimento e a avaliação do projeto de intervenção, confinado e alicerçado no contexto de Educação Pré-Escolar, e tem como título: Queres ser professor de música ou músico? Este tema foi escolhido e desenhado após o período de observação, e teve os seguintes objetivos: promover conhecimentos sobre as profissões, despertando curiosidade e o pensamento critico; contribuir para a igualdade de oportunidades no sucesso da aprendizagem; desenvolver capacidades expressivas e criativas através de experimentações e produções sonoras; contribuir para o desenvolvimento da linguagem e contacto com a música; despertar o interesse pela música; desenvolver o respeito pelo outro e pelas suas opiniões, numa atitude de partilha e de responsabilidade social; sensibilizar para as profissões relacionadas com a música; e averiguar quem pretende desempenhar funções profissionais relacionadas com a área da música. Este trabalho pretendeu criar um ambiente musical rico em estímulos, ocasionando oportunidades de exploração diversificadas, onde pelas reações das crianças e através dos diálogos estabelecidos, fosse possível obter as respostas à questão de investigação. Relativamente à metodologia de investigação, este trabalho aproximou-se de uma investigação-ação e os instrumentos de recolha de dados basearam-se em: notas de campo, questionários que foram aplicados às crianças, e registos fotográficos. Quanto aos dados obtidos, verificou-se que a profissão de músico e de professor de música eram desconsideradas pelas crianças, pois no seu pensamento estas profissões não eram consideradas trabalho efetivamente válido. Ao longo da implementação do projeto, as crianças mantiveram-se motivadas e empenhadas em descobrir como é ser músico e como é trabalhar com a música, bem como descobrir mais sobre os instrumentos musicais e desenvolver novos conhecimentos, demonstrando interesse e empenho na concretização das atividades propostas. Neste sentido, considerando a questão de investigação, após a conclusão do projeto, verificou-se uma certa mudança na pretensão das crianças relativamente à profissão ligada a área da música.This report describes the development and the intervention project evaluation, included in the Pre-school Education and the report title is: ‘Would you like to be a music teacher or a musician?’ This theme was chosen and designed after the observation period, following the objectives: to promote the knowledge of the professions, to wake curiosity and creative thinking; contribute to equal opportunities for successful learning; to develop expressive and creative capacities, through musical production experimentation; to contribute to language development and music contact; to stimulated children´s interest musician; to develop the respect for each other and by different opinions, in an attitude of social responsibility; to raise awareness of music-related professions; and find out, who intends to develop professional functions, related to the music field. The purpose was to create an environment rich in stimuli, promoting exploration opportunities diversified. There was possible to obtain the answers to the project question with dialogues undertaken with children. Regarding teaching methodology, this case study approached the researching-action and the instruments for data collection were based on: field notes, questionnaires to children applied, photos and videos. With the collecting data was possible to know that Children doesn´t know musician teacher and musician profession. In their thinking, these professional activities were not valid. During the implementation project, children felt motivated and they made efforts to find how is to be musician and how is to work with the music. They discovered also musical instruments and they developed new knowledge, always with commitment and interest during the proposed activities. Therefore, considering the research question, after the conclusion of the project, there was a certain change in the children pretension regarding the profession related to the area of music.Pacheco, AntónioUniversidade do MinhoMarinho, Vânia Maurícia Pereira20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62080por202294021info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:27.454142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Queres ser professor de música ou músico?
Do you want to be a music teacher or musician?
title Queres ser professor de música ou músico?
spellingShingle Queres ser professor de música ou músico?
Marinho, Vânia Maurícia Pereira
Educação pré-escolar
Música
Crianças
Profissões na área da música
Children
Music
Pre-school education
Professions in the music area
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Queres ser professor de música ou músico?
title_full Queres ser professor de música ou músico?
title_fullStr Queres ser professor de música ou músico?
title_full_unstemmed Queres ser professor de música ou músico?
title_sort Queres ser professor de música ou músico?
author Marinho, Vânia Maurícia Pereira
author_facet Marinho, Vânia Maurícia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, António
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Vânia Maurícia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Música
Crianças
Profissões na área da música
Children
Music
Pre-school education
Professions in the music area
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Música
Crianças
Profissões na área da música
Children
Music
Pre-school education
Professions in the music area
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62080
url http://hdl.handle.net/1822/62080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202294021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133048178999296