A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/77936 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
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A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprenderMusic and emotion in kindergarten: feel to learnEducação pré-escolarEmoçõesMúsicaPre-school educationEmotionsMusicCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi realizado no âmbito do estágio em jardim de infância referente ao curso de Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade do Minho. Este relatório descreve e reflete a realização de um projeto de intervenção pedagógica sob o título: A música e as emoções no jardim-deinfância: sentir para aprender. No âmbito deste projeto são discutidas questões relativas às emoções e à música nas crianças em contexto pré-escolar. Este projeto tinha como objetivo principal responder à questão “Será que a música transmite emoções?” e contemplou os seguintes objetivos: aprofundar o conhecimento sobre as emoções; desenvolver o interesse pela música; apresentar vários estilos de música; compreender se a música nos transmite emoções; averiguar que tipo de emoções determinada música nos transmite. Foi implementado num grupo composto por 15 crianças, todas com 3 anos. As crianças eram muito alegres, energéticas e extrovertidas e eram incrivelmente curiosas, participativas, motivadas e com grande vontade de aprender. Relativamente à metodologia de investigação, recorri à investigação-ação. Considero esta metodologia a mais adequada, pois trata-se de uma metodologia qualitativa, que possibilita um trabalho contínuo em que observar, pesquisar e focalizar levam a uma melhoria da prática. Através desta defini a temática do projeto, planifiquei as atividades e refleti sobre o impacto das mesmas, e para isto, tive de recorrer aos vários instrumentos de recolha de dados. Os principais instrumentos que empreguei foram: a observação direta, a documentação, os registos fotográficos e as produções das crianças. Os objetivos delineados no início deste projeto foram alcançados com sucesso. Através da análise do desenvolvimento das atividades e das produções das crianças, compreendemos que estas são capazes de nomear as emoções que estão a sentir e que os colegas sentem e demonstram bastante interesse pela música. Após a avaliação e reflexão das atividades realizadas compreendemos que as aprendizagens conseguidas pelas crianças foram variadas. Estas demonstraram ser capazes de identificar e reconhecer as emoções que sentem em diversas situações do seu quotidiano e revelaram que, também, são capazes de perceber o que os seus colegas sentem. Em relação, ao subdomínio da música estas aprendizagens também foram notórias.This report was carried out in the context of the internship in kindergarten for the Master's degree in Preschool Education at the University of Minho. This report describes and reflects the realization of a pedagogical intervention project under the title: Music and emotions in kindergarten: learning through feelings. As part of this project, issues related to emotions and music in preschool children are discussed. The main goal of this project was to answer a following question “Does music transmit emocions?” and contemplated the following objectives: to deepen knowledge about emotions; develop an interest in music; to present various styles of music; to understand whether music transmits emotions to us; to find out what kind of emotions a particular music transmits to us. And it was implemented in a group of 15 children, all 3 years old. The children were very cheerful, energetic and outgoing and were incredibly curious, participatory, motivated and eager to learn. Regarding the research methodology, I resorted to action-research. I consider this methodology to be the most appropriate because it is a qualitative methodology, which enables continuous work in which observing, researching and focusing lead to an improvement of the practice. Through this I defined the theme of the project, planned the activities and reflected on their impact, and for this, I had to resort to the various data collection tools. The main instruments I used were direct observation, documentation, photographic records and children's productions. The objectives outlined at the beginning of this project were successfully achieved. Through the analysis of the development of children's activities and productions, we understand that they are able to name the emotions they are feeling and that colleagues feel and show a great interest in music. After the evaluation and reflection of the activities performed, we understood that the learning achieved by the children was varied. They have shown to be able to identify and recognize the emotions they feel in various situations of their daily lives and revealed that they are also able to understand what their colleagues feel. In relation, to the subdomain of music these learnings were also notorious.Pacheco, AntónioUniversidade do MinhoMartins, Vânia Sofia Rodrigues20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77936por202988554info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:31:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:31:15Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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