Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14579 |
Resumo: | Este estudo representa uma análise do sistema harmónico modal-cromático de Ron Miller, introduzido no volume 1 do seu livro Modal jazz composition and harmony (Miller, 1996). Tem como objectivo o realce da sua utilidade e injustificada ausência na actual pedagogia do jazz. A carência de literatura dedicada ao ensino da harmonia e composição modal em jazz confere a este trabalho um destaque e importância particulares. À luz da música nele tratada, é revista a definição e categorização de Jazz Modal. O sistema é explicado sucintamente e a literatura mais relevante sobre teoria do jazz é confrontada, revelando o pioneirismo de Miller que começa a ser reconhecido em recentes investigações sobre harmonia de jazz avançada. São analisadas duas composições existentes e composta uma original, que demonstram alguns conceitos na prática. As noções de claro-escuro e de modos com qualidades emocionais são suportadas por estudos no campo da psicologia da música; Abstract: Ron Miller and the chromatic-modal thought in jazz – analytical approach The purpose of this study is the analysis of Ron Miller’s chromatic-modal harmonic system, introduced in the first volume of his book Modal jazz composition and harmony (Miller, 1996). The aim is to highlight its usefulness and unjustified absence in the current pedagogy of jazz. The lack of literature dedicated to the teaching of modal jazz harmony and composition sets this work in a spotlight of unique relevance. Based on the music treated in it, the entire definition and categorization of Modal Jazz is reviewed. The system is explained briefly and the relevant literature on jazz theory is confronted, revealing Miller’s pioneering, which is becoming to be recognized in recent research on advanced jazz harmony. Two existing compositions are analyzed and an original is composed, showing some concepts in practice. The notions of bright and dark, and modes with emotional qualities are supported by studies in the field of music psychology. |
id |
RCAP_c2225c37c27c675439324f93a06833ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14579 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analíticaJazzModalHarmoniaComposiçãoPedagogiaJazzModalHarmonyCompositionPedagogyEste estudo representa uma análise do sistema harmónico modal-cromático de Ron Miller, introduzido no volume 1 do seu livro Modal jazz composition and harmony (Miller, 1996). Tem como objectivo o realce da sua utilidade e injustificada ausência na actual pedagogia do jazz. A carência de literatura dedicada ao ensino da harmonia e composição modal em jazz confere a este trabalho um destaque e importância particulares. À luz da música nele tratada, é revista a definição e categorização de Jazz Modal. O sistema é explicado sucintamente e a literatura mais relevante sobre teoria do jazz é confrontada, revelando o pioneirismo de Miller que começa a ser reconhecido em recentes investigações sobre harmonia de jazz avançada. São analisadas duas composições existentes e composta uma original, que demonstram alguns conceitos na prática. As noções de claro-escuro e de modos com qualidades emocionais são suportadas por estudos no campo da psicologia da música; Abstract: Ron Miller and the chromatic-modal thought in jazz – analytical approach The purpose of this study is the analysis of Ron Miller’s chromatic-modal harmonic system, introduced in the first volume of his book Modal jazz composition and harmony (Miller, 1996). The aim is to highlight its usefulness and unjustified absence in the current pedagogy of jazz. The lack of literature dedicated to the teaching of modal jazz harmony and composition sets this work in a spotlight of unique relevance. Based on the music treated in it, the entire definition and categorization of Modal Jazz is reviewed. The system is explained briefly and the relevant literature on jazz theory is confronted, revealing Miller’s pioneering, which is becoming to be recognized in recent research on advanced jazz harmony. Two existing compositions are analyzed and an original is composed, showing some concepts in practice. The notions of bright and dark, and modes with emotional qualities are supported by studies in the field of music psychology.Universidade de Évora2015-05-29T11:19:37Z2015-05-292015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14579http://hdl.handle.net/10174/14579TID:201231735porDepartamento de Músicateses@bib.uevora.pt203Diniz, Alexandre Henrique de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:40Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:41.476409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica |
title |
Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica |
spellingShingle |
Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica Diniz, Alexandre Henrique de Sousa Jazz Modal Harmonia Composição Pedagogia Jazz Modal Harmony Composition Pedagogy |
title_short |
Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica |
title_full |
Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica |
title_fullStr |
Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica |
title_full_unstemmed |
Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica |
title_sort |
Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica |
author |
Diniz, Alexandre Henrique de Sousa |
author_facet |
Diniz, Alexandre Henrique de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Alexandre Henrique de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jazz Modal Harmonia Composição Pedagogia Jazz Modal Harmony Composition Pedagogy |
topic |
Jazz Modal Harmonia Composição Pedagogia Jazz Modal Harmony Composition Pedagogy |
description |
Este estudo representa uma análise do sistema harmónico modal-cromático de Ron Miller, introduzido no volume 1 do seu livro Modal jazz composition and harmony (Miller, 1996). Tem como objectivo o realce da sua utilidade e injustificada ausência na actual pedagogia do jazz. A carência de literatura dedicada ao ensino da harmonia e composição modal em jazz confere a este trabalho um destaque e importância particulares. À luz da música nele tratada, é revista a definição e categorização de Jazz Modal. O sistema é explicado sucintamente e a literatura mais relevante sobre teoria do jazz é confrontada, revelando o pioneirismo de Miller que começa a ser reconhecido em recentes investigações sobre harmonia de jazz avançada. São analisadas duas composições existentes e composta uma original, que demonstram alguns conceitos na prática. As noções de claro-escuro e de modos com qualidades emocionais são suportadas por estudos no campo da psicologia da música; Abstract: Ron Miller and the chromatic-modal thought in jazz – analytical approach The purpose of this study is the analysis of Ron Miller’s chromatic-modal harmonic system, introduced in the first volume of his book Modal jazz composition and harmony (Miller, 1996). The aim is to highlight its usefulness and unjustified absence in the current pedagogy of jazz. The lack of literature dedicated to the teaching of modal jazz harmony and composition sets this work in a spotlight of unique relevance. Based on the music treated in it, the entire definition and categorization of Modal Jazz is reviewed. The system is explained briefly and the relevant literature on jazz theory is confronted, revealing Miller’s pioneering, which is becoming to be recognized in recent research on advanced jazz harmony. Two existing compositions are analyzed and an original is composed, showing some concepts in practice. The notions of bright and dark, and modes with emotional qualities are supported by studies in the field of music psychology. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-29T11:19:37Z 2015-05-29 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14579 http://hdl.handle.net/10174/14579 TID:201231735 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14579 |
identifier_str_mv |
TID:201231735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música teses@bib.uevora.pt 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136560985145344 |