Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Alexandre Henrique de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14579
Resumo: Este estudo representa uma análise do sistema harmónico modal-cromático de Ron Miller, introduzido no volume 1 do seu livro Modal jazz composition and harmony (Miller, 1996). Tem como objectivo o realce da sua utilidade e injustificada ausência na actual pedagogia do jazz. A carência de literatura dedicada ao ensino da harmonia e composição modal em jazz confere a este trabalho um destaque e importância particulares. À luz da música nele tratada, é revista a definição e categorização de Jazz Modal. O sistema é explicado sucintamente e a literatura mais relevante sobre teoria do jazz é confrontada, revelando o pioneirismo de Miller que começa a ser reconhecido em recentes investigações sobre harmonia de jazz avançada. São analisadas duas composições existentes e composta uma original, que demonstram alguns conceitos na prática. As noções de claro-escuro e de modos com qualidades emocionais são suportadas por estudos no campo da psicologia da música; Abstract: Ron Miller and the chromatic-modal thought in jazz – analytical approach The purpose of this study is the analysis of Ron Miller’s chromatic-modal harmonic system, introduced in the first volume of his book Modal jazz composition and harmony (Miller, 1996). The aim is to highlight its usefulness and unjustified absence in the current pedagogy of jazz. The lack of literature dedicated to the teaching of modal jazz harmony and composition sets this work in a spotlight of unique relevance. Based on the music treated in it, the entire definition and categorization of Modal Jazz is reviewed. The system is explained briefly and the relevant literature on jazz theory is confronted, revealing Miller’s pioneering, which is becoming to be recognized in recent research on advanced jazz harmony. Two existing compositions are analyzed and an original is composed, showing some concepts in practice. The notions of bright and dark, and modes with emotional qualities are supported by studies in the field of music psychology.
id RCAP_c2225c37c27c675439324f93a06833ee
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14579
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analíticaJazzModalHarmoniaComposiçãoPedagogiaJazzModalHarmonyCompositionPedagogyEste estudo representa uma análise do sistema harmónico modal-cromático de Ron Miller, introduzido no volume 1 do seu livro Modal jazz composition and harmony (Miller, 1996). Tem como objectivo o realce da sua utilidade e injustificada ausência na actual pedagogia do jazz. A carência de literatura dedicada ao ensino da harmonia e composição modal em jazz confere a este trabalho um destaque e importância particulares. À luz da música nele tratada, é revista a definição e categorização de Jazz Modal. O sistema é explicado sucintamente e a literatura mais relevante sobre teoria do jazz é confrontada, revelando o pioneirismo de Miller que começa a ser reconhecido em recentes investigações sobre harmonia de jazz avançada. São analisadas duas composições existentes e composta uma original, que demonstram alguns conceitos na prática. As noções de claro-escuro e de modos com qualidades emocionais são suportadas por estudos no campo da psicologia da música; Abstract: Ron Miller and the chromatic-modal thought in jazz – analytical approach The purpose of this study is the analysis of Ron Miller’s chromatic-modal harmonic system, introduced in the first volume of his book Modal jazz composition and harmony (Miller, 1996). The aim is to highlight its usefulness and unjustified absence in the current pedagogy of jazz. The lack of literature dedicated to the teaching of modal jazz harmony and composition sets this work in a spotlight of unique relevance. Based on the music treated in it, the entire definition and categorization of Modal Jazz is reviewed. The system is explained briefly and the relevant literature on jazz theory is confronted, revealing Miller’s pioneering, which is becoming to be recognized in recent research on advanced jazz harmony. Two existing compositions are analyzed and an original is composed, showing some concepts in practice. The notions of bright and dark, and modes with emotional qualities are supported by studies in the field of music psychology.Universidade de Évora2015-05-29T11:19:37Z2015-05-292015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14579http://hdl.handle.net/10174/14579TID:201231735porDepartamento de Músicateses@bib.uevora.pt203Diniz, Alexandre Henrique de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:40Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:41.476409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica
title Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica
spellingShingle Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica
Diniz, Alexandre Henrique de Sousa
Jazz
Modal
Harmonia
Composição
Pedagogia
Jazz
Modal
Harmony
Composition
Pedagogy
title_short Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica
title_full Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica
title_fullStr Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica
title_full_unstemmed Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica
title_sort Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica
author Diniz, Alexandre Henrique de Sousa
author_facet Diniz, Alexandre Henrique de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Alexandre Henrique de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Jazz
Modal
Harmonia
Composição
Pedagogia
Jazz
Modal
Harmony
Composition
Pedagogy
topic Jazz
Modal
Harmonia
Composição
Pedagogia
Jazz
Modal
Harmony
Composition
Pedagogy
description Este estudo representa uma análise do sistema harmónico modal-cromático de Ron Miller, introduzido no volume 1 do seu livro Modal jazz composition and harmony (Miller, 1996). Tem como objectivo o realce da sua utilidade e injustificada ausência na actual pedagogia do jazz. A carência de literatura dedicada ao ensino da harmonia e composição modal em jazz confere a este trabalho um destaque e importância particulares. À luz da música nele tratada, é revista a definição e categorização de Jazz Modal. O sistema é explicado sucintamente e a literatura mais relevante sobre teoria do jazz é confrontada, revelando o pioneirismo de Miller que começa a ser reconhecido em recentes investigações sobre harmonia de jazz avançada. São analisadas duas composições existentes e composta uma original, que demonstram alguns conceitos na prática. As noções de claro-escuro e de modos com qualidades emocionais são suportadas por estudos no campo da psicologia da música; Abstract: Ron Miller and the chromatic-modal thought in jazz – analytical approach The purpose of this study is the analysis of Ron Miller’s chromatic-modal harmonic system, introduced in the first volume of his book Modal jazz composition and harmony (Miller, 1996). The aim is to highlight its usefulness and unjustified absence in the current pedagogy of jazz. The lack of literature dedicated to the teaching of modal jazz harmony and composition sets this work in a spotlight of unique relevance. Based on the music treated in it, the entire definition and categorization of Modal Jazz is reviewed. The system is explained briefly and the relevant literature on jazz theory is confronted, revealing Miller’s pioneering, which is becoming to be recognized in recent research on advanced jazz harmony. Two existing compositions are analyzed and an original is composed, showing some concepts in practice. The notions of bright and dark, and modes with emotional qualities are supported by studies in the field of music psychology.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-29T11:19:37Z
2015-05-29
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14579
http://hdl.handle.net/10174/14579
TID:201231735
url http://hdl.handle.net/10174/14579
identifier_str_mv TID:201231735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
teses@bib.uevora.pt
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136560985145344