Aplicação de métodos de harmonização automáticos a jogos musicais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21238 |
Resumo: | A utilização de sistemas digitais interativos na improvisação musical permitiu introduzir aspectos como o jogo na interação músico-máquina. São exploradas diferentes tipologias de jogo (competitivo, de sorte e de criação) para conceber vários jogos musicais e utilizá-los para manipular a harmonia em tempo real, nomeadamente no contexto de uma performance de jazz e utilizando o seu código harmónico. Foram compostas peças e criado software que exploram estas diferentes tipologias de jogo. Em quase todos eles intervém, de forma mais ou menos presente, um dispositivo harmonizador que utiliza um mapeamento harmónico no espaço tonal para determinar a harmonia mais próxima a um ponto dado nesse espaço e elaborar assim uma progressão harmónica que se pretende coerente e significativa. |
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Aplicação de métodos de harmonização automáticos a jogos musicaisSistemas digitais interativosHarmoniaJogos musicaisPerformance de jazzInteractive digital systemsHarmonyMusical gamesJazz performanceA utilização de sistemas digitais interativos na improvisação musical permitiu introduzir aspectos como o jogo na interação músico-máquina. São exploradas diferentes tipologias de jogo (competitivo, de sorte e de criação) para conceber vários jogos musicais e utilizá-los para manipular a harmonia em tempo real, nomeadamente no contexto de uma performance de jazz e utilizando o seu código harmónico. Foram compostas peças e criado software que exploram estas diferentes tipologias de jogo. Em quase todos eles intervém, de forma mais ou menos presente, um dispositivo harmonizador que utiliza um mapeamento harmónico no espaço tonal para determinar a harmonia mais próxima a um ponto dado nesse espaço e elaborar assim uma progressão harmónica que se pretende coerente e significativa.The use of interactive digital systems in musical improvisation allowed to introduce aspects such as game and play in musician-machine interaction. Different game typologies (competitive, chance and creative) are explored to devise several musical games and use them to manipulate harmony in real time, namely in the context of a jazz performance and using its harmonic code. Pieces were composed and software created that explore these different types of game. In almost all of them a harmonizing device intervenes, more or less presently, that maps harmony into a tonal space to determine the closest harmony to a given point in that space and thus elaborate an harmonic progression aimed to be meaningful and coherent.Penha, Rui Luís NogueiraAlmeida, Gilberto Bernardes deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRei Ramos, Lucas2022-12-22T16:23:44Z2022-11-162022-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21238TID:203130367porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:17.958289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A utilização de sistemas digitais interativos na improvisação musical permitiu introduzir aspectos como o jogo na interação músico-máquina. São exploradas diferentes tipologias de jogo (competitivo, de sorte e de criação) para conceber vários jogos musicais e utilizá-los para manipular a harmonia em tempo real, nomeadamente no contexto de uma performance de jazz e utilizando o seu código harmónico. Foram compostas peças e criado software que exploram estas diferentes tipologias de jogo. Em quase todos eles intervém, de forma mais ou menos presente, um dispositivo harmonizador que utiliza um mapeamento harmónico no espaço tonal para determinar a harmonia mais próxima a um ponto dado nesse espaço e elaborar assim uma progressão harmónica que se pretende coerente e significativa. |
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