Aprendizagem de testes de hipóteses através do trabalho de projeto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/50964 |
Resumo: | Neste artigo estuda-se a realização de trabalhos de projeto por alunos do ensino superior politécnico na aprendizagem de testes de hipóteses, salientando-se o uso de tecnologia, a promoção do raciocínio estatístico e a autoavaliação dos alunos sobre o trabalho de projeto. Participaram no estudo 31 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática organizados em pequenos grupos, os quais realizaram um trabalho de projeto sobre o tema Redes Sociais. Em termos de resultados, salienta-se que, em geral, os alunos sentiram algumas dificuldades no uso da tecnologia, desenvolveram várias dimensões do pensamento estatístico e avaliaram positivamente a sua participação no trabalho de projeto. |
id |
RCAP_c228ec440897ea29af769d7c0f022734 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50964 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem de testes de hipóteses através do trabalho de projetoLearning hypothesis testing through project workTestes de hipótesesTrabalho de projetoAlunos do ensino superiorHypothesis testingProject workHigher education studentsPruebas de hipótesisTrabajos de proyectoAlumnos de la enseñanza superiorCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste artigo estuda-se a realização de trabalhos de projeto por alunos do ensino superior politécnico na aprendizagem de testes de hipóteses, salientando-se o uso de tecnologia, a promoção do raciocínio estatístico e a autoavaliação dos alunos sobre o trabalho de projeto. Participaram no estudo 31 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática organizados em pequenos grupos, os quais realizaram um trabalho de projeto sobre o tema Redes Sociais. Em termos de resultados, salienta-se que, em geral, os alunos sentiram algumas dificuldades no uso da tecnologia, desenvolveram várias dimensões do pensamento estatístico e avaliaram positivamente a sua participação no trabalho de projeto.In this paper we study the achievement of polytechnic higher education students in the learning of hypothesis tests, emphasizing the use of technology, the promotion of statistical reasoning and the students’ self-assessment of the project work. Thirty-one students of the Informatics Engineering Degree participated in the study, organized in small groups, which carried out a project work on the Social Networks theme. In terms of results, it should be noted that, in general, students experienced some difficulties in the use of technology, developed several statistical thinking’s dimensions and positively evaluated their participation in the project work.En este artículo se estudia la realización de trabajos de proyecto por alumnos de la enseñanza superior politécnica en el aprendizaje de pruebas de hipótesis, resaltando el uso de tecnología, la promoción del raciocinio estadístico y la autoevaluación de los alumnos sobre el trabajo de proyecto. Participaron en el estudio 31 alumnos de la Licenciatura de Ingeniería Informática organizados en pequeños grupos, los cuales realizaron un trabajo de proyecto sobre el tema Redes Sociales. En términos de resultados, se destaca que, en general, los alumnos sintieron algunas dificultades en el uso de la tecnología, desarrollaron varias dimensiones del pensamiento estadístico y evaluaron positivamente su participación en el trabajo de proyecto.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)Universidade do MinhoGonçalves, GabrielaFernandes, José AntónioNascimento, Maria Manuel2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50964porGonçalves, G., Fernandes, J. A., & Nascimento; M. M. (2017). Aprendizagem de testes de hipóteses através do trabalho de projeto. Indagatio Didactica, 9(4), 297-3161647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50964Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:59.347953Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem de testes de hipóteses através do trabalho de projeto Learning hypothesis testing through project work |
title |
Aprendizagem de testes de hipóteses através do trabalho de projeto |
spellingShingle |
Aprendizagem de testes de hipóteses através do trabalho de projeto Gonçalves, Gabriela Testes de hipóteses Trabalho de projeto Alunos do ensino superior Hypothesis testing Project work Higher education students Pruebas de hipótesis Trabajos de proyecto Alumnos de la enseñanza superior Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Aprendizagem de testes de hipóteses através do trabalho de projeto |
title_full |
Aprendizagem de testes de hipóteses através do trabalho de projeto |
title_fullStr |
Aprendizagem de testes de hipóteses através do trabalho de projeto |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de testes de hipóteses através do trabalho de projeto |
title_sort |
Aprendizagem de testes de hipóteses através do trabalho de projeto |
author |
Gonçalves, Gabriela |
author_facet |
Gonçalves, Gabriela Fernandes, José António Nascimento, Maria Manuel |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, José António Nascimento, Maria Manuel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Gabriela Fernandes, José António Nascimento, Maria Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Testes de hipóteses Trabalho de projeto Alunos do ensino superior Hypothesis testing Project work Higher education students Pruebas de hipótesis Trabajos de proyecto Alumnos de la enseñanza superior Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Testes de hipóteses Trabalho de projeto Alunos do ensino superior Hypothesis testing Project work Higher education students Pruebas de hipótesis Trabajos de proyecto Alumnos de la enseñanza superior Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Neste artigo estuda-se a realização de trabalhos de projeto por alunos do ensino superior politécnico na aprendizagem de testes de hipóteses, salientando-se o uso de tecnologia, a promoção do raciocínio estatístico e a autoavaliação dos alunos sobre o trabalho de projeto. Participaram no estudo 31 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática organizados em pequenos grupos, os quais realizaram um trabalho de projeto sobre o tema Redes Sociais. Em termos de resultados, salienta-se que, em geral, os alunos sentiram algumas dificuldades no uso da tecnologia, desenvolveram várias dimensões do pensamento estatístico e avaliaram positivamente a sua participação no trabalho de projeto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12 2017-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/50964 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/50964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gonçalves, G., Fernandes, J. A., & Nascimento; M. M. (2017). Aprendizagem de testes de hipóteses através do trabalho de projeto. Indagatio Didactica, 9(4), 297-316 1647-3582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132460478365697 |