Perceções sobre o trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipóteses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Gabriela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, José António, Nascimento, Maria Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/50959
Resumo: Neste estudo analisam-se as perceções dos alunos sobre a metodologia de trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipótese com a ajuda de tecnologia. Da amostra faziam parte 37 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto, do ano 2014-15. Os alunos, organizados em pequenos grupos, realizaram um trabalho de projeto sobre a aplicação de testes de hipóteses. Ora, são as perceções dos alunos sobre a realização desse trabalho de projeto que são estudadas no presente estudo, sendo que os resultados mostram que, em geral, os alunos valorizaram essa metodologia de trabalho.
id RCAP_3bf712b6d828015bd967f7cd9551f445
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções sobre o trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipótesesPerceptions of project work in learning hypothesis testingEducação estatísticaTestes de hipótesesEnsino superiorSoftware estatísticoStatistics educationHypothesis testingHigh educationStatistical softwareCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste estudo analisam-se as perceções dos alunos sobre a metodologia de trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipótese com a ajuda de tecnologia. Da amostra faziam parte 37 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto, do ano 2014-15. Os alunos, organizados em pequenos grupos, realizaram um trabalho de projeto sobre a aplicação de testes de hipóteses. Ora, são as perceções dos alunos sobre a realização desse trabalho de projeto que são estudadas no presente estudo, sendo que os resultados mostram que, em geral, os alunos valorizaram essa metodologia de trabalho.In this study we intend to analyze the students’ perceptions about the project work methodology in the learning of hypothesis tests with the help of technology. The sample comprised 37 students of the Informatics Engineering’s Bachelor of the Higher Institute of Engineering of Porto, from the year 2014-15. The students, organized in small groups, carried out a project work on the application of hypothesis tests. So, it is students’ perceptions about the accomplishment of this project work that are studied in the present study, and the results show that, in general, students valued the project work methodology.Este trabalho é financiado pelo CIEd — Centro de Investigação em Educação, UID/CED/01661/, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PTinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoGonçalves, GabrielaFernandes, José AntónioNascimento, Maria Manuel20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50959porGonçalves, G., Fernandes, J. A., & Nascimento, M. M. (2017). Perceções sobre o trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipóteses. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr.(10), 11-152386-741810.17979/reipe.2017.0.10.2174info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:29.944904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções sobre o trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipóteses
Perceptions of project work in learning hypothesis testing
title Perceções sobre o trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipóteses
spellingShingle Perceções sobre o trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipóteses
Gonçalves, Gabriela
Educação estatística
Testes de hipóteses
Ensino superior
Software estatístico
Statistics education
Hypothesis testing
High education
Statistical software
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Perceções sobre o trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipóteses
title_full Perceções sobre o trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipóteses
title_fullStr Perceções sobre o trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipóteses
title_full_unstemmed Perceções sobre o trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipóteses
title_sort Perceções sobre o trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipóteses
author Gonçalves, Gabriela
author_facet Gonçalves, Gabriela
Fernandes, José António
Nascimento, Maria Manuel
author_role author
author2 Fernandes, José António
Nascimento, Maria Manuel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Gabriela
Fernandes, José António
Nascimento, Maria Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação estatística
Testes de hipóteses
Ensino superior
Software estatístico
Statistics education
Hypothesis testing
High education
Statistical software
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação estatística
Testes de hipóteses
Ensino superior
Software estatístico
Statistics education
Hypothesis testing
High education
Statistical software
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Neste estudo analisam-se as perceções dos alunos sobre a metodologia de trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipótese com a ajuda de tecnologia. Da amostra faziam parte 37 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto, do ano 2014-15. Os alunos, organizados em pequenos grupos, realizaram um trabalho de projeto sobre a aplicação de testes de hipóteses. Ora, são as perceções dos alunos sobre a realização desse trabalho de projeto que são estudadas no presente estudo, sendo que os resultados mostram que, em geral, os alunos valorizaram essa metodologia de trabalho.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/50959
url http://hdl.handle.net/1822/50959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, G., Fernandes, J. A., & Nascimento, M. M. (2017). Perceções sobre o trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipóteses. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr.(10), 11-15
2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.10.2174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132480472612864