Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/83893 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
id |
RCAP_c237b42a8ad461038ae693b6cd3cde86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/83893 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro EscolarMotivation for Reading, Writing and Study Methods: Psycho-pedagogical Intervention in a SchoolLeituraEscritaHábitos de EstudoAvaliação na Educação Pré-escolarReadingWritingStudy HabitsPre-school EvaluationRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoNo âmbito do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, decorreu no Centro Escolar de Árvores, inserido no Agrupamento de Escolas Diogo Cão (AEDC), em Vila Real, um estágio curricular. Com o presente relatório pretende-se demonstrar todo o trabalho realizado no decorrer do mesmo. O estágio curricular tem o objetivo de colocar à prova competências desenvolvidas ao longo do mestrado. Assim, após a análise de necessidades do AEDC, as quais incidiam na falta de hábitos de estudo dos alunos, foi planificado e desenvolvido o Programa LEME - Leitura, Escrita e Métodos de Estudo, cujo objetivo consistiu na promoção da motivação para a leitura e escrita e aquisição de hábitos de estudo nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para além deste nível de ensino, este projeto também se alargou ao Jardim de Infância, com atividades adaptadas a este nível de ensino. Foi, também, possível intervir e prestar apoio noutras atividades realizadas no Centro Escolar de Árvores que serão referidas ao longo do relatório.Como componente empírica, foi desenvolvida uma investigação no âmbito da educação pré-escolar, cujo objetivo foi conhecer as opiniões e as práticas de avaliação dos educadores na educação pré-escolar. Para tal, foi aplicado um questionário a um grupo de educadores de infância. Este questionário teve por base outro já existente (Oliveira & Gaspar, 2003) e baseou-se, também, numa entrevista realizada a uma educadora de infância. O guião desta entrevista foi baseado no guião de Fonseca (2012). Os resultados demonstraram que a avaliação é uma prática presente no dia-a-dia dos educadores de infância, sendo a observação e os registos o instrumento mais utilizado. Para além disto, verificou-se que a avaliação neste nível de ensino não tem merecido a devida atenção na formação contínua.In the scope of my Master's Degree in Educational Sciences at Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, occurred a curricular internship in the Árvores's School Center, inserted in the group of Diogo Cão schools, Vila Real. With this report, it's intended to show all the work developed in the course of it. The internship's main point is to test skills developed in previous classes. After analyzing the group of Diogo Cão schools needs, as they related to the students' lack of study habits, the LEME Program was created and developed (LEME stands for Leitura (reading), Escrita (writing) and Métodos de Estudo (study methods)). This Program's objective was to promote reading and writing motivation, as well as study methods acquisition in 1st, 2nd, 3rd and 4th-year school students. Besides this target students, the Program was also adapted to kindergarten children. As an empirical component, an investigation was developed in the field of pre-school evaluation, whose objective was to know the opinions and practices of evaluation in pre-school education. For this purpose, a questionnaire was applied to a group of childhood educators. This questionnaire was based on an already existing questionnaire (Oliveira & Gaspar, 2003) and was also based on an interview with a childhood educator. The script for this interview was based on Fonseca's script (2012). The results showed that the evaluation is a daily practice in the kindergarten. The observation and the registries are the most used instrument. In addition, it was found that evaluation in the pre-school education has not deserved due attention in continuous training.2017-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83893http://hdl.handle.net/10316/83893TID:202144801pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Sara Cristina Neivareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-07-26T14:11:05Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:34.622757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar Motivation for Reading, Writing and Study Methods: Psycho-pedagogical Intervention in a School |
title |
Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar |
spellingShingle |
Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar Teixeira, Sara Cristina Neiva Leitura Escrita Hábitos de Estudo Avaliação na Educação Pré-escolar Reading Writing Study Habits Pre-school Evaluation |
title_short |
Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar |
title_full |
Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar |
title_fullStr |
Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar |
title_full_unstemmed |
Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar |
title_sort |
Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar |
author |
Teixeira, Sara Cristina Neiva |
author_facet |
Teixeira, Sara Cristina Neiva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Sara Cristina Neiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Hábitos de Estudo Avaliação na Educação Pré-escolar Reading Writing Study Habits Pre-school Evaluation |
topic |
Leitura Escrita Hábitos de Estudo Avaliação na Educação Pré-escolar Reading Writing Study Habits Pre-school Evaluation |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/83893 http://hdl.handle.net/10316/83893 TID:202144801 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/83893 |
identifier_str_mv |
TID:202144801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133947037220864 |