Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Sara Cristina Neiva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/83893
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_c237b42a8ad461038ae693b6cd3cde86
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/83893
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro EscolarMotivation for Reading, Writing and Study Methods: Psycho-pedagogical Intervention in a SchoolLeituraEscritaHábitos de EstudoAvaliação na Educação Pré-escolarReadingWritingStudy HabitsPre-school EvaluationRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoNo âmbito do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, decorreu no Centro Escolar de Árvores, inserido no Agrupamento de Escolas Diogo Cão (AEDC), em Vila Real, um estágio curricular. Com o presente relatório pretende-se demonstrar todo o trabalho realizado no decorrer do mesmo. O estágio curricular tem o objetivo de colocar à prova competências desenvolvidas ao longo do mestrado. Assim, após a análise de necessidades do AEDC, as quais incidiam na falta de hábitos de estudo dos alunos, foi planificado e desenvolvido o Programa LEME - Leitura, Escrita e Métodos de Estudo, cujo objetivo consistiu na promoção da motivação para a leitura e escrita e aquisição de hábitos de estudo nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para além deste nível de ensino, este projeto também se alargou ao Jardim de Infância, com atividades adaptadas a este nível de ensino. Foi, também, possível intervir e prestar apoio noutras atividades realizadas no Centro Escolar de Árvores que serão referidas ao longo do relatório.Como componente empírica, foi desenvolvida uma investigação no âmbito da educação pré-escolar, cujo objetivo foi conhecer as opiniões e as práticas de avaliação dos educadores na educação pré-escolar. Para tal, foi aplicado um questionário a um grupo de educadores de infância. Este questionário teve por base outro já existente (Oliveira & Gaspar, 2003) e baseou-se, também, numa entrevista realizada a uma educadora de infância. O guião desta entrevista foi baseado no guião de Fonseca (2012). Os resultados demonstraram que a avaliação é uma prática presente no dia-a-dia dos educadores de infância, sendo a observação e os registos o instrumento mais utilizado. Para além disto, verificou-se que a avaliação neste nível de ensino não tem merecido a devida atenção na formação contínua.In the scope of my Master's Degree in Educational Sciences at Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, occurred a curricular internship in the Árvores's School Center, inserted in the group of Diogo Cão schools, Vila Real. With this report, it's intended to show all the work developed in the course of it. The internship's main point is to test skills developed in previous classes. After analyzing the group of Diogo Cão schools needs, as they related to the students' lack of study habits, the LEME Program was created and developed (LEME stands for Leitura (reading), Escrita (writing) and Métodos de Estudo (study methods)). This Program's objective was to promote reading and writing motivation, as well as study methods acquisition in 1st, 2nd, 3rd and 4th-year school students. Besides this target students, the Program was also adapted to kindergarten children. As an empirical component, an investigation was developed in the field of pre-school evaluation, whose objective was to know the opinions and practices of evaluation in pre-school education. For this purpose, a questionnaire was applied to a group of childhood educators. This questionnaire was based on an already existing questionnaire (Oliveira & Gaspar, 2003) and was also based on an interview with a childhood educator. The script for this interview was based on Fonseca's script (2012). The results showed that the evaluation is a daily practice in the kindergarten. The observation and the registries are the most used instrument. In addition, it was found that evaluation in the pre-school education has not deserved due attention in continuous training.2017-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83893http://hdl.handle.net/10316/83893TID:202144801pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Sara Cristina Neivareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-07-26T14:11:05Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:34.622757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar
Motivation for Reading, Writing and Study Methods: Psycho-pedagogical Intervention in a School
title Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar
spellingShingle Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar
Teixeira, Sara Cristina Neiva
Leitura
Escrita
Hábitos de Estudo
Avaliação na Educação Pré-escolar
Reading
Writing
Study Habits
Pre-school Evaluation
title_short Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar
title_full Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar
title_fullStr Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar
title_full_unstemmed Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar
title_sort Motivação para a Leitura, Escrita e Métodos de Estudo: Intervenção Psicopedagógica num Centro Escolar
author Teixeira, Sara Cristina Neiva
author_facet Teixeira, Sara Cristina Neiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Sara Cristina Neiva
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Hábitos de Estudo
Avaliação na Educação Pré-escolar
Reading
Writing
Study Habits
Pre-school Evaluation
topic Leitura
Escrita
Hábitos de Estudo
Avaliação na Educação Pré-escolar
Reading
Writing
Study Habits
Pre-school Evaluation
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/83893
http://hdl.handle.net/10316/83893
TID:202144801
url http://hdl.handle.net/10316/83893
identifier_str_mv TID:202144801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133947037220864