Turismo académico: o que motiva os estudantes internacionais dos diferentes ciclos de estudo a estudar em Portugal?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Mariana Fernandes da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/37751
Resumo: Nos últimos anos tem vindo a aumentar o número de estudantes do ensino superior que se desloca para o estrangeiro por motivos educacionais. A mobilidade destes estudantes está muitas vezes associada ao turismo académico. A atratividade deste mercado e o facto de existirem vários países que desejam atrair estudantes internacionais tornam necessário compreender as suas necessidades e especificidades. Apesar de existir alguma literatura sobre o turismo académico e os fatores que influenciam a decisão dos estudantes internacionais, não se conhecem estudos que explorem a influência do ciclo de estudos na decisão do estudante estudar num determinado país. Para colmatar esta lacuna a presente dissertação propõe-se analisar os fatores que motivam a escolha de Portugal como país de acolhimento dos estudantes internacionais, considerando a influência do ciclo de estudo e o impacto da pandemia COVID-19. Foi feita uma revisão de literatura que permitiu compreender melhor o conceito e características do turismo académico, bem como os fatores push que motivam os estudantes a estudar no estrangeiro e os fatores pull que influenciam a escolha do país de acolhimento, as especificidades dos diferentes ciclos de estudo e programas de mobilidade que permitem estudar em Portugal. O estudo empírico foi realizado com recurso a dois instrumentos de recolha de dados: entrevistas (N=41) e questionários (N=236) realizados a estudantes internacionais dos três ciclos de estudo. Os resultados obtidos no estudo empírico indicam que os principais fatores push que motivam os estudantes internacionais são: (i) o desenvolvimento pessoal e profissional, os (ii) aspetos relacionados com a educação e as (iii) recomendações. Por sua vez, os principais fatores pull são: (i) as condições de vida em Portugal; (ii) o turismo e lazer; (iii) a instituição de ensino superior; (iv) e o tamanho e localização do país e/ou da cidade. Verificou-se também que o ciclo de estudos influencia a importância conferida a determinados fatores, nomeadamente: o turismo e lazer e a educação. Quanto ao impacto da pandemia COVID-19, concluiu-se que não foi muito elevado. Todavia, alguns estudantes afirmaram ainda ter algum receio relativamente à pandemia, tendo-se identificado três aspetos que transmitiam uma maior segurança aos estudantes: (i) a forma como Portugal geriu a pandemia, (ii) a forte adesão à vacinação em Portugal e (iii) a existência de equipamentos de saúde perto da área de residência. Acredita-se que esta dissertação é um complemento à literatura existente, pelo facto de analisar as necessidades e preferências dos estudantes internacionais dos diferentes ciclos de estudo que optam por estudar em Portugal. Isto permitiu apresentar linhas orientadoras para atrair um maior número de estudantes internacionais e satisfazer mais este tipo de estudantes.
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Para colmatar esta lacuna a presente dissertação propõe-se analisar os fatores que motivam a escolha de Portugal como país de acolhimento dos estudantes internacionais, considerando a influência do ciclo de estudo e o impacto da pandemia COVID-19. Foi feita uma revisão de literatura que permitiu compreender melhor o conceito e características do turismo académico, bem como os fatores push que motivam os estudantes a estudar no estrangeiro e os fatores pull que influenciam a escolha do país de acolhimento, as especificidades dos diferentes ciclos de estudo e programas de mobilidade que permitem estudar em Portugal. O estudo empírico foi realizado com recurso a dois instrumentos de recolha de dados: entrevistas (N=41) e questionários (N=236) realizados a estudantes internacionais dos três ciclos de estudo. Os resultados obtidos no estudo empírico indicam que os principais fatores push que motivam os estudantes internacionais são: (i) o desenvolvimento pessoal e profissional, os (ii) aspetos relacionados com a educação e as (iii) recomendações. Por sua vez, os principais fatores pull são: (i) as condições de vida em Portugal; (ii) o turismo e lazer; (iii) a instituição de ensino superior; (iv) e o tamanho e localização do país e/ou da cidade. Verificou-se também que o ciclo de estudos influencia a importância conferida a determinados fatores, nomeadamente: o turismo e lazer e a educação. Quanto ao impacto da pandemia COVID-19, concluiu-se que não foi muito elevado. Todavia, alguns estudantes afirmaram ainda ter algum receio relativamente à pandemia, tendo-se identificado três aspetos que transmitiam uma maior segurança aos estudantes: (i) a forma como Portugal geriu a pandemia, (ii) a forte adesão à vacinação em Portugal e (iii) a existência de equipamentos de saúde perto da área de residência. Acredita-se que esta dissertação é um complemento à literatura existente, pelo facto de analisar as necessidades e preferências dos estudantes internacionais dos diferentes ciclos de estudo que optam por estudar em Portugal. Isto permitiu apresentar linhas orientadoras para atrair um maior número de estudantes internacionais e satisfazer mais este tipo de estudantes.In recent years the number of higher education students going abroad for educational reasons has been increasing. The mobility of these students is often associated with academic tourism. The attractiveness of this market and the fact that there are several countries wishing to attract international students make it necessary to understand their needs and specificities. Although there is some literature on academic tourism and the factors that influence the decision of international students, there are no known studies that explore the influence of the study cycle on the student's decision to study in a particular country. To fill this gap, the present dissertation proposes to analyse the factors that motivate the choice of Portugal as a host country for international students, considering the influence of the study cycle and the impact of the COVID-19 pandemic. A literature review was carried out to better understand the concept and characteristics of academic tourism, as well as to identify the push factors that motivate students to study abroad and the pull factors, which influence the choice of host country, the specificities of the different study cycles and mobility programmes that allow to study in Portugal. The empirical study was conducted using two data collection instruments: interviews (N=41) and questionnaires (N=236) carried out with international students from the three study cycles. The results obtained in the empirical study indicate that the main push factors that motivate international students are: (i) personal and professional development, (ii) education-related aspects and (iii) recommendations. In turn, the main pull factors are: (i) the living conditions in Portugal; (ii) tourism and leisure; (iii) the higher education institution; (iv) and the size and location of the country and/or the city. It was also found that the study cycle influences the importance given to certain factors, namely: tourism and leisure and education. Regarding the impact of the pandemic COVID-19 it was concluded that it was not very high. However, some students said that they still had some fear about the pandemic. We identified three aspects that made students feel more secure, namely (i) the way Portugal managed the pandemic, (ii) the strong adherence to vaccination in Portugal and (iii) the existence of health facilities close to the area of residence. It is believed that this dissertation is a complement to the existing literature, due to the fact that it analyses the needs and preferences of international students from different study cycles who choose to study in Portugal. This allowed to present guidelines to attract a greater number of international students and to better satisfy this type of students.2023-05-16T11:06:13Z2022-12-09T00:00:00Z2022-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37751porNóbrega, Mariana Fernandes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:11:59Zoai:ria.ua.pt:10773/37751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:55.633350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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