A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/14 |
Resumo: | Com o presente trabalho empreendemos um estudo no âmbito da problemática da avaliação das organizações educativas, procurando compreender se a "auto-avaliação é um processo de responsabilidade e autonomia". Entendemos que a melhoria da qualidade duma instituição é construída principalmente a partir do seu interior, através de um trabalho reflexivo e crítico de todos os actores educativos (Afonso, 2005b,p.16). O tema deste trabalho insere-se na perspectiva de desenvolvimento de auto-avaliação institucional e coloca a ênfase nas perspectivas dos diversos actores educativos (alunos, professores, pessoal não docente e pais). Este estudo de Caso designado "A auto-avaliação institucional - um processo de responsabilidade e autonomia" pretende compreender o efeito da auto-autoavaliação na melhoria da organização e da cultura do Agrupamento. A questão enunciada levou-nos a reflectir sobre a avaliação institucional, perspectivando a escola como uma organização específica comum à cultura que promove a mudança e a inovação, e nesse contexto o processo de auto-avaliação é uma estratégia de autonomia e responsabilidade que conduzirá a um melhor desempenho da escola. |
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Com o presente trabalho empreendemos um estudo no âmbito da problemática da avaliação das organizações educativas, procurando compreender se a "auto-avaliação é um processo de responsabilidade e autonomia". Entendemos que a melhoria da qualidade duma instituição é construída principalmente a partir do seu interior, através de um trabalho reflexivo e crítico de todos os actores educativos (Afonso, 2005b,p.16). O tema deste trabalho insere-se na perspectiva de desenvolvimento de auto-avaliação institucional e coloca a ênfase nas perspectivas dos diversos actores educativos (alunos, professores, pessoal não docente e pais). Este estudo de Caso designado "A auto-avaliação institucional - um processo de responsabilidade e autonomia" pretende compreender o efeito da auto-autoavaliação na melhoria da organização e da cultura do Agrupamento. A questão enunciada levou-nos a reflectir sobre a avaliação institucional, perspectivando a escola como uma organização específica comum à cultura que promove a mudança e a inovação, e nesse contexto o processo de auto-avaliação é uma estratégia de autonomia e responsabilidade que conduzirá a um melhor desempenho da escola. |
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