Vamos tomar um café online?: A expressão da presença social numa comunidade de ensino aprendizagem online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crato, Maria Raquel Tavares Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/463
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_c250f5997d69326b9422b72834fc5869
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/463
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vamos tomar um café online?: A expressão da presença social numa comunidade de ensino aprendizagem onlinePsicologia educacionalAprendizagemInternetEnsinoRedes sociaisPresença socialEducational psychologyLearningInternetReadingSocial networksSocial preferenceDissertação de mestrado em Psicologia EducacionalA emergência e desenvolvimento de sofisticadas redes de informação e comunicações electrónicas nas últimas décadas possibilitaram o desenho e a implementação de novas práticas pedagógicas que transformaram, e continuam a transformar, significativamente, o ensino e a aprendizagem de uma forma global. O crescente potencial destas novas infra-estruturas tecnológicas em rede permitiu, nomeadamente no ensino aprendizagem a distância, a criação de contextos que proporcionam novas formas de interacção onde são possíveis a comunicação entre professor e estudante, estudante com estudante, e estudante com professor. Ou seja, permitiu a criação de comunidades educativas virtuais onde professores e estudantes interagem a partir de qualquer lugar e em qualquer momento. Apesar desta forma de ensino aprendizagem a distância mediada por computador ser muito promissora a diversos títulos, não deixa, porém, de levantar algumas interrogações quanto à sua capacidade e eficácia interactiva. A interacção online é na sua grande maioria baseada na linguagem escrita, o que condiciona, ou até elimina, todos os indicadores de linguagem não verbal que facilitam a comunicação num contexto presencial. A impossibilidade de facilmente se percepcionar através do texto escrito a linguagem corporal, as variações na tonalidade da voz, as expressões faciais, e toda uma panóplia de outros indicadores visuais e sonoros potenciadores de interacção social e de comunicação, aumenta a dificuldade de interpretação do sentido do que se pretende comunicar, e pode até tornar ambíguas, ou mesmo incompreensíveis, muitas das posições e condutas dos elementos de uma comunidade de ensino aprendizagem em contexto virtual. XXI Partindo da definição de Presença Social dada por Garrison, Anderson, e Archer (2000) “the ability of participants in a community of inquiry to project themselves socially and emotionally, as ‘real’ people (i.e., their full personality), through the medium of communication being used” (p. 94), recolhemos, observámos e analisámos, durante dois quadrimestres, o conteúdo de todas as mensagens escritas, produzidas por professores e alunos, de um curso de mestrado online, de uma universidade pública portuguesa, de forma a compreender as manifestações da presença social em três contextos diferentes – informal, formal, e híbrido. Quisemos ver, de um modo geral, como se manifesta a presença social e de que forma a coesão, a compreensão, e a proficiência educativa da comunidade de ensino aprendizagem, objecto do presente estudo, pode fornecer pistas para que se melhore o desenho de cursos em ambientes online. Quisemos também saber, de uma forma particular, se a presença social está mais presente nos espaços de comunicação informal. Dos resultados que obtivemos podemos dizer que a presença social se manifesta em todos os conteúdos, variando no espaço e no tempo, e que a coesão do grupo demora tempo a revelar-se. Constatámos também que o café é, sem dúvida, o espaço privilegiado para a manifestação da presença social, principalmente na forma de emoções e afectividade. Estamos convictos de que conseguimos desbravar determinados caminhos que podem vir a melhorar o desempenho de uma comunidade virtual de aprendizagem. Para todos os efeitos: tomar um café online é um comportamento desejável em comunidades de aprendizagem virtual. ABSTRACT The emergence and development of sophisticated nets of information and electronic communications in the last few decades made possible the drawing and the implementation of new pedagogical practices that transformed, and continue to transform, significantly, the education and the learning on a global form. The potential increasing of these new technological infrastructures in net allowed, especially in teaching of learning at distance, the creation of contexts that provide new forms of interaction where it is possible the communication between professor and student, student with student, and student with professor. That is, it allowed the creation of virtual educative communities where professors and students interact from any place and at any moment. Although this form in teaching of learning at distance mediated by computer is very promising at diverse headings, it does not leave, however, to raise some interrogations about its capacity and interactive effectiveness. The interaction online it is in its great majority based on the written language, what conditions, or even eliminates, all the pointers of non verbal language that facilitate the communication in an context done in the presence of somebody. The impossibility of easily understanding through the written text the corporal language, the variations in the tonality of the voice, in the face expressions, and all a panoply of other visual pointers and sonorous potential of social interaction and XXIII communication, increases the difficulty of interpretation of the direction of what it is intended to communicate, and can even become ambiguous, or still incomprehensible, many of the positions and behaviors of the elements of an education community learning in virtual context. Leaving from the definition of Social Presence given by Garrison, Anderson, and Archer (2000) “the ability of participants in community of inquiry you project themselves socially and emotionally, `real' people (i.e., to their full personality), through the medium of communication being used” (P. 94), we collect, we observed and we analyzed, during eight months, the content of all the written messages, produced by professors and pupils, of an online master course, of a Portuguese public university, in a way to understand the manifestations of the social presence in three different contexts - informal, formal, and hybrid. We wanted to see, in a general way, as the social presence it manifests and in what form the cohesion, the understanding, and the educative skill of the education community learning, object of the present study, can supply tracks so that if it improves the drawing of courses in online environments. We also wanted to know, in a particular form, if the social existence is more present in the spaces of informal communication. Of the results that we got we can say that the social existence it manifest in all the contents, varying in the space and the time, and that the cohesion of the group delays time to reveal itself. We also evidenced that the coffee shop is, without a doubt, the privileged space for the manifestation of the social presence, mainly in the form of emotions and affectivity. We are convicts of that we can tame definitive ways that can come to improve the performance of a virtual community of learning. For all the effect: to take a coffee online it is a desirable behavior in communities of virtual learning.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPACrato, Maria Raquel Tavares Pereira2011-04-02T11:09:19Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:36Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/463Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:35.297201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vamos tomar um café online?: A expressão da presença social numa comunidade de ensino aprendizagem online
title Vamos tomar um café online?: A expressão da presença social numa comunidade de ensino aprendizagem online
spellingShingle Vamos tomar um café online?: A expressão da presença social numa comunidade de ensino aprendizagem online
Crato, Maria Raquel Tavares Pereira
Psicologia educacional
Aprendizagem
Internet
Ensino
Redes sociais
Presença social
Educational psychology
Learning
Internet
Reading
Social networks
Social preference
title_short Vamos tomar um café online?: A expressão da presença social numa comunidade de ensino aprendizagem online
title_full Vamos tomar um café online?: A expressão da presença social numa comunidade de ensino aprendizagem online
title_fullStr Vamos tomar um café online?: A expressão da presença social numa comunidade de ensino aprendizagem online
title_full_unstemmed Vamos tomar um café online?: A expressão da presença social numa comunidade de ensino aprendizagem online
title_sort Vamos tomar um café online?: A expressão da presença social numa comunidade de ensino aprendizagem online
author Crato, Maria Raquel Tavares Pereira
author_facet Crato, Maria Raquel Tavares Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Crato, Maria Raquel Tavares Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Aprendizagem
Internet
Ensino
Redes sociais
Presença social
Educational psychology
Learning
Internet
Reading
Social networks
Social preference
topic Psicologia educacional
Aprendizagem
Internet
Ensino
Redes sociais
Presença social
Educational psychology
Learning
Internet
Reading
Social networks
Social preference
description Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008-01-01T00:00:00Z
2011-04-02T11:09:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/463
url http://hdl.handle.net/10400.12/463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130046529536000