O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, José Manuel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Guilherme Paiva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29990
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21920/recei720217202846
Resumo: O texto propõe um estudo comparativo sobre as políticas educacionais referentes ao reconhecimento da diversidade cultural em Portugal e no Brasil. A análise das políticas associadas à diversidade cultural na educação em Portugal e no Brasil é delimi tada no período de 1990 a 2018. Essas políticas têm uma correlação com um contexto mais amplo, em um nível mundial, tendo em vista que são influenciadas por órgãos multilaterais. O estudo se baseia em pesquisa documental, na teoria da justificação e na soc iologia pragmática, considerando discursos de docentes e discentes de escolas em Portugal e no Brasil. A análise mostra aproximações e distanciamentos entre os dois países na implementação de políticas educacionais voltadas para o reconhecimento da diversidade cultural, a partir do período delimitado para estudo.
id RCAP_c2673ee12996f6fb4eebdfcbd68f181a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29990
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASILTHE RECOGNITION OF CULTURAL DIVERSITY IN EDUCATIONAL POLICIES IN PORTUGAL AND BRAZILDiversidadeCulturaReconhecimentoEducaçãoO texto propõe um estudo comparativo sobre as políticas educacionais referentes ao reconhecimento da diversidade cultural em Portugal e no Brasil. A análise das políticas associadas à diversidade cultural na educação em Portugal e no Brasil é delimi tada no período de 1990 a 2018. Essas políticas têm uma correlação com um contexto mais amplo, em um nível mundial, tendo em vista que são influenciadas por órgãos multilaterais. O estudo se baseia em pesquisa documental, na teoria da justificação e na soc iologia pragmática, considerando discursos de docentes e discentes de escolas em Portugal e no Brasil. A análise mostra aproximações e distanciamentos entre os dois países na implementação de políticas educacionais voltadas para o reconhecimento da diversidade cultural, a partir do período delimitado para estudo.Editora da UERN2021-07-09T13:47:40Z2021-07-092021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/29990http://hdl.handle.net/10174/29990https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21920/recei720217202846porCARVALHO, G. P; RESENDE, J. O reconhecimento da diversidade cultural em políticas educacionais em Portugal e no Brasil. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 7, n. 20, 202128-452447-0783http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RECEI/article/view/2847/26467Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar20jmvsr@uevora.ptguimepaivacarvalho@gmail.comResende, José ManuelCarvalho, Guilherme Paiva deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:40Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:10.217324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL
THE RECOGNITION OF CULTURAL DIVERSITY IN EDUCATIONAL POLICIES IN PORTUGAL AND BRAZIL
title O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL
spellingShingle O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL
Resende, José Manuel
Diversidade
Cultura
Reconhecimento
Educação
title_short O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL
title_full O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL
title_fullStr O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL
title_full_unstemmed O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL
title_sort O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL
author Resende, José Manuel
author_facet Resende, José Manuel
Carvalho, Guilherme Paiva de
author_role author
author2 Carvalho, Guilherme Paiva de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, José Manuel
Carvalho, Guilherme Paiva de
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade
Cultura
Reconhecimento
Educação
topic Diversidade
Cultura
Reconhecimento
Educação
description O texto propõe um estudo comparativo sobre as políticas educacionais referentes ao reconhecimento da diversidade cultural em Portugal e no Brasil. A análise das políticas associadas à diversidade cultural na educação em Portugal e no Brasil é delimi tada no período de 1990 a 2018. Essas políticas têm uma correlação com um contexto mais amplo, em um nível mundial, tendo em vista que são influenciadas por órgãos multilaterais. O estudo se baseia em pesquisa documental, na teoria da justificação e na soc iologia pragmática, considerando discursos de docentes e discentes de escolas em Portugal e no Brasil. A análise mostra aproximações e distanciamentos entre os dois países na implementação de políticas educacionais voltadas para o reconhecimento da diversidade cultural, a partir do período delimitado para estudo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09T13:47:40Z
2021-07-09
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29990
http://hdl.handle.net/10174/29990
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21920/recei720217202846
url http://hdl.handle.net/10174/29990
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21920/recei720217202846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CARVALHO, G. P; RESENDE, J. O reconhecimento da diversidade cultural em políticas educacionais em Portugal e no Brasil. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 7, n. 20, 2021
28-45
2447-0783
http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RECEI/article/view/2847/2646
7
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar
20
jmvsr@uevora.pt
guimepaivacarvalho@gmail.com
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UERN
publisher.none.fl_str_mv Editora da UERN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136673109377024