O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/29990 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21920/recei720217202846 |
Resumo: | O texto propõe um estudo comparativo sobre as políticas educacionais referentes ao reconhecimento da diversidade cultural em Portugal e no Brasil. A análise das políticas associadas à diversidade cultural na educação em Portugal e no Brasil é delimi tada no período de 1990 a 2018. Essas políticas têm uma correlação com um contexto mais amplo, em um nível mundial, tendo em vista que são influenciadas por órgãos multilaterais. O estudo se baseia em pesquisa documental, na teoria da justificação e na soc iologia pragmática, considerando discursos de docentes e discentes de escolas em Portugal e no Brasil. A análise mostra aproximações e distanciamentos entre os dois países na implementação de políticas educacionais voltadas para o reconhecimento da diversidade cultural, a partir do período delimitado para estudo. |
id |
RCAP_c2673ee12996f6fb4eebdfcbd68f181a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/29990 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASILTHE RECOGNITION OF CULTURAL DIVERSITY IN EDUCATIONAL POLICIES IN PORTUGAL AND BRAZILDiversidadeCulturaReconhecimentoEducaçãoO texto propõe um estudo comparativo sobre as políticas educacionais referentes ao reconhecimento da diversidade cultural em Portugal e no Brasil. A análise das políticas associadas à diversidade cultural na educação em Portugal e no Brasil é delimi tada no período de 1990 a 2018. Essas políticas têm uma correlação com um contexto mais amplo, em um nível mundial, tendo em vista que são influenciadas por órgãos multilaterais. O estudo se baseia em pesquisa documental, na teoria da justificação e na soc iologia pragmática, considerando discursos de docentes e discentes de escolas em Portugal e no Brasil. A análise mostra aproximações e distanciamentos entre os dois países na implementação de políticas educacionais voltadas para o reconhecimento da diversidade cultural, a partir do período delimitado para estudo.Editora da UERN2021-07-09T13:47:40Z2021-07-092021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/29990http://hdl.handle.net/10174/29990https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21920/recei720217202846porCARVALHO, G. P; RESENDE, J. O reconhecimento da diversidade cultural em políticas educacionais em Portugal e no Brasil. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 7, n. 20, 202128-452447-0783http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RECEI/article/view/2847/26467Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar20jmvsr@uevora.ptguimepaivacarvalho@gmail.comResende, José ManuelCarvalho, Guilherme Paiva deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:40Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:10.217324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL THE RECOGNITION OF CULTURAL DIVERSITY IN EDUCATIONAL POLICIES IN PORTUGAL AND BRAZIL |
title |
O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL |
spellingShingle |
O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL Resende, José Manuel Diversidade Cultura Reconhecimento Educação |
title_short |
O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL |
title_full |
O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL |
title_fullStr |
O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL |
title_sort |
O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL |
author |
Resende, José Manuel |
author_facet |
Resende, José Manuel Carvalho, Guilherme Paiva de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Guilherme Paiva de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, José Manuel Carvalho, Guilherme Paiva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade Cultura Reconhecimento Educação |
topic |
Diversidade Cultura Reconhecimento Educação |
description |
O texto propõe um estudo comparativo sobre as políticas educacionais referentes ao reconhecimento da diversidade cultural em Portugal e no Brasil. A análise das políticas associadas à diversidade cultural na educação em Portugal e no Brasil é delimi tada no período de 1990 a 2018. Essas políticas têm uma correlação com um contexto mais amplo, em um nível mundial, tendo em vista que são influenciadas por órgãos multilaterais. O estudo se baseia em pesquisa documental, na teoria da justificação e na soc iologia pragmática, considerando discursos de docentes e discentes de escolas em Portugal e no Brasil. A análise mostra aproximações e distanciamentos entre os dois países na implementação de políticas educacionais voltadas para o reconhecimento da diversidade cultural, a partir do período delimitado para estudo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-09T13:47:40Z 2021-07-09 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/29990 http://hdl.handle.net/10174/29990 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21920/recei720217202846 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/29990 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21920/recei720217202846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CARVALHO, G. P; RESENDE, J. O reconhecimento da diversidade cultural em políticas educacionais em Portugal e no Brasil. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 7, n. 20, 2021 28-45 2447-0783 http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RECEI/article/view/2847/2646 7 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 20 jmvsr@uevora.pt guimepaivacarvalho@gmail.com |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136673109377024 |