O O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2847 |
Resumo: | O texto propõe um estudo comparativo sobre as políticas educacionais referentes ao reconhecimento da diversidade cultural em Portugal e no Brasil. A análise das políticas associadas à diversidade cultural na educação em Portugal e no Brasil é delimitada no período de 1990 a 2018. Essas políticas têm uma correlação com um contexto mais amplo, em um nível mundial, tendo em vista que são influenciadas por órgãos multilaterais. O estudo se baseia em pesquisa documental, na teoria da justificação e na sociologia pragmática, considerando discursos de docentes e discentes de escolas em Portugal e no Brasil. A análise mostra aproximações e distanciamentos entre os dois países na implementação de políticas educacionais voltadas para o reconhecimento da diversidade cultural, a partir do período delimitado para estudo. |
id |
UERN-5_30abdfd68dca279339ef47afb88a2bd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2847 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
O O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASILDiversidade; Cultura; Reconhecimento; Educação.O texto propõe um estudo comparativo sobre as políticas educacionais referentes ao reconhecimento da diversidade cultural em Portugal e no Brasil. A análise das políticas associadas à diversidade cultural na educação em Portugal e no Brasil é delimitada no período de 1990 a 2018. Essas políticas têm uma correlação com um contexto mais amplo, em um nível mundial, tendo em vista que são influenciadas por órgãos multilaterais. O estudo se baseia em pesquisa documental, na teoria da justificação e na sociologia pragmática, considerando discursos de docentes e discentes de escolas em Portugal e no Brasil. A análise mostra aproximações e distanciamentos entre os dois países na implementação de políticas educacionais voltadas para o reconhecimento da diversidade cultural, a partir do período delimitado para estudo.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2847Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2847/2646Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva de Carvalho, GuilhermeVieira de Resende, José Manuel Soares2021-03-20T15:51:11Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2847Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-03-20T15:51:11Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL |
title |
O O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL |
spellingShingle |
O O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL Paiva de Carvalho, Guilherme Diversidade; Cultura; Reconhecimento; Educação. |
title_short |
O O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL |
title_full |
O O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL |
title_fullStr |
O O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
O O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL |
title_sort |
O O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL |
author |
Paiva de Carvalho, Guilherme |
author_facet |
Paiva de Carvalho, Guilherme Vieira de Resende, José Manuel Soares |
author_role |
author |
author2 |
Vieira de Resende, José Manuel Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva de Carvalho, Guilherme Vieira de Resende, José Manuel Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade; Cultura; Reconhecimento; Educação. |
topic |
Diversidade; Cultura; Reconhecimento; Educação. |
description |
O texto propõe um estudo comparativo sobre as políticas educacionais referentes ao reconhecimento da diversidade cultural em Portugal e no Brasil. A análise das políticas associadas à diversidade cultural na educação em Portugal e no Brasil é delimitada no período de 1990 a 2018. Essas políticas têm uma correlação com um contexto mais amplo, em um nível mundial, tendo em vista que são influenciadas por órgãos multilaterais. O estudo se baseia em pesquisa documental, na teoria da justificação e na sociologia pragmática, considerando discursos de docentes e discentes de escolas em Portugal e no Brasil. A análise mostra aproximações e distanciamentos entre os dois países na implementação de políticas educacionais voltadas para o reconhecimento da diversidade cultural, a partir do período delimitado para estudo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2847 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2847/2646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125922316288 |