O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estima, Helena Maria Ferreira e Silva, 1968-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5750
Resumo: Tese de Mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto da Educação, 2011
id RCAP_c2687bc919d850de5e10c5dc0b27d0b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5750
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunosAvaliação em educaçãoEnsino da matemáticaExames escolaresTeses de mestrado - 2011Tese de Mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto da Educação, 2011Este trabalho tem como objectivo conhecer e compreender a forma como o exame influência as práticas de ensino, aprendizagem e avaliação desenvolvidas por duas professoras numa escola da região centro do país. A estratégia adoptada para a recolha de dados segue uma abordagem essencialmente qualitativa e interpretativa, tendo a observação de aulas, entrevistas de grupo focalizado aos alunos, análise documental e questionários sido os instrumentos privilegiados. Os resultados obtidos pelos alunos, ao nível das classificações internas finais e das classificações de exame foram um instrumento importante na interpretação dos dados qualitativos. Os resultados obtidos nesta situação concreta mostraram a existência de desvios reduzidos quando comparamos as classificações internas finais e as classificações de exame, nas duas turmas. No ponto de vista dos alunos esta situação é justificada pelo bom trabalho que a sua professora desenvolveu. As estratégias de ensino e aprendizagem são bastante diferentes nestas duas turmas, na turma A estas são principalmente da responsabilidade da professora e de natureza essencialmente transmissiva, enquanto na turma B a professora dá ênfase ao trabalho do aluno e é uma espécie de mediadora. Já em relação às práticas avaliativas adoptadas, estas mostram-se bastante próximas e, apesar da professora da turma B desenvolver em sala de aula práticas que envolvem avaliação formativa, estas não são consideradas pelos alunos como sendo momentos de avaliação e também não são tidas em conta quando a professora atribui as classificações. Assim, podemos dizer que em geral, a classificação interna final dos alunos nestas duas turmas se baseia essencialmente na vertente sumativa da avaliação.This study aims to know and understand how the exam influences teaching practices, learning and assessment developed by two teachers in a school in central Portugal. The strategy used for collecting data follows an essentially qualitative and interpretive approach, having the classroom observation, focus group interviews with students, documentary analysis and questionnaires been the preferred instruments . The results achieved by students in the final internal ratings and in the exam results were an important tool in the qualitative data interpretation. The results achieved in this particular situation showed the existence of a reduced discrepancy when comparing the final internal results and the results of the exam in two classes. According to the students it is due to the good work that their teacher has developed. The teaching and learning strategies are quite different in these two classes. In class A they are mainly enforced by the teacher and essentially expositive, while in the B class the teacher emphasizes the students’ work and is a kind of mediator. In what concerns to assessment practices adopted, these appear to be quite close and although the class B teacher develops classroom practices involving formative assessment, these students don’t considered them as stages of evaluation and are not also taken into account when the teacher assigns the ratings. So we can say that in general, the final internal classification of pupils in these two classes is mainly based on summative evaluation.Fernandes, Domingos, 1953-Repositório da Universidade de LisboaEstima, Helena Maria Ferreira e Silva, 1968-2012-03-26T17:43:14Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:59.845898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos
title O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos
spellingShingle O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos
Estima, Helena Maria Ferreira e Silva, 1968-
Avaliação em educação
Ensino da matemática
Exames escolares
Teses de mestrado - 2011
title_short O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos
title_full O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos
title_fullStr O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos
title_full_unstemmed O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos
title_sort O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos
author Estima, Helena Maria Ferreira e Silva, 1968-
author_facet Estima, Helena Maria Ferreira e Silva, 1968-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Domingos, 1953-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Estima, Helena Maria Ferreira e Silva, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação em educação
Ensino da matemática
Exames escolares
Teses de mestrado - 2011
topic Avaliação em educação
Ensino da matemática
Exames escolares
Teses de mestrado - 2011
description Tese de Mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto da Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-03-26T17:43:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5750
url http://hdl.handle.net/10451/5750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134198613671936