O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/5750 |
Resumo: | Tese de Mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto da Educação, 2011 |
id |
RCAP_c2687bc919d850de5e10c5dc0b27d0b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/5750 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunosAvaliação em educaçãoEnsino da matemáticaExames escolaresTeses de mestrado - 2011Tese de Mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto da Educação, 2011Este trabalho tem como objectivo conhecer e compreender a forma como o exame influência as práticas de ensino, aprendizagem e avaliação desenvolvidas por duas professoras numa escola da região centro do país. A estratégia adoptada para a recolha de dados segue uma abordagem essencialmente qualitativa e interpretativa, tendo a observação de aulas, entrevistas de grupo focalizado aos alunos, análise documental e questionários sido os instrumentos privilegiados. Os resultados obtidos pelos alunos, ao nível das classificações internas finais e das classificações de exame foram um instrumento importante na interpretação dos dados qualitativos. Os resultados obtidos nesta situação concreta mostraram a existência de desvios reduzidos quando comparamos as classificações internas finais e as classificações de exame, nas duas turmas. No ponto de vista dos alunos esta situação é justificada pelo bom trabalho que a sua professora desenvolveu. As estratégias de ensino e aprendizagem são bastante diferentes nestas duas turmas, na turma A estas são principalmente da responsabilidade da professora e de natureza essencialmente transmissiva, enquanto na turma B a professora dá ênfase ao trabalho do aluno e é uma espécie de mediadora. Já em relação às práticas avaliativas adoptadas, estas mostram-se bastante próximas e, apesar da professora da turma B desenvolver em sala de aula práticas que envolvem avaliação formativa, estas não são consideradas pelos alunos como sendo momentos de avaliação e também não são tidas em conta quando a professora atribui as classificações. Assim, podemos dizer que em geral, a classificação interna final dos alunos nestas duas turmas se baseia essencialmente na vertente sumativa da avaliação.This study aims to know and understand how the exam influences teaching practices, learning and assessment developed by two teachers in a school in central Portugal. The strategy used for collecting data follows an essentially qualitative and interpretive approach, having the classroom observation, focus group interviews with students, documentary analysis and questionnaires been the preferred instruments . The results achieved by students in the final internal ratings and in the exam results were an important tool in the qualitative data interpretation. The results achieved in this particular situation showed the existence of a reduced discrepancy when comparing the final internal results and the results of the exam in two classes. According to the students it is due to the good work that their teacher has developed. The teaching and learning strategies are quite different in these two classes. In class A they are mainly enforced by the teacher and essentially expositive, while in the B class the teacher emphasizes the students’ work and is a kind of mediator. In what concerns to assessment practices adopted, these appear to be quite close and although the class B teacher develops classroom practices involving formative assessment, these students don’t considered them as stages of evaluation and are not also taken into account when the teacher assigns the ratings. So we can say that in general, the final internal classification of pupils in these two classes is mainly based on summative evaluation.Fernandes, Domingos, 1953-Repositório da Universidade de LisboaEstima, Helena Maria Ferreira e Silva, 1968-2012-03-26T17:43:14Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:59.845898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos |
title |
O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos |
spellingShingle |
O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos Estima, Helena Maria Ferreira e Silva, 1968- Avaliação em educação Ensino da matemática Exames escolares Teses de mestrado - 2011 |
title_short |
O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos |
title_full |
O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos |
title_fullStr |
O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos |
title_full_unstemmed |
O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos |
title_sort |
O exame de matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12º ano : perspectiva dos alunos |
author |
Estima, Helena Maria Ferreira e Silva, 1968- |
author_facet |
Estima, Helena Maria Ferreira e Silva, 1968- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Domingos, 1953- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estima, Helena Maria Ferreira e Silva, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação em educação Ensino da matemática Exames escolares Teses de mestrado - 2011 |
topic |
Avaliação em educação Ensino da matemática Exames escolares Teses de mestrado - 2011 |
description |
Tese de Mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto da Educação, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-03-26T17:43:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/5750 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/5750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134198613671936 |