Transpondo as fronteiras dos estereótipos culturais: o desenvolvimento da subcompetência pragmática na aula de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/30203 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_c2738ce8fbb39ba0b2a7cc7c64a9180f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30203 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transpondo as fronteiras dos estereótipos culturais: o desenvolvimento da subcompetência pragmática na aula de língua estrangeiraCrossing over the borders of cultural stereotypes: the development of pragmatic subcompetence in the foreign language classroom806.0:372.88372.88:806.0Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, descreve o Plano de Intervenção aplicado numa turma de Espanhol de nível A1, o qual procurou desenvolver a competência intercultural e pragmática, para permitir aos alunos comunicar de uma forma mais eficaz. Os objetivos do projeto foram: a) procurar colmatar as principais lacunas, ao nível da abordagem dos conteúdos socioculturais do manual adotado (materiais e atividades que permitam dissolver os estereótipos culturais existentes entre os alunos); b) desenvolver estratégias (procedimentos em sala de aula) para transmitir conteúdos socioculturais aos alunos; c) consciencializar os discentes para a importância que a aprendizagem dos conteúdos socioculturais e a competência pragmática terá no domínio da língua estrangeira; d) aprofundar a competência sociopragmática dos alunos; e e) avaliar os resultados práticos das estratégias implementadas durante o estágio. Com base numa observação do contexto de intervenção, e tendo os documentos orientadores do processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras como alicerces, arquitetou-se um conjunto de estratégias de intervenção, implementadas e avaliadas. Os resultados finais revelaram que a turma em causa assimilou a importância de abordar conteúdos socioculturais e que estes se tornaram mais seguros e autónomos para uma eventual interação com nativos da Língua Espanhola. Seguindo uma perspetiva reflexiva e assente na pesquisa bibliográfica, foi também possível avaliar a minha evolução enquanto professora e adquirir conhecimentos e competências extremamente úteis para o meu percurso profissional.This report, carried out in the scope of the Master in the Teaching of English and Spanish in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education, in the Institute of Education of the University of Minho, describes the Intervention Plan applied to a class of Spanish Level A1, which sought to develop intercultural and pragmatic competence, to allow students to communicate more effectively. The project objectives were: a) attempt to fill the major gaps in terms of approaching the sociocultural contents of the adopted book (materials and activities that may dissolve the existing cultural stereotypes among the students); b ) develop strategies (procedures in the classroom) to transmit sociocultural contents to students; c) raise the conscious of students to the importance that the learning of sociocultural contents and pragmatic competence will have in the field of foreign language; d) deepen the sociopragmatic competence of students; and e) evaluate the practical results of the strategies implemented during the training period. Based on an observation of the context of intervention, and having the guiding documents in the areas of Teaching and Learning of foreign languages as basis, I build a set of intervention strategies, implemented and evaluated. The final results showed that the class in question has assimilated the importance of approaching sociocultural contents and students became more secure and autonomous to a possible interaction with native speakers of Spanish Language. Following a reflective perspective and based on the literature, it was also possible to evaluate my evolution as a teacher and acquire knowledge and skills extremely useful for my career.Cea Álvarez, Ana MaríaUniversidade do MinhoSampaio, Ana Maria da Costa Gomes20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30203por201484099info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:45.694775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transpondo as fronteiras dos estereótipos culturais: o desenvolvimento da subcompetência pragmática na aula de língua estrangeira Crossing over the borders of cultural stereotypes: the development of pragmatic subcompetence in the foreign language classroom |
title |
Transpondo as fronteiras dos estereótipos culturais: o desenvolvimento da subcompetência pragmática na aula de língua estrangeira |
spellingShingle |
Transpondo as fronteiras dos estereótipos culturais: o desenvolvimento da subcompetência pragmática na aula de língua estrangeira Sampaio, Ana Maria da Costa Gomes 806.0:372.88 372.88:806.0 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Transpondo as fronteiras dos estereótipos culturais: o desenvolvimento da subcompetência pragmática na aula de língua estrangeira |
title_full |
Transpondo as fronteiras dos estereótipos culturais: o desenvolvimento da subcompetência pragmática na aula de língua estrangeira |
title_fullStr |
Transpondo as fronteiras dos estereótipos culturais: o desenvolvimento da subcompetência pragmática na aula de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Transpondo as fronteiras dos estereótipos culturais: o desenvolvimento da subcompetência pragmática na aula de língua estrangeira |
title_sort |
Transpondo as fronteiras dos estereótipos culturais: o desenvolvimento da subcompetência pragmática na aula de língua estrangeira |
author |
Sampaio, Ana Maria da Costa Gomes |
author_facet |
Sampaio, Ana Maria da Costa Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cea Álvarez, Ana María Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Ana Maria da Costa Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
806.0:372.88 372.88:806.0 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
806.0:372.88 372.88:806.0 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/30203 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/30203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201484099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132940593004544 |