Saberes artísticos permeando a formação de pedagogos e seu eco nas Escolas
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000100151 |
Resumo: | Resumo No presente artigo, apresentamos uma reflexão acerca da arte como campo de saber legitimado (ou não) para a formação de professores(as) pedagogos(as) e a repercussão dessa formação em suas futuras atividades docentes com artes, nas séries iniciais da Educação Básica, e a relação dessa formação com o que determinam os documentos legais no país (Brasil, 1971; 1996; 1997; 2008; 2010; 2012; 2016; 2018). Para isso, analisamos o contexto da formação inicial em Pedagogia (Brasil, 2006; 2015), pontuando brevemente a evolução do campo da Arte no currículo escolar no Brasil (Barbosa, 1985), com foco na educação estética (Suassuna, 1996; Schiller, 1991). Discutimos também sobre os saberes em artes que são (ou deveriam ser) proclamados e exercidos nos currículos (Lopes & Macedo, 2011; Bourdieu, 1983; 2004; 2006) e o que, de fato, se pratica nos currículos dos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará - UECE/Faculdade de Educação de Itapipoca - FACEDI - (Moraes, 2010; 2016) e a articulação desses currículos com as atividades de pesquisa e extensão (Dias, 2009) existentes nessa instituição. Os resultados de nossas análises apontam para a compreensão de que currículo não é mera prescrição, mas, segundo Ferraço (2008), um conjunto de possibilidades que nos exige considerar a diversidade presente no cotidiano escolar como elemento formativo e interventivo. |
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Saberes artísticos permeando a formação de pedagogos e seu eco nas EscolasFormação InicialCurrículoSaberes artísticosResumo No presente artigo, apresentamos uma reflexão acerca da arte como campo de saber legitimado (ou não) para a formação de professores(as) pedagogos(as) e a repercussão dessa formação em suas futuras atividades docentes com artes, nas séries iniciais da Educação Básica, e a relação dessa formação com o que determinam os documentos legais no país (Brasil, 1971; 1996; 1997; 2008; 2010; 2012; 2016; 2018). Para isso, analisamos o contexto da formação inicial em Pedagogia (Brasil, 2006; 2015), pontuando brevemente a evolução do campo da Arte no currículo escolar no Brasil (Barbosa, 1985), com foco na educação estética (Suassuna, 1996; Schiller, 1991). Discutimos também sobre os saberes em artes que são (ou deveriam ser) proclamados e exercidos nos currículos (Lopes & Macedo, 2011; Bourdieu, 1983; 2004; 2006) e o que, de fato, se pratica nos currículos dos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará - UECE/Faculdade de Educação de Itapipoca - FACEDI - (Moraes, 2010; 2016) e a articulação desses currículos com as atividades de pesquisa e extensão (Dias, 2009) existentes nessa instituição. Os resultados de nossas análises apontam para a compreensão de que currículo não é mera prescrição, mas, segundo Ferraço (2008), um conjunto de possibilidades que nos exige considerar a diversidade presente no cotidiano escolar como elemento formativo e interventivo.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000100151Revista Portuguesa de Educação v.34 n.1 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000100151Moraes,Ana Cristina deOliveira,Georgia Tath Lima deRibeiro,Luis Távora Furtadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:04:08Zoai:scielo:S0871-91872021000100151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:30.014911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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