Saberes artísticos permeando a formação de pedagogos e seu eco nas Escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes,Ana Cristina de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira,Georgia Tath Lima de, Ribeiro,Luis Távora Furtado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000100151
Resumo: Resumo No presente artigo, apresentamos uma reflexão acerca da arte como campo de saber legitimado (ou não) para a formação de professores(as) pedagogos(as) e a repercussão dessa formação em suas futuras atividades docentes com artes, nas séries iniciais da Educação Básica, e a relação dessa formação com o que determinam os documentos legais no país (Brasil, 1971; 1996; 1997; 2008; 2010; 2012; 2016; 2018). Para isso, analisamos o contexto da formação inicial em Pedagogia (Brasil, 2006; 2015), pontuando brevemente a evolução do campo da Arte no currículo escolar no Brasil (Barbosa, 1985), com foco na educação estética (Suassuna, 1996; Schiller, 1991). Discutimos também sobre os saberes em artes que são (ou deveriam ser) proclamados e exercidos nos currículos (Lopes & Macedo, 2011; Bourdieu, 1983; 2004; 2006) e o que, de fato, se pratica nos currículos dos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará - UECE/Faculdade de Educação de Itapipoca - FACEDI - (Moraes, 2010; 2016) e a articulação desses currículos com as atividades de pesquisa e extensão (Dias, 2009) existentes nessa instituição. Os resultados de nossas análises apontam para a compreensão de que currículo não é mera prescrição, mas, segundo Ferraço (2008), um conjunto de possibilidades que nos exige considerar a diversidade presente no cotidiano escolar como elemento formativo e interventivo.
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