O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Ana Cristina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro, Luis Távora Furtado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47001
Resumo: * Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora na Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: anakrismoraes@hotmail.com. ** Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UECE). Professor-pesquisador do convênio de colaboração entre a l’Université Paris I Panthéon-Sorbonne (Laboratoire Phare - Philosophie, Histoire et analyse des representations économiques), a linha de pesquisa Marxismo, educação e luta de classes (e-luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), da Universidade Estadual do Ceará. Professor-pesquisador do Convênio de Colaboração entre o Programa de Mestrado em Antropologia de Iberoamérica da Universidade de Salamanca (MAI) e Linha de Pesquisa Marxismo, Educação e Luta de Classes (E-Luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: luistavora@uol.com.br. Resumo: O texto problematiza a legitimação das Artes como campo de saber nos currículos de cursos de Pedagogia. Reflete, pois, sobre formação inicial de pedagogos e o repertório artístico-cultural desses profissionais para atenderem às demandas escolares referentes ao ensino de Artes. Tomamos como base de fundamentação teórica, principalmente, a noção de campo de Bourdieu (2006; 2004; 1983) e sua idéia de consagração desse campo como um processo constituído relacionalmente. O trabalho traduz um estudo bibliográfico imerso no campo da Educação, guiado, entretanto, por reflexões sustentadas em observações e vivências estético-pedagógicas no âmbito da formação inicial docente, numa universidade pública estadual brasileira. Com o estudo, infere-se que à universidade cabe a responsabilidade estratégica de garantir a ampliação de componentes curriculares que abranjam saberes em Artes.Palavras-chave: Campo de saber. Artes. Formação de pedagogos.  The field of artistic knowledge in the training curriculum of pedagogos and its echo in schools Abstract: The text problematizes the legitimization of the Arts as a field of knowledge in the curricula of Pedagogy courses. It reflects, therefore, on the initial formation of pedagogues and the artistic-cultural repertoire of these professionals to attend to the school demands related to the teaching of Arts. We take as theoretical basis mainly the notion of Bourdieu's field (2006, 2004, 1983) and his idea of ​​consecration of this field as a process constituted relationally. The work translates a bibliographic study immersed in the field of Education, guided, however, by reflections sustained in observations and aesthetic-pedagogical experiences in the scope of initial teacher training, in a Brazilian state public university. With the study, it is inferred that the university has the strategic responsibility to guarantee the expansion of curricular components that cover knowledge in Arts.Keywords: Field of knowledge. Arts. Formation of pedagogues.  El campo de saber artístico en los curriculos de formación de pedagogos y su eco en las escuelas Resumen: El texto problematiza la legitimación de las Artes como campo de saber en los currículos de cursos de Pedagogía. Refleja, pues, sobre formación inicial de pedagogos y el repertorio artístico-cultural de esos profesionales para atender a las demandas escolares referentes a la enseñanza de Artes. Tomamos como base de fundamentación teórica principalmente la noción de campo de Bourdieu (2006; 2004; 1983) y su idea de consagración de ese campo como un proceso constituido relacionalmente. El trabajo traduce un estudio bibliográfico inmerso en el campo de la Educación, guiado, sin embargo, por reflexiones sostenidas en observaciones y vivencias estético-pedagógicas en el ámbito de la formación inicial docente, en una universidad pública estatal brasileña. Con el estudio, se infiere que a la universidad cabe la responsabilidad estratégica de garantizar la ampliación de componentes curriculares que abarquen saberes en Artes.Palabras Clave: Campo de saber. Artes. Formación de pedagogos. Data de registro: 15/02/2019Data de aceite: 23/04/2020
id UFU-2_968c62f72a16d907df2476b9ec28eaef
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/47001
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolasCampo de saberArtesFormação de pedagogos* Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora na Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: anakrismoraes@hotmail.com. ** Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UECE). Professor-pesquisador do convênio de colaboração entre a l’Université Paris I Panthéon-Sorbonne (Laboratoire Phare - Philosophie, Histoire et analyse des representations économiques), a linha de pesquisa Marxismo, educação e luta de classes (e-luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), da Universidade Estadual do Ceará. Professor-pesquisador do Convênio de Colaboração entre o Programa de Mestrado em Antropologia de Iberoamérica da Universidade de Salamanca (MAI) e Linha de Pesquisa Marxismo, Educação e Luta de Classes (E-Luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: luistavora@uol.com.br. Resumo: O texto problematiza a legitimação das Artes como campo de saber nos currículos de cursos de Pedagogia. Reflete, pois, sobre formação inicial de pedagogos e o repertório artístico-cultural desses profissionais para atenderem às demandas escolares referentes ao ensino de Artes. Tomamos como base de fundamentação teórica, principalmente, a noção de campo de Bourdieu (2006; 2004; 1983) e sua idéia de consagração desse campo como um processo constituído relacionalmente. O trabalho traduz um estudo bibliográfico imerso no campo da Educação, guiado, entretanto, por reflexões sustentadas em observações e vivências estético-pedagógicas no âmbito da formação inicial docente, numa universidade pública estadual brasileira. Com o estudo, infere-se que à universidade cabe a responsabilidade estratégica de garantir a ampliação de componentes curriculares que abranjam saberes em Artes.Palavras-chave: Campo de saber. Artes. Formação de pedagogos.  The field of artistic knowledge in the training curriculum of pedagogos and its echo in schools Abstract: The text problematizes the legitimization of the Arts as a field of knowledge in the curricula of Pedagogy courses. It reflects, therefore, on the initial formation of pedagogues and the artistic-cultural repertoire of these professionals to attend to the school demands related to the teaching of Arts. We take as theoretical basis mainly the notion of Bourdieu's field (2006, 2004, 1983) and his idea of ​​consecration of this field as a process constituted relationally. The work translates a bibliographic study immersed in the field of Education, guided, however, by reflections sustained in observations and aesthetic-pedagogical experiences in the scope of initial teacher training, in a Brazilian state public university. With the study, it is inferred that the university has the strategic responsibility to guarantee the expansion of curricular components that cover knowledge in Arts.Keywords: Field of knowledge. Arts. Formation of pedagogues.  El campo de saber artístico en los curriculos de formación de pedagogos y su eco en las escuelas Resumen: El texto problematiza la legitimación de las Artes como campo de saber en los currículos de cursos de Pedagogía. Refleja, pues, sobre formación inicial de pedagogos y el repertorio artístico-cultural de esos profesionales para atender a las demandas escolares referentes a la enseñanza de Artes. Tomamos como base de fundamentación teórica principalmente la noción de campo de Bourdieu (2006; 2004; 1983) y su idea de consagración de ese campo como un proceso constituido relacionalmente. El trabajo traduce un estudio bibliográfico inmerso en el campo de la Educación, guiado, sin embargo, por reflexiones sostenidas en observaciones y vivencias estético-pedagógicas en el ámbito de la formación inicial docente, en una universidad pública estatal brasileña. Con el estudio, se infiere que a la universidad cabe la responsabilidad estratégica de garantizar la ampliación de componentes curriculares que abarquen saberes en Artes.Palabras Clave: Campo de saber. Artes. Formación de pedagogos. Data de registro: 15/02/2019Data de aceite: 23/04/2020EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de literatura; Pesquisa empíricaapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4700110.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-47001Educação e Filosofia; v. 33 n. 69 (2019): v.33 n.69 set./dez. 2019; 1373-14001982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47001/33527https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47001/35827Copyright (c) 2019 Ana Cristina Moraes, Luis Távora Furtado Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Ana CristinaRibeiro, Luis Távora Furtado2023-03-21T16:18:37Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/47001Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-21T16:18:37Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas
title O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas
spellingShingle O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas
Moraes, Ana Cristina
Campo de saber
Artes
Formação de pedagogos
title_short O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas
title_full O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas
title_fullStr O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas
title_full_unstemmed O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas
title_sort O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas
author Moraes, Ana Cristina
author_facet Moraes, Ana Cristina
Ribeiro, Luis Távora Furtado
author_role author
author2 Ribeiro, Luis Távora Furtado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Ana Cristina
Ribeiro, Luis Távora Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv Campo de saber
Artes
Formação de pedagogos
topic Campo de saber
Artes
Formação de pedagogos
description * Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora na Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: anakrismoraes@hotmail.com. ** Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UECE). Professor-pesquisador do convênio de colaboração entre a l’Université Paris I Panthéon-Sorbonne (Laboratoire Phare - Philosophie, Histoire et analyse des representations économiques), a linha de pesquisa Marxismo, educação e luta de classes (e-luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), da Universidade Estadual do Ceará. Professor-pesquisador do Convênio de Colaboração entre o Programa de Mestrado em Antropologia de Iberoamérica da Universidade de Salamanca (MAI) e Linha de Pesquisa Marxismo, Educação e Luta de Classes (E-Luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: luistavora@uol.com.br. Resumo: O texto problematiza a legitimação das Artes como campo de saber nos currículos de cursos de Pedagogia. Reflete, pois, sobre formação inicial de pedagogos e o repertório artístico-cultural desses profissionais para atenderem às demandas escolares referentes ao ensino de Artes. Tomamos como base de fundamentação teórica, principalmente, a noção de campo de Bourdieu (2006; 2004; 1983) e sua idéia de consagração desse campo como um processo constituído relacionalmente. O trabalho traduz um estudo bibliográfico imerso no campo da Educação, guiado, entretanto, por reflexões sustentadas em observações e vivências estético-pedagógicas no âmbito da formação inicial docente, numa universidade pública estadual brasileira. Com o estudo, infere-se que à universidade cabe a responsabilidade estratégica de garantir a ampliação de componentes curriculares que abranjam saberes em Artes.Palavras-chave: Campo de saber. Artes. Formação de pedagogos.  The field of artistic knowledge in the training curriculum of pedagogos and its echo in schools Abstract: The text problematizes the legitimization of the Arts as a field of knowledge in the curricula of Pedagogy courses. It reflects, therefore, on the initial formation of pedagogues and the artistic-cultural repertoire of these professionals to attend to the school demands related to the teaching of Arts. We take as theoretical basis mainly the notion of Bourdieu's field (2006, 2004, 1983) and his idea of ​​consecration of this field as a process constituted relationally. The work translates a bibliographic study immersed in the field of Education, guided, however, by reflections sustained in observations and aesthetic-pedagogical experiences in the scope of initial teacher training, in a Brazilian state public university. With the study, it is inferred that the university has the strategic responsibility to guarantee the expansion of curricular components that cover knowledge in Arts.Keywords: Field of knowledge. Arts. Formation of pedagogues.  El campo de saber artístico en los curriculos de formación de pedagogos y su eco en las escuelas Resumen: El texto problematiza la legitimación de las Artes como campo de saber en los currículos de cursos de Pedagogía. Refleja, pues, sobre formación inicial de pedagogos y el repertorio artístico-cultural de esos profesionales para atender a las demandas escolares referentes a la enseñanza de Artes. Tomamos como base de fundamentación teórica principalmente la noción de campo de Bourdieu (2006; 2004; 1983) y su idea de consagración de ese campo como un proceso constituido relacionalmente. El trabajo traduce un estudio bibliográfico inmerso en el campo de la Educación, guiado, sin embargo, por reflexiones sostenidas en observaciones y vivencias estético-pedagógicas en el ámbito de la formación inicial docente, en una universidad pública estatal brasileña. Con el estudio, se infiere que a la universidad cabe la responsabilidad estratégica de garantizar la ampliación de componentes curriculares que abarquen saberes en Artes.Palabras Clave: Campo de saber. Artes. Formación de pedagogos. Data de registro: 15/02/2019Data de aceite: 23/04/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Revisão de literatura; Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47001
10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-47001
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47001
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-47001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47001/33527
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47001/35827
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ana Cristina Moraes, Luis Távora Furtado Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ana Cristina Moraes, Luis Távora Furtado Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 33 n. 69 (2019): v.33 n.69 set./dez. 2019; 1373-1400
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233868627968