O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47001 |
Resumo: | * Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora na Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: anakrismoraes@hotmail.com. ** Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UECE). Professor-pesquisador do convênio de colaboração entre a l’Université Paris I Panthéon-Sorbonne (Laboratoire Phare - Philosophie, Histoire et analyse des representations économiques), a linha de pesquisa Marxismo, educação e luta de classes (e-luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), da Universidade Estadual do Ceará. Professor-pesquisador do Convênio de Colaboração entre o Programa de Mestrado em Antropologia de Iberoamérica da Universidade de Salamanca (MAI) e Linha de Pesquisa Marxismo, Educação e Luta de Classes (E-Luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: luistavora@uol.com.br. Resumo: O texto problematiza a legitimação das Artes como campo de saber nos currículos de cursos de Pedagogia. Reflete, pois, sobre formação inicial de pedagogos e o repertório artístico-cultural desses profissionais para atenderem às demandas escolares referentes ao ensino de Artes. Tomamos como base de fundamentação teórica, principalmente, a noção de campo de Bourdieu (2006; 2004; 1983) e sua idéia de consagração desse campo como um processo constituído relacionalmente. O trabalho traduz um estudo bibliográfico imerso no campo da Educação, guiado, entretanto, por reflexões sustentadas em observações e vivências estético-pedagógicas no âmbito da formação inicial docente, numa universidade pública estadual brasileira. Com o estudo, infere-se que à universidade cabe a responsabilidade estratégica de garantir a ampliação de componentes curriculares que abranjam saberes em Artes.Palavras-chave: Campo de saber. Artes. Formação de pedagogos. The field of artistic knowledge in the training curriculum of pedagogos and its echo in schools Abstract: The text problematizes the legitimization of the Arts as a field of knowledge in the curricula of Pedagogy courses. It reflects, therefore, on the initial formation of pedagogues and the artistic-cultural repertoire of these professionals to attend to the school demands related to the teaching of Arts. We take as theoretical basis mainly the notion of Bourdieu's field (2006, 2004, 1983) and his idea of consecration of this field as a process constituted relationally. The work translates a bibliographic study immersed in the field of Education, guided, however, by reflections sustained in observations and aesthetic-pedagogical experiences in the scope of initial teacher training, in a Brazilian state public university. With the study, it is inferred that the university has the strategic responsibility to guarantee the expansion of curricular components that cover knowledge in Arts.Keywords: Field of knowledge. Arts. Formation of pedagogues. El campo de saber artístico en los curriculos de formación de pedagogos y su eco en las escuelas Resumen: El texto problematiza la legitimación de las Artes como campo de saber en los currículos de cursos de Pedagogía. Refleja, pues, sobre formación inicial de pedagogos y el repertorio artístico-cultural de esos profesionales para atender a las demandas escolares referentes a la enseñanza de Artes. Tomamos como base de fundamentación teórica principalmente la noción de campo de Bourdieu (2006; 2004; 1983) y su idea de consagración de ese campo como un proceso constituido relacionalmente. El trabajo traduce un estudio bibliográfico inmerso en el campo de la Educación, guiado, sin embargo, por reflexiones sostenidas en observaciones y vivencias estético-pedagógicas en el ámbito de la formación inicial docente, en una universidad pública estatal brasileña. Con el estudio, se infiere que a la universidad cabe la responsabilidad estratégica de garantizar la ampliación de componentes curriculares que abarquen saberes en Artes.Palabras Clave: Campo de saber. Artes. Formación de pedagogos. Data de registro: 15/02/2019Data de aceite: 23/04/2020 |
id |
UFU-2_968c62f72a16d907df2476b9ec28eaef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/47001 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolasCampo de saberArtesFormação de pedagogos* Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora na Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: anakrismoraes@hotmail.com. ** Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UECE). Professor-pesquisador do convênio de colaboração entre a l’Université Paris I Panthéon-Sorbonne (Laboratoire Phare - Philosophie, Histoire et analyse des representations économiques), a linha de pesquisa Marxismo, educação e luta de classes (e-luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), da Universidade Estadual do Ceará. Professor-pesquisador do Convênio de Colaboração entre o Programa de Mestrado em Antropologia de Iberoamérica da Universidade de Salamanca (MAI) e Linha de Pesquisa Marxismo, Educação e Luta de Classes (E-Luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: luistavora@uol.com.br. Resumo: O texto problematiza a legitimação das Artes como campo de saber nos currículos de cursos de Pedagogia. Reflete, pois, sobre formação inicial de pedagogos e o repertório artístico-cultural desses profissionais para atenderem às demandas escolares referentes ao ensino de Artes. Tomamos como base de fundamentação teórica, principalmente, a noção de campo de Bourdieu (2006; 2004; 1983) e sua idéia de consagração desse campo como um processo constituído relacionalmente. O trabalho traduz um estudo bibliográfico imerso no campo da Educação, guiado, entretanto, por reflexões sustentadas em observações e vivências estético-pedagógicas no âmbito da formação inicial docente, numa universidade pública estadual brasileira. Com o estudo, infere-se que à universidade cabe a responsabilidade estratégica de garantir a ampliação de componentes curriculares que abranjam saberes em Artes.Palavras-chave: Campo de saber. Artes. Formação de pedagogos. The field of artistic knowledge in the training curriculum of pedagogos and its echo in schools Abstract: The text problematizes the legitimization of the Arts as a field of knowledge in the curricula of Pedagogy courses. It reflects, therefore, on the initial formation of pedagogues and the artistic-cultural repertoire of these professionals to attend to the school demands related to the teaching of Arts. We take as theoretical basis mainly the notion of Bourdieu's field (2006, 2004, 1983) and his idea of consecration of this field as a process constituted relationally. The work translates a bibliographic study immersed in the field of Education, guided, however, by reflections sustained in observations and aesthetic-pedagogical experiences in the scope of initial teacher training, in a Brazilian state public university. With the study, it is inferred that the university has the strategic responsibility to guarantee the expansion of curricular components that cover knowledge in Arts.Keywords: Field of knowledge. Arts. Formation of pedagogues. El campo de saber artístico en los curriculos de formación de pedagogos y su eco en las escuelas Resumen: El texto problematiza la legitimación de las Artes como campo de saber en los currículos de cursos de Pedagogía. Refleja, pues, sobre formación inicial de pedagogos y el repertorio artístico-cultural de esos profesionales para atender a las demandas escolares referentes a la enseñanza de Artes. Tomamos como base de fundamentación teórica principalmente la noción de campo de Bourdieu (2006; 2004; 1983) y su idea de consagración de ese campo como un proceso constituido relacionalmente. El trabajo traduce un estudio bibliográfico inmerso en el campo de la Educación, guiado, sin embargo, por reflexiones sostenidas en observaciones y vivencias estético-pedagógicas en el ámbito de la formación inicial docente, en una universidad pública estatal brasileña. Con el estudio, se infiere que a la universidad cabe la responsabilidad estratégica de garantizar la ampliación de componentes curriculares que abarquen saberes en Artes.Palabras Clave: Campo de saber. Artes. Formación de pedagogos. Data de registro: 15/02/2019Data de aceite: 23/04/2020EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de literatura; Pesquisa empíricaapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4700110.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-47001Educação e Filosofia; v. 33 n. 69 (2019): v.33 n.69 set./dez. 2019; 1373-14001982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47001/33527https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47001/35827Copyright (c) 2019 Ana Cristina Moraes, Luis Távora Furtado Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Ana CristinaRibeiro, Luis Távora Furtado2023-03-21T16:18:37Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/47001Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-21T16:18:37Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas |
title |
O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas |
spellingShingle |
O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas Moraes, Ana Cristina Campo de saber Artes Formação de pedagogos |
title_short |
O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas |
title_full |
O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas |
title_fullStr |
O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas |
title_full_unstemmed |
O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas |
title_sort |
O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas |
author |
Moraes, Ana Cristina |
author_facet |
Moraes, Ana Cristina Ribeiro, Luis Távora Furtado |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Luis Távora Furtado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Ana Cristina Ribeiro, Luis Távora Furtado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campo de saber Artes Formação de pedagogos |
topic |
Campo de saber Artes Formação de pedagogos |
description |
* Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora na Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: anakrismoraes@hotmail.com. ** Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UECE). Professor-pesquisador do convênio de colaboração entre a l’Université Paris I Panthéon-Sorbonne (Laboratoire Phare - Philosophie, Histoire et analyse des representations économiques), a linha de pesquisa Marxismo, educação e luta de classes (e-luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), da Universidade Estadual do Ceará. Professor-pesquisador do Convênio de Colaboração entre o Programa de Mestrado em Antropologia de Iberoamérica da Universidade de Salamanca (MAI) e Linha de Pesquisa Marxismo, Educação e Luta de Classes (E-Luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: luistavora@uol.com.br. Resumo: O texto problematiza a legitimação das Artes como campo de saber nos currículos de cursos de Pedagogia. Reflete, pois, sobre formação inicial de pedagogos e o repertório artístico-cultural desses profissionais para atenderem às demandas escolares referentes ao ensino de Artes. Tomamos como base de fundamentação teórica, principalmente, a noção de campo de Bourdieu (2006; 2004; 1983) e sua idéia de consagração desse campo como um processo constituído relacionalmente. O trabalho traduz um estudo bibliográfico imerso no campo da Educação, guiado, entretanto, por reflexões sustentadas em observações e vivências estético-pedagógicas no âmbito da formação inicial docente, numa universidade pública estadual brasileira. Com o estudo, infere-se que à universidade cabe a responsabilidade estratégica de garantir a ampliação de componentes curriculares que abranjam saberes em Artes.Palavras-chave: Campo de saber. Artes. Formação de pedagogos. The field of artistic knowledge in the training curriculum of pedagogos and its echo in schools Abstract: The text problematizes the legitimization of the Arts as a field of knowledge in the curricula of Pedagogy courses. It reflects, therefore, on the initial formation of pedagogues and the artistic-cultural repertoire of these professionals to attend to the school demands related to the teaching of Arts. We take as theoretical basis mainly the notion of Bourdieu's field (2006, 2004, 1983) and his idea of consecration of this field as a process constituted relationally. The work translates a bibliographic study immersed in the field of Education, guided, however, by reflections sustained in observations and aesthetic-pedagogical experiences in the scope of initial teacher training, in a Brazilian state public university. With the study, it is inferred that the university has the strategic responsibility to guarantee the expansion of curricular components that cover knowledge in Arts.Keywords: Field of knowledge. Arts. Formation of pedagogues. El campo de saber artístico en los curriculos de formación de pedagogos y su eco en las escuelas Resumen: El texto problematiza la legitimación de las Artes como campo de saber en los currículos de cursos de Pedagogía. Refleja, pues, sobre formación inicial de pedagogos y el repertorio artístico-cultural de esos profesionales para atender a las demandas escolares referentes a la enseñanza de Artes. Tomamos como base de fundamentación teórica principalmente la noción de campo de Bourdieu (2006; 2004; 1983) y su idea de consagración de ese campo como un proceso constituido relacionalmente. El trabajo traduce un estudio bibliográfico inmerso en el campo de la Educación, guiado, sin embargo, por reflexiones sostenidas en observaciones y vivencias estético-pedagógicas en el ámbito de la formación inicial docente, en una universidad pública estatal brasileña. Con el estudio, se infiere que a la universidad cabe la responsabilidad estratégica de garantizar la ampliación de componentes curriculares que abarquen saberes en Artes.Palabras Clave: Campo de saber. Artes. Formación de pedagogos. Data de registro: 15/02/2019Data de aceite: 23/04/2020 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Revisão de literatura; Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47001 10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-47001 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47001 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-47001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47001/33527 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47001/35827 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ana Cristina Moraes, Luis Távora Furtado Ribeiro http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ana Cristina Moraes, Luis Távora Furtado Ribeiro http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 33 n. 69 (2019): v.33 n.69 set./dez. 2019; 1373-1400 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207233868627968 |