O regresso do religioso : afirmação, crítica, subversão e profecia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Henrique Manuel Gouveia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4184
Resumo: Em sintonia com o espírito do sapere aude kantiano (ouse ou atreva-se a saber), mas tendo em Nietzsche e Heidegger a ausência de um centro absoluto ou o lieu vide que o iluminismo foi incapaz de domesticar, reconhecer e incarnar, este breve texto procura explicar o regresso do religioso, o seu significado e algumas das suas mais imediatas implicações políticas, sócio-económicas e teológicas, depois que este começou a ser debatido há cerca de duas décadas em Capri (Itália), e com uma constante referência ao pensamento de Michel Foucault, Jacques Derrida, e a alguns dos seus mais importante intérpretes, nestas áreas, como John D. Caputo, Jeremy Carrette e outros. Sem poder negar ou afirmar a possibilidade de Deus, o artigo sugere uma nova forma de conceber e de corporizar uma relação pós-moderna entre o humano e o divino, livre de qualquer dualismo, e manifesta numa constante afirmação e subversão de nós mesmos, pela prática do diálogo livre e aberto com o tout autre em cada rosto.
id RCAP_c28e756c9c0e418080e98d4e2c44c187
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4184
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O regresso do religioso : afirmação, crítica, subversão e profeciaRELIGIÃOFILOSOFIA DA RELIGIÃOPROFECIASRELIGIONPHILOSOPHY OF RELIGIONPROPHECIESEm sintonia com o espírito do sapere aude kantiano (ouse ou atreva-se a saber), mas tendo em Nietzsche e Heidegger a ausência de um centro absoluto ou o lieu vide que o iluminismo foi incapaz de domesticar, reconhecer e incarnar, este breve texto procura explicar o regresso do religioso, o seu significado e algumas das suas mais imediatas implicações políticas, sócio-económicas e teológicas, depois que este começou a ser debatido há cerca de duas décadas em Capri (Itália), e com uma constante referência ao pensamento de Michel Foucault, Jacques Derrida, e a alguns dos seus mais importante intérpretes, nestas áreas, como John D. Caputo, Jeremy Carrette e outros. Sem poder negar ou afirmar a possibilidade de Deus, o artigo sugere uma nova forma de conceber e de corporizar uma relação pós-moderna entre o humano e o divino, livre de qualquer dualismo, e manifesta numa constante afirmação e subversão de nós mesmos, pela prática do diálogo livre e aberto com o tout autre em cada rosto.In line with the spirit of the Kantian sapere aude (dare to think for yourself), but having in the thinking of both Nietzsche and Heidegger the absence of an absolute centre or the lieu vide, which the Enlightenment could not tame, recognise, let alone inacarnate, this brief text wishes to explain the return of the religious, its meaning and some of its immediate political, social, eco nomic and theological implications, since it began being discussed in Capri (Italy), almost two decades ago, referring constantly to the thinking of Michel Foucault, Jacques Derrida and to some of their significant interpreters in these areas, like John D. Caputo, Jeremy Carrette and others. Unable to either affirm or negate the possibility of God, the article suggests a new way of conceiving and embodying a postmodern relation between the human and the divine, free from any dualism, and visible in a constant afirmation and subversion of ourselves, through the practice of a free and open dialogue with the tout autre in every face.Edições Universitárias Lusófonas2013-11-19T05:12:24Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4184por1646-1630Pinto, Henrique Manuel Gouveiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4184Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:03.831646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O regresso do religioso : afirmação, crítica, subversão e profecia
title O regresso do religioso : afirmação, crítica, subversão e profecia
spellingShingle O regresso do religioso : afirmação, crítica, subversão e profecia
Pinto, Henrique Manuel Gouveia
RELIGIÃO
FILOSOFIA DA RELIGIÃO
PROFECIAS
RELIGION
PHILOSOPHY OF RELIGION
PROPHECIES
title_short O regresso do religioso : afirmação, crítica, subversão e profecia
title_full O regresso do religioso : afirmação, crítica, subversão e profecia
title_fullStr O regresso do religioso : afirmação, crítica, subversão e profecia
title_full_unstemmed O regresso do religioso : afirmação, crítica, subversão e profecia
title_sort O regresso do religioso : afirmação, crítica, subversão e profecia
author Pinto, Henrique Manuel Gouveia
author_facet Pinto, Henrique Manuel Gouveia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Henrique Manuel Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv RELIGIÃO
FILOSOFIA DA RELIGIÃO
PROFECIAS
RELIGION
PHILOSOPHY OF RELIGION
PROPHECIES
topic RELIGIÃO
FILOSOFIA DA RELIGIÃO
PROFECIAS
RELIGION
PHILOSOPHY OF RELIGION
PROPHECIES
description Em sintonia com o espírito do sapere aude kantiano (ouse ou atreva-se a saber), mas tendo em Nietzsche e Heidegger a ausência de um centro absoluto ou o lieu vide que o iluminismo foi incapaz de domesticar, reconhecer e incarnar, este breve texto procura explicar o regresso do religioso, o seu significado e algumas das suas mais imediatas implicações políticas, sócio-económicas e teológicas, depois que este começou a ser debatido há cerca de duas décadas em Capri (Itália), e com uma constante referência ao pensamento de Michel Foucault, Jacques Derrida, e a alguns dos seus mais importante intérpretes, nestas áreas, como John D. Caputo, Jeremy Carrette e outros. Sem poder negar ou afirmar a possibilidade de Deus, o artigo sugere uma nova forma de conceber e de corporizar uma relação pós-moderna entre o humano e o divino, livre de qualquer dualismo, e manifesta numa constante afirmação e subversão de nós mesmos, pela prática do diálogo livre e aberto com o tout autre em cada rosto.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2013-11-19T05:12:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4184
url http://hdl.handle.net/10437/4184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-1630
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131227984232448