O marketing e a comunicação em Hotelaria: a importância do marketing relacional para o sucesso de um hotel – caso de estudo – NH Collection Porto Batalha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12661 |
Resumo: | Relatório de Estágio |
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O marketing e a comunicação em Hotelaria: a importância do marketing relacional para o sucesso de um hotel – caso de estudo – NH Collection Porto BatalhaCustomer Relationship ManagementHotelariaMarketingMarketing relacionalTurismoHospitalityRelational marketingTourismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoRelatório de EstágioNos últimos anos o setor do turismo e hotelaria apresentam-se como um dos componentes mais importantes para a economia assumindo, deste modo, um papel fundamental a nível mundial e nacional visto que geram receitas e contribuem positivamente para o destino a nível social. Inicialmente, os hotéis preocupavam-se, exclusivamente em conquistar e atrair novos clientes. No entanto, por ser um setor com elevado potencial de crescimento e elevada concorrência, os estabelecimentos precisaram de encontrar estratégias para inovarem constantemente os serviços oferecidos e conseguirem diferenciar-se (Jesus, 2013; Rodrigues, 2008). A globalização, a intensidade competitiva, as mudanças no consumidor, os avanços tecnológicos e o surgimento de novas estruturas organizacionais levaram a alterações no mercado atual. O marketing não conseguia resolver todos os problemas e por este motivo assistiu-se a uma mudança de paradigma, de marketing transacional para marketing relacional. Posto isto e, para sobreviver num mercado cada vez mais competitivo no setor turístico em geral, e no sector hoteleiro em particular, as empresas não podem focar-se apenas em prestar um serviço de excelência, mas sim criar produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades dos seus clientes, uma vez que estes se encontram mais exigentes, informados e intolerantes a falhas. Torna-se urgente satisfazer as ecessidades do cliente e fidelizá-lo, de modo a manter um relacionamento duradouro entre as duas partes (Branco, 2015). Neste sentido de contextualizar o marketing relacional e após a revisão literária sobre o tema, o presente relatório final de estágio, que integra o Mestrado de Direção Hoteleira - Direção Comercial e Marketing, realizado na Escola Superior de Hotelaria e Turismo pertence ao Instituto Politécnico do Porto, consiste na apresentação do desenvolvimento e resultado final do estágio curricular. O estágio realizado em contexto laboral permitiu a formação prática em diversas tarefas, no departamento comercial, no âmbito de guardar, partilhar e procurar informações dos clientes de forma a proporcionar-lhes uma experiência personalizada e única.In last years, tourism and hospitality have become one of the main components of the economy, generating revenues and contributing positively to social destiny. Initially, hotels were concerned exclusively with winning and attracting new customers. However, as it’s an industry with high potential for growth and high competition, the companies needed to find strategies to constantly innovate the services offered and to be able to differentiate themselves (Jesus, 2013; Rodrigues, 2008). The globalization, competitive intensity, consumer changes, technological advances and the emergence of new organizational structures have led to changes in the current market. Marketing couldn’t solve all the problems and for that reason was attended a change of paradigm, from transactional marketing to relational marketing. In order to survive an increasingly competitive market in the tourism sector in general, and in the hospitality industry in particular, companies can’t only focus on providing and excellent service but rather on creating products and services that meet of the needs of its customers, since they are more demanding, informed and intolerant to failures. It’s urgent to satisfy the customer needs and make them loyal in order to maintain a beneficial relationship between the two parts (Branco, 2015). To contextualize the relationship marketing and after the literary review about the subject, this final internship report, which integrates the Master Degree in Tourism Management - Commercial Direction and Marketing, at the Superior School of Hospitality and Tourism belonging to the Polytechnic Institute of Porto, consists in the final development presentation from internship. The internship allowed the practical training in various tasks,particularly in the commercial department, with the purpose of manitain, share and seek information from clients and provide them a personalized and unique experience.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Hotelaria e TurismoOliveira, MónicaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMendes, Alexandra Marina Mariano2019-01-16T16:49:31Z2018-11-292018-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12661TID:202135560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:38Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:58.246208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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