Marketing de relacionamento na hotelaria de luxo: estudo de caso sobre o Copacabana Palace Hotel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Virgens, Filipe Eloy das
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1380
Resumo: O presente trabalho visa conhecer de que modo o marketing de relacionamento está inserido na filosofia das empresas hoteleiras de luxo. O objetivo da pesquisa foi o de conhecer quais ações de marketing de relacionamento são tomadas pela empresa hoteleira de luxo estudada, o Copacabana Palace, para atrair e manter os clientes fiéis e comprometidos. O mercado de luxo cresce de forma expressiva no mundo e a hotelaria de alto padrão, um dos produtos formadores deste mercado, acompanha esse crescimento e busca formas mais modernas e eficientes de personalizar os serviços e reter os clientes. Por meio de pesquisa bibliográfica são discutidas no trabalho as principais definições de hotelaria e sua complexa classificação, bem como as principais teorias de marketing de relacionamento e customer relationship management, outra importante ferramenta na busca pela fidelização dos clientes. O trabalho ainda apresenta o crescimento do mercado de luxo no Brasil e suas principais características. Os resultados indicam que o Copacabana Palace referência a qualidade de serviços na hotelaria de luxo no Brasil, utiliza as ferramentas básicas do marketing de relacionamento e faz com que seus objetivos permeiem toda a empresa
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