Competitive intelligence within the higher education sector, an academic and organisational approach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjo, Mafalda de Medeiros Faria Cara de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10158
Resumo: O actual contexto do ambiente de negócios, fortemente marcado pelo fácil e rápido acesso a informação, a globalização de práticas e o crescente nível de competitividade, leva a que as empresas procurem outras formas de se manterem em jogo e obterem e conservarem uma vantagem competitiva. As organizações deparam-se com um problema de gestão de informação: a mesma deve ser correcta, aparecer no momento certo e ser transmitida à pessoa certa dentro da organização para ajudar, da melhor forma possível, no processo de tomada de decisão. É neste contexto que a temática de Inteligência Competitiva ganha relevo dentro das organizações. As Instituições do Ensino Superior, em particular as Universidades, lidam tipicamente com informação e conhecimento e, apesar de operarem segundo leis específicas e terem fins diferentes da maior parte das organizações, são também afectadas por este contexto. O objectivo deste estudo é tentar perceber se é possível relacionar a temática de Inteligência Competitiva, tanto de um ponto de vista organizacional – em que as universidades possam utilizar esta estratégia como resposta para optimizar o seu processo de gestão de informação e posterior tomada de decisão, assentes numa óptica de processamento inteligente da informação –, e também segundo um ponto de vista académico – em que as universidades actuam como impulsionadoras da Inteligência Competitiva junto dos jovens que formam. O método de análise utilizado foi o estudo qualitativo de cariz indutivo, mais especificamente a aplicação de entrevistas a especialistas na área de Inteligência Competitiva.
id RCAP_c2a7174b3db29922324838daebe292e5
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10158
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competitive intelligence within the higher education sector, an academic and organisational approachInteligência competitivaUniversidadesInformaçãoDecisão -- DecisionCompetitive intelligenceUniversitiesInformationO actual contexto do ambiente de negócios, fortemente marcado pelo fácil e rápido acesso a informação, a globalização de práticas e o crescente nível de competitividade, leva a que as empresas procurem outras formas de se manterem em jogo e obterem e conservarem uma vantagem competitiva. As organizações deparam-se com um problema de gestão de informação: a mesma deve ser correcta, aparecer no momento certo e ser transmitida à pessoa certa dentro da organização para ajudar, da melhor forma possível, no processo de tomada de decisão. É neste contexto que a temática de Inteligência Competitiva ganha relevo dentro das organizações. As Instituições do Ensino Superior, em particular as Universidades, lidam tipicamente com informação e conhecimento e, apesar de operarem segundo leis específicas e terem fins diferentes da maior parte das organizações, são também afectadas por este contexto. O objectivo deste estudo é tentar perceber se é possível relacionar a temática de Inteligência Competitiva, tanto de um ponto de vista organizacional – em que as universidades possam utilizar esta estratégia como resposta para optimizar o seu processo de gestão de informação e posterior tomada de decisão, assentes numa óptica de processamento inteligente da informação –, e também segundo um ponto de vista académico – em que as universidades actuam como impulsionadoras da Inteligência Competitiva junto dos jovens que formam. O método de análise utilizado foi o estudo qualitativo de cariz indutivo, mais especificamente a aplicação de entrevistas a especialistas na área de Inteligência Competitiva.The current context of the business environment, strongly marked by the quick and easy access to information, the globalisation and the increasing level of competitiveness, leads companies to seek other ways of staying in the game and obtain and retain a competitive advantage. Organisations face an information management problem: the same must be accurate, appear at the right time and be transmitted to the appropriate person within the organisation to help in the best way possible in the decision-making process. It is in this environment that the topic of Competitive Intelligence (hereafter referred to as CI) becomes important within organisations. The Higher Education Institutions, particularly Universities, typically deal with information and knowledge and, even though they operate under specific laws and have different purposes of most of organisations, are also affected by this context. The aim of this study involves trying to understand if it is possible to relate the topic of Competitive Intelligence, both from an organisational point of view – in which universities can use this strategy as a response to optimize their management information process and later the decision making one, based on optical intelligence information process –, and also according to an academic point of view – where universities act as drivers of Competitive Intelligence among the young people they form. The method of analysis utilised was the qualitative study of inductive nature, in particular the implementation of interviews to experts in the field of Competitive Intelligence.2015-11-17T12:43:00Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10158TID:201037041engAnjo, Mafalda de Medeiros Faria Cara deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:57:06Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:25.508160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competitive intelligence within the higher education sector, an academic and organisational approach
title Competitive intelligence within the higher education sector, an academic and organisational approach
spellingShingle Competitive intelligence within the higher education sector, an academic and organisational approach
Anjo, Mafalda de Medeiros Faria Cara de
Inteligência competitiva
Universidades
Informação
Decisão -- Decision
Competitive intelligence
Universities
Information
title_short Competitive intelligence within the higher education sector, an academic and organisational approach
title_full Competitive intelligence within the higher education sector, an academic and organisational approach
title_fullStr Competitive intelligence within the higher education sector, an academic and organisational approach
title_full_unstemmed Competitive intelligence within the higher education sector, an academic and organisational approach
title_sort Competitive intelligence within the higher education sector, an academic and organisational approach
author Anjo, Mafalda de Medeiros Faria Cara de
author_facet Anjo, Mafalda de Medeiros Faria Cara de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjo, Mafalda de Medeiros Faria Cara de
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência competitiva
Universidades
Informação
Decisão -- Decision
Competitive intelligence
Universities
Information
topic Inteligência competitiva
Universidades
Informação
Decisão -- Decision
Competitive intelligence
Universities
Information
description O actual contexto do ambiente de negócios, fortemente marcado pelo fácil e rápido acesso a informação, a globalização de práticas e o crescente nível de competitividade, leva a que as empresas procurem outras formas de se manterem em jogo e obterem e conservarem uma vantagem competitiva. As organizações deparam-se com um problema de gestão de informação: a mesma deve ser correcta, aparecer no momento certo e ser transmitida à pessoa certa dentro da organização para ajudar, da melhor forma possível, no processo de tomada de decisão. É neste contexto que a temática de Inteligência Competitiva ganha relevo dentro das organizações. As Instituições do Ensino Superior, em particular as Universidades, lidam tipicamente com informação e conhecimento e, apesar de operarem segundo leis específicas e terem fins diferentes da maior parte das organizações, são também afectadas por este contexto. O objectivo deste estudo é tentar perceber se é possível relacionar a temática de Inteligência Competitiva, tanto de um ponto de vista organizacional – em que as universidades possam utilizar esta estratégia como resposta para optimizar o seu processo de gestão de informação e posterior tomada de decisão, assentes numa óptica de processamento inteligente da informação –, e também segundo um ponto de vista académico – em que as universidades actuam como impulsionadoras da Inteligência Competitiva junto dos jovens que formam. O método de análise utilizado foi o estudo qualitativo de cariz indutivo, mais especificamente a aplicação de entrevistas a especialistas na área de Inteligência Competitiva.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2014-09
2015-11-17T12:43:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/10158
TID:201037041
url http://hdl.handle.net/10071/10158
identifier_str_mv TID:201037041
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134856039366656