Análise de um projeto político pedagógico implementado em Belém do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mônica S. F. W. Fiel da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18303
Resumo: O presente estudo aborda o tema Projeto Político Pedagógico e tem como meta compreender a estrutura teórica de um projeto, fazendo um paralelo com o que de fato acontece na prática dentro de uma escola privada que já possui o seu PPP estruturado. Procuramos conhecer e analisar como ocorreu a elaboração do Projeto Político Pedagógico, assim como identificar as percepções dos educadores, as implicações e eventuais contradições entre o que é exigido por lei e o real das escolas e confrontar o PPP como instrumento norteador do fazer pedagógico e analisar se os objetivos postos são alcançados. Visamos a análise de um exemplo do que acontece nas instituições de ensino, servindo como guia para uma melhor prática educacional. A vertente empírica do estudo, para além da análise bibliográfica, contou com um importante corpus de dados qualitativos, recolhidos por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, baseadas em um guião devidamente validado. A análise feita dos depoimentos das participantes do estudo sugere que o Projeto Político Pedagógico constitui para elas um núcleo de desenvolvimento das ações, assim como referência para eventuais dúvidas, para uma escola. Porém, demonstraram insatisfação de não terem mais detalhamento sobre o projeto por parte da gestão, mas acreditam que apesar de não se ter feito uma divulgação maior, conseguem manter os objetivos comuns. Contudo, consideram necessário reavaliar, assim como ouvir cada setor antes de reestruturar um novo documento; ABSTRACT: This research approaches the topic Political-Pedagogic Project (PPP) and it aims to comprehend the theoretical framework of a project, drawing a parallel with what actually happens in a private school which already has its own structured PPP. With this work, we seek to know and examine how the elaboration of the Political-Pedagogic Project occurred, as well as to identify the perceptions of educators, its implications and possible contradictions between what is required by law and the school reality and also view the PPP as a guiding tool for the school guidelines and examine whether the goals proposed are achieved. We aim mainly to explore an example of what happens in educational institutions and a guide to a better educational practice. The empirical aspects of the study, in addition to the bibliographic analysis, had an important corpus of qualitative data collected through semi-structured individual interviews, based on a script properly validated. The analysis of the testimonies of the study participants suggests that the Political-Pedagogic Project constituted for them the center of development actions, as well as a reference for possible doubts for a school. They demonstrated, however, disappointment since they have no access to the details of the project, but they believe that although there is no greater disclosure, they have managed to maintain the common goals. However, they need to review, as well as listen to each school sector before they restructure a new document.
id RCAP_c2adf4f0694c8abe6bbcc3665abed779
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18303
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de um projeto político pedagógico implementado em Belém do ParáProjeto político pedagógicoIdentidade escolarPercepçõesImplementaçãoPolitical-pedagogic projectSchool identityPerceptionsImplementationO presente estudo aborda o tema Projeto Político Pedagógico e tem como meta compreender a estrutura teórica de um projeto, fazendo um paralelo com o que de fato acontece na prática dentro de uma escola privada que já possui o seu PPP estruturado. Procuramos conhecer e analisar como ocorreu a elaboração do Projeto Político Pedagógico, assim como identificar as percepções dos educadores, as implicações e eventuais contradições entre o que é exigido por lei e o real das escolas e confrontar o PPP como instrumento norteador do fazer pedagógico e analisar se os objetivos postos são alcançados. Visamos a análise de um exemplo do que acontece nas instituições de ensino, servindo como guia para uma melhor prática educacional. A vertente empírica do estudo, para além da análise bibliográfica, contou com um importante corpus de dados qualitativos, recolhidos por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, baseadas em um guião devidamente validado. A análise feita dos depoimentos das participantes do estudo sugere que o Projeto Político Pedagógico constitui para elas um núcleo de desenvolvimento das ações, assim como referência para eventuais dúvidas, para uma escola. Porém, demonstraram insatisfação de não terem mais detalhamento sobre o projeto por parte da gestão, mas acreditam que apesar de não se ter feito uma divulgação maior, conseguem manter os objetivos comuns. Contudo, consideram necessário reavaliar, assim como ouvir cada setor antes de reestruturar um novo documento; ABSTRACT: This research approaches the topic Political-Pedagogic Project (PPP) and it aims to comprehend the theoretical framework of a project, drawing a parallel with what actually happens in a private school which already has its own structured PPP. With this work, we seek to know and examine how the elaboration of the Political-Pedagogic Project occurred, as well as to identify the perceptions of educators, its implications and possible contradictions between what is required by law and the school reality and also view the PPP as a guiding tool for the school guidelines and examine whether the goals proposed are achieved. We aim mainly to explore an example of what happens in educational institutions and a guide to a better educational practice. The empirical aspects of the study, in addition to the bibliographic analysis, had an important corpus of qualitative data collected through semi-structured individual interviews, based on a script properly validated. The analysis of the testimonies of the study participants suggests that the Political-Pedagogic Project constituted for them the center of development actions, as well as a reference for possible doubts for a school. They demonstrated, however, disappointment since they have no access to the details of the project, but they believe that although there is no greater disclosure, they have managed to maintain the common goals. However, they need to review, as well as listen to each school sector before they restructure a new document.Universidade de Évora2016-04-19T18:20:31Z2016-04-192014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18303http://hdl.handle.net/10174/18303TID:201245795porDepartamento de Pedagogia e Educaçãomonicasfwfiel@hotmail.com229Costa, Mônica S. F. W. Fiel dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:13.628459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de um projeto político pedagógico implementado em Belém do Pará
title Análise de um projeto político pedagógico implementado em Belém do Pará
spellingShingle Análise de um projeto político pedagógico implementado em Belém do Pará
Costa, Mônica S. F. W. Fiel da
Projeto político pedagógico
Identidade escolar
Percepções
Implementação
Political-pedagogic project
School identity
Perceptions
Implementation
title_short Análise de um projeto político pedagógico implementado em Belém do Pará
title_full Análise de um projeto político pedagógico implementado em Belém do Pará
title_fullStr Análise de um projeto político pedagógico implementado em Belém do Pará
title_full_unstemmed Análise de um projeto político pedagógico implementado em Belém do Pará
title_sort Análise de um projeto político pedagógico implementado em Belém do Pará
author Costa, Mônica S. F. W. Fiel da
author_facet Costa, Mônica S. F. W. Fiel da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Mônica S. F. W. Fiel da
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto político pedagógico
Identidade escolar
Percepções
Implementação
Political-pedagogic project
School identity
Perceptions
Implementation
topic Projeto político pedagógico
Identidade escolar
Percepções
Implementação
Political-pedagogic project
School identity
Perceptions
Implementation
description O presente estudo aborda o tema Projeto Político Pedagógico e tem como meta compreender a estrutura teórica de um projeto, fazendo um paralelo com o que de fato acontece na prática dentro de uma escola privada que já possui o seu PPP estruturado. Procuramos conhecer e analisar como ocorreu a elaboração do Projeto Político Pedagógico, assim como identificar as percepções dos educadores, as implicações e eventuais contradições entre o que é exigido por lei e o real das escolas e confrontar o PPP como instrumento norteador do fazer pedagógico e analisar se os objetivos postos são alcançados. Visamos a análise de um exemplo do que acontece nas instituições de ensino, servindo como guia para uma melhor prática educacional. A vertente empírica do estudo, para além da análise bibliográfica, contou com um importante corpus de dados qualitativos, recolhidos por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, baseadas em um guião devidamente validado. A análise feita dos depoimentos das participantes do estudo sugere que o Projeto Político Pedagógico constitui para elas um núcleo de desenvolvimento das ações, assim como referência para eventuais dúvidas, para uma escola. Porém, demonstraram insatisfação de não terem mais detalhamento sobre o projeto por parte da gestão, mas acreditam que apesar de não se ter feito uma divulgação maior, conseguem manter os objetivos comuns. Contudo, consideram necessário reavaliar, assim como ouvir cada setor antes de reestruturar um novo documento; ABSTRACT: This research approaches the topic Political-Pedagogic Project (PPP) and it aims to comprehend the theoretical framework of a project, drawing a parallel with what actually happens in a private school which already has its own structured PPP. With this work, we seek to know and examine how the elaboration of the Political-Pedagogic Project occurred, as well as to identify the perceptions of educators, its implications and possible contradictions between what is required by law and the school reality and also view the PPP as a guiding tool for the school guidelines and examine whether the goals proposed are achieved. We aim mainly to explore an example of what happens in educational institutions and a guide to a better educational practice. The empirical aspects of the study, in addition to the bibliographic analysis, had an important corpus of qualitative data collected through semi-structured individual interviews, based on a script properly validated. The analysis of the testimonies of the study participants suggests that the Political-Pedagogic Project constituted for them the center of development actions, as well as a reference for possible doubts for a school. They demonstrated, however, disappointment since they have no access to the details of the project, but they believe that although there is no greater disclosure, they have managed to maintain the common goals. However, they need to review, as well as listen to each school sector before they restructure a new document.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-19T18:20:31Z
2016-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18303
http://hdl.handle.net/10174/18303
TID:201245795
url http://hdl.handle.net/10174/18303
identifier_str_mv TID:201245795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
monicasfwfiel@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136584462761984