A marca Portugal : premissas para a construção da marca-país Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teresa, Angélique Inês da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17064
Resumo: A globalização da economia mundial tem contribuído para uma maior dependência e interacção entre os países, que cada vez mais se esforçam por diferenciar e comunicar as suas vantagens competitivas. Neste contexto, o conceito de marca que funciona como um “selo de garantia” e paralelamente, favorece o conhecimento dos produtos que representa, tem evoluído e tem vindo a ser aplicado aos países: o conceito de marca-país. Alguns países definem estratégias para criar marcas que alavanquem a imagem nacional de modo a promover a economia através das exportações, do turismo e da captação de investimento estrangeiro. Em suma, a marca-país procura criar a percepção de um valor acrescentado alargado a vários sectores da economia, que acabam por estar directamente ou indirectamente interligados entre si. Neste trabalho, pretendo demonstrar a complexidade e a multidisciplinaridade existentes numa marca, nomeadamente numa marca-país, seja ela criada de forma intencional ou não. Procuro demonstrar vários casos concretos de países europeus e extra-europeus de várias dimensões, para além de me debruçar mais detalhadamente sobre o caso português. Pelas questões que esta análise levanta, desejo contribuir para a identificação das premissas que uma marca-país deve incorporar, nomeadamente a marca Portugal.
id RCAP_c2bb761ccbe8688e496752c00aef2ce5
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17064
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A marca Portugal : premissas para a construção da marca-país PortugalMarcaMarca-paísPortugalVantagem competitivaComunicaçãoBrandCountry-brandCompetitive advantageCommunicationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA globalização da economia mundial tem contribuído para uma maior dependência e interacção entre os países, que cada vez mais se esforçam por diferenciar e comunicar as suas vantagens competitivas. Neste contexto, o conceito de marca que funciona como um “selo de garantia” e paralelamente, favorece o conhecimento dos produtos que representa, tem evoluído e tem vindo a ser aplicado aos países: o conceito de marca-país. Alguns países definem estratégias para criar marcas que alavanquem a imagem nacional de modo a promover a economia através das exportações, do turismo e da captação de investimento estrangeiro. Em suma, a marca-país procura criar a percepção de um valor acrescentado alargado a vários sectores da economia, que acabam por estar directamente ou indirectamente interligados entre si. Neste trabalho, pretendo demonstrar a complexidade e a multidisciplinaridade existentes numa marca, nomeadamente numa marca-país, seja ela criada de forma intencional ou não. Procuro demonstrar vários casos concretos de países europeus e extra-europeus de várias dimensões, para além de me debruçar mais detalhadamente sobre o caso português. Pelas questões que esta análise levanta, desejo contribuir para a identificação das premissas que uma marca-país deve incorporar, nomeadamente a marca Portugal.The globalised world economy has fuelled a higher level of dependency and interaction among countries in their ever increasing endeavours to achieve differentiation and communicate their competitive advantages. Pursuant to the above, the “brand” concept operates as a warranty seal while improving knowledge of the products it represents. The concept has evolved and has been applied to countries in the form of a country-brand concept. Several countries have defined brand definition strategies to leverage their national image and achieve economic growth through exports and tourism and attract foreign investment. In short, country-brands endeavour to create a perception of enhanced added value for several economic sectors, which are eventually directly or indirectly interconnected. My objective is to demonstrate the complexity and multidisciplinary nature of country-brands, whether or not they have been intentionally created. I shall provide examples of several specific cases of European and non EU countries of various sizes, in addition to providing greater detail on the case of Portugal. My aims, regarding the issues raised in this analysis are to help identify the premises that a country-brand, and, in this case the Portugal brand, should incorporate.Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTeresa, Angélique Inês da2015-03-31T10:54:31Z2015-03-0520142015-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17064TID:201327899porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:13:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17064Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:13:10Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A marca Portugal : premissas para a construção da marca-país Portugal
title A marca Portugal : premissas para a construção da marca-país Portugal
spellingShingle A marca Portugal : premissas para a construção da marca-país Portugal
Teresa, Angélique Inês da
Marca
Marca-país
Portugal
Vantagem competitiva
Comunicação
Brand
Country-brand
Competitive advantage
Communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A marca Portugal : premissas para a construção da marca-país Portugal
title_full A marca Portugal : premissas para a construção da marca-país Portugal
title_fullStr A marca Portugal : premissas para a construção da marca-país Portugal
title_full_unstemmed A marca Portugal : premissas para a construção da marca-país Portugal
title_sort A marca Portugal : premissas para a construção da marca-país Portugal
author Teresa, Angélique Inês da
author_facet Teresa, Angélique Inês da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ilharco, Fernando Albano Maia de Magalhães
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Teresa, Angélique Inês da
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Marca-país
Portugal
Vantagem competitiva
Comunicação
Brand
Country-brand
Competitive advantage
Communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Marca
Marca-país
Portugal
Vantagem competitiva
Comunicação
Brand
Country-brand
Competitive advantage
Communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A globalização da economia mundial tem contribuído para uma maior dependência e interacção entre os países, que cada vez mais se esforçam por diferenciar e comunicar as suas vantagens competitivas. Neste contexto, o conceito de marca que funciona como um “selo de garantia” e paralelamente, favorece o conhecimento dos produtos que representa, tem evoluído e tem vindo a ser aplicado aos países: o conceito de marca-país. Alguns países definem estratégias para criar marcas que alavanquem a imagem nacional de modo a promover a economia através das exportações, do turismo e da captação de investimento estrangeiro. Em suma, a marca-país procura criar a percepção de um valor acrescentado alargado a vários sectores da economia, que acabam por estar directamente ou indirectamente interligados entre si. Neste trabalho, pretendo demonstrar a complexidade e a multidisciplinaridade existentes numa marca, nomeadamente numa marca-país, seja ela criada de forma intencional ou não. Procuro demonstrar vários casos concretos de países europeus e extra-europeus de várias dimensões, para além de me debruçar mais detalhadamente sobre o caso português. Pelas questões que esta análise levanta, desejo contribuir para a identificação das premissas que uma marca-país deve incorporar, nomeadamente a marca Portugal.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-03-31T10:54:31Z
2015-03-05
2015-03-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17064
TID:201327899
url http://hdl.handle.net/10400.14/17064
identifier_str_mv TID:201327899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546815913852928