Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/7311 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_c2c19ddb39f066f7b5d362eb20dc8e23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/7311 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeiraPrática lectivaInteracçãoComunicarAbordagem comunicativaCompetência comunicativaCompetência sociolinguísticaDinâmicas de grupoGestão do espaçoRelatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEste trabalho pretende relatar a minha experiência na Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.), no Colégio de S. João de Brito, em Lisboa, no ano lectivo de 2010/ 2011. Após a caracterização deste estabelecimento de ensino e da turma acompanhada, um nono ano de Espanhol, faço uma descrição das actividades desenvolvidas como professora estagiária: a observação de aulas, as planificações de aulas assistidas, os métodos abordados, o processo de orientação e uma reflexão sobre a minha prática docente. Incluído neste relatório está também o resultado da minha investigação pessoal sobre a interacção em contexto de sala de aula de línguas estrangeiras, nomeadamente de Espanhol. O principal objectivo é destacar a importância da interacção no desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos e alertar para a necessidade de proceder a algumas mudanças, tanto nos métodos de ensino como nos da aprendizagem, que permitam que essa interacção aconteça.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNCampos, Adelaide Fonseca de2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7311porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:06Zoai:run.unl.pt:10362/7311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:23.635438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira |
title |
Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira |
spellingShingle |
Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira Campos, Adelaide Fonseca de Prática lectiva Interacção Comunicar Abordagem comunicativa Competência comunicativa Competência sociolinguística Dinâmicas de grupo Gestão do espaço |
title_short |
Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira |
title_full |
Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira |
title_fullStr |
Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira |
title_sort |
Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira |
author |
Campos, Adelaide Fonseca de |
author_facet |
Campos, Adelaide Fonseca de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Adelaide Fonseca de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática lectiva Interacção Comunicar Abordagem comunicativa Competência comunicativa Competência sociolinguística Dinâmicas de grupo Gestão do espaço |
topic |
Prática lectiva Interacção Comunicar Abordagem comunicativa Competência comunicativa Competência sociolinguística Dinâmicas de grupo Gestão do espaço |
description |
Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09 2011-09-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/7311 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/7311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137821614669824 |