Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Adelaide Fonseca de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7311
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_c2c19ddb39f066f7b5d362eb20dc8e23
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/7311
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeiraPrática lectivaInteracçãoComunicarAbordagem comunicativaCompetência comunicativaCompetência sociolinguísticaDinâmicas de grupoGestão do espaçoRelatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEste trabalho pretende relatar a minha experiência na Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.), no Colégio de S. João de Brito, em Lisboa, no ano lectivo de 2010/ 2011. Após a caracterização deste estabelecimento de ensino e da turma acompanhada, um nono ano de Espanhol, faço uma descrição das actividades desenvolvidas como professora estagiária: a observação de aulas, as planificações de aulas assistidas, os métodos abordados, o processo de orientação e uma reflexão sobre a minha prática docente. Incluído neste relatório está também o resultado da minha investigação pessoal sobre a interacção em contexto de sala de aula de línguas estrangeiras, nomeadamente de Espanhol. O principal objectivo é destacar a importância da interacção no desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos e alertar para a necessidade de proceder a algumas mudanças, tanto nos métodos de ensino como nos da aprendizagem, que permitam que essa interacção aconteça.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNCampos, Adelaide Fonseca de2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7311porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T15:26:50ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
title Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
spellingShingle Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
Campos, Adelaide Fonseca de
Prática lectiva
Interacção
Comunicar
Abordagem comunicativa
Competência comunicativa
Competência sociolinguística
Dinâmicas de grupo
Gestão do espaço
title_short Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
title_full Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
title_fullStr Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
title_full_unstemmed Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
title_sort Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
author Campos, Adelaide Fonseca de
author_facet Campos, Adelaide Fonseca de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Adelaide Fonseca de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática lectiva
Interacção
Comunicar
Abordagem comunicativa
Competência comunicativa
Competência sociolinguística
Dinâmicas de grupo
Gestão do espaço
topic Prática lectiva
Interacção
Comunicar
Abordagem comunicativa
Competência comunicativa
Competência sociolinguística
Dinâmicas de grupo
Gestão do espaço
description Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09
2011-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/7311
url http://hdl.handle.net/10362/7311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302884125245440