Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Unternbäumen, Enrique Huelva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Araújo, Ana Carolina Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/809
Resumo: Este artigo descreve uma pesquisa que investigou três cursos de Licenciatura em Língua Estrangeira (espanhola, francesa e inglesa) em uma universidade federal do Brasil, quanto a se estão, de fato, preparando os professores para a prática docente em conformidade com os parâmetros teóricos contemporâneos. De cada curso, colaboraram três professoras em formação cursando o último semestre e uma professora formadora, perfazendo um total de 12 participantes. Foram usados questionários abertos com questões sobre o curso, as disciplinas e conhecimentos considerados necessários ao professor em formação. Os resultados sugerem que os cursos investigados têm sua base mais próxima do paradigma estruturalista que do paradigma comunicativo contemporâneo. As participações sugerem que a base teórica oferecida aos professores em formação não mostra ser completamente consistente com os fundamentos para o ensino de línguas comunicativo. Desta forma, identificam-se lacunas na estrutura dos cursos investigados as quais demandam correção para chegarmos a uma formação de professores de línguas que vá ao encontro de toda a produção teórica já disponível para essa tarefa.
id UNB-30_38a18d103d3aef65cc98313390891dca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/809
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneoLíngua;Cultura;Abordagem comunicativa;Competência comunicativa;Formação de professoresEste artigo descreve uma pesquisa que investigou três cursos de Licenciatura em Língua Estrangeira (espanhola, francesa e inglesa) em uma universidade federal do Brasil, quanto a se estão, de fato, preparando os professores para a prática docente em conformidade com os parâmetros teóricos contemporâneos. De cada curso, colaboraram três professoras em formação cursando o último semestre e uma professora formadora, perfazendo um total de 12 participantes. Foram usados questionários abertos com questões sobre o curso, as disciplinas e conhecimentos considerados necessários ao professor em formação. Os resultados sugerem que os cursos investigados têm sua base mais próxima do paradigma estruturalista que do paradigma comunicativo contemporâneo. As participações sugerem que a base teórica oferecida aos professores em formação não mostra ser completamente consistente com os fundamentos para o ensino de línguas comunicativo. Desta forma, identificam-se lacunas na estrutura dos cursos investigados as quais demandam correção para chegarmos a uma formação de professores de línguas que vá ao encontro de toda a produção teórica já disponível para essa tarefa.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/80910.26512/rhla.v9i1.809Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 1 (2010)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 1 (2010)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/809/698Unternbäumen, Enrique HuelvaAraújo, Ana Carolina Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:44:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/809Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:18.121695Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo
title Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo
spellingShingle Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo
Unternbäumen, Enrique Huelva
Língua;
Cultura;
Abordagem comunicativa;
Competência comunicativa;
Formação de professores
title_short Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo
title_full Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo
title_fullStr Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo
title_full_unstemmed Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo
title_sort Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo
author Unternbäumen, Enrique Huelva
author_facet Unternbäumen, Enrique Huelva
Araújo, Ana Carolina Nunes
author_role author
author2 Araújo, Ana Carolina Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Unternbäumen, Enrique Huelva
Araújo, Ana Carolina Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Língua;
Cultura;
Abordagem comunicativa;
Competência comunicativa;
Formação de professores
topic Língua;
Cultura;
Abordagem comunicativa;
Competência comunicativa;
Formação de professores
description Este artigo descreve uma pesquisa que investigou três cursos de Licenciatura em Língua Estrangeira (espanhola, francesa e inglesa) em uma universidade federal do Brasil, quanto a se estão, de fato, preparando os professores para a prática docente em conformidade com os parâmetros teóricos contemporâneos. De cada curso, colaboraram três professoras em formação cursando o último semestre e uma professora formadora, perfazendo um total de 12 participantes. Foram usados questionários abertos com questões sobre o curso, as disciplinas e conhecimentos considerados necessários ao professor em formação. Os resultados sugerem que os cursos investigados têm sua base mais próxima do paradigma estruturalista que do paradigma comunicativo contemporâneo. As participações sugerem que a base teórica oferecida aos professores em formação não mostra ser completamente consistente com os fundamentos para o ensino de línguas comunicativo. Desta forma, identificam-se lacunas na estrutura dos cursos investigados as quais demandam correção para chegarmos a uma formação de professores de línguas que vá ao encontro de toda a produção teórica já disponível para essa tarefa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/809
10.26512/rhla.v9i1.809
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/809
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v9i1.809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/809/698
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 1 (2010)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 1 (2010)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344816701440