Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/809 |
Resumo: | Este artigo descreve uma pesquisa que investigou três cursos de Licenciatura em Língua Estrangeira (espanhola, francesa e inglesa) em uma universidade federal do Brasil, quanto a se estão, de fato, preparando os professores para a prática docente em conformidade com os parâmetros teóricos contemporâneos. De cada curso, colaboraram três professoras em formação cursando o último semestre e uma professora formadora, perfazendo um total de 12 participantes. Foram usados questionários abertos com questões sobre o curso, as disciplinas e conhecimentos considerados necessários ao professor em formação. Os resultados sugerem que os cursos investigados têm sua base mais próxima do paradigma estruturalista que do paradigma comunicativo contemporâneo. As participações sugerem que a base teórica oferecida aos professores em formação não mostra ser completamente consistente com os fundamentos para o ensino de línguas comunicativo. Desta forma, identificam-se lacunas na estrutura dos cursos investigados as quais demandam correção para chegarmos a uma formação de professores de línguas que vá ao encontro de toda a produção teórica já disponível para essa tarefa. |
id |
UNB-30_38a18d103d3aef65cc98313390891dca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/809 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneoLíngua;Cultura;Abordagem comunicativa;Competência comunicativa;Formação de professoresEste artigo descreve uma pesquisa que investigou três cursos de Licenciatura em Língua Estrangeira (espanhola, francesa e inglesa) em uma universidade federal do Brasil, quanto a se estão, de fato, preparando os professores para a prática docente em conformidade com os parâmetros teóricos contemporâneos. De cada curso, colaboraram três professoras em formação cursando o último semestre e uma professora formadora, perfazendo um total de 12 participantes. Foram usados questionários abertos com questões sobre o curso, as disciplinas e conhecimentos considerados necessários ao professor em formação. Os resultados sugerem que os cursos investigados têm sua base mais próxima do paradigma estruturalista que do paradigma comunicativo contemporâneo. As participações sugerem que a base teórica oferecida aos professores em formação não mostra ser completamente consistente com os fundamentos para o ensino de línguas comunicativo. Desta forma, identificam-se lacunas na estrutura dos cursos investigados as quais demandam correção para chegarmos a uma formação de professores de línguas que vá ao encontro de toda a produção teórica já disponível para essa tarefa.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/80910.26512/rhla.v9i1.809Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 1 (2010)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 1 (2010)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/809/698Unternbäumen, Enrique HuelvaAraújo, Ana Carolina Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:44:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/809Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:18.121695Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo |
title |
Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo |
spellingShingle |
Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo Unternbäumen, Enrique Huelva Língua; Cultura; Abordagem comunicativa; Competência comunicativa; Formação de professores |
title_short |
Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo |
title_full |
Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo |
title_fullStr |
Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo |
title_sort |
Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo |
author |
Unternbäumen, Enrique Huelva |
author_facet |
Unternbäumen, Enrique Huelva Araújo, Ana Carolina Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Ana Carolina Nunes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Unternbäumen, Enrique Huelva Araújo, Ana Carolina Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua; Cultura; Abordagem comunicativa; Competência comunicativa; Formação de professores |
topic |
Língua; Cultura; Abordagem comunicativa; Competência comunicativa; Formação de professores |
description |
Este artigo descreve uma pesquisa que investigou três cursos de Licenciatura em Língua Estrangeira (espanhola, francesa e inglesa) em uma universidade federal do Brasil, quanto a se estão, de fato, preparando os professores para a prática docente em conformidade com os parâmetros teóricos contemporâneos. De cada curso, colaboraram três professoras em formação cursando o último semestre e uma professora formadora, perfazendo um total de 12 participantes. Foram usados questionários abertos com questões sobre o curso, as disciplinas e conhecimentos considerados necessários ao professor em formação. Os resultados sugerem que os cursos investigados têm sua base mais próxima do paradigma estruturalista que do paradigma comunicativo contemporâneo. As participações sugerem que a base teórica oferecida aos professores em formação não mostra ser completamente consistente com os fundamentos para o ensino de línguas comunicativo. Desta forma, identificam-se lacunas na estrutura dos cursos investigados as quais demandam correção para chegarmos a uma formação de professores de línguas que vá ao encontro de toda a produção teórica já disponível para essa tarefa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/809 10.26512/rhla.v9i1.809 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/809 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v9i1.809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/809/698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 1 (2010) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 1 (2010) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051344816701440 |