Experiência de utilização como critério de risco em investimentos privados: Uma análise quali-quantitativa para a indústria de videojogos independentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Larissa Rios
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12703
Resumo: Diante do impacto evolutivo do ecossistema de videojogos independentes na economia mundial é essencial e urgente debater sobre os meios financeiros que possibilitam pequenas e médias empresas de produtos digitais a se desenvolverem. Este trabalho explora a possibilidade do investimento privado como um dos canais de fomento, apresentando os tipos de investidores privados, os modelos de financiamento e os benefícios da relação entre o sistema de investimentos privados com a indústria de videojogos independentes. O investimento privado em empresas de videojogos leva em consideração um conjunto de critérios avaliativos que analisam riscos, processos e comportamentos dos negócios. Considerando os instrumentos de avaliação, foram analisados 9 métodos avaliativos (valuation) e suas principais vantagens e desvantagens. Além de identificar ativos tangíveis e os tipos de riscos, discute-se ao longo da pesquisa a importância da valoração dos ativos intangíveis para empresas de base tecnológica, com foco no elemento da Experiência do Usuário (User Experience). A Experiência do Usuário é um ativo intangível essencial na produção de jogos exclusivos, com qualidade e centrados no usuário final. Os elementos que constituem a User Experience (UX) – como Experiência, Flow, Fun, Empatia e, no caso dos videojogos, o Game Balance – são muitas vezes os responsáveis pelo sucesso dos produtos e consequentemente por tornarem empresas populares no mercado. Tendo em vista os indicadores-chave de desempenho dos estúdios de videojogos independentes e os critérios avaliativos de investidores, foi realizada a pesquisa qualiquantitativa com profissionais da indústria independente e com investidores privados que fomentam o setor. Com o objetivo de identificar os princípios fundamentais de cada grupo, apontar as adversidades e propor melhorias em seus processos, foram construídas conexões de interesses entre as partes estudadas, a fim de estimular e intensificar a atuação de investidores privados na indústria de videojogos independentes.
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Considerando os instrumentos de avaliação, foram analisados 9 métodos avaliativos (valuation) e suas principais vantagens e desvantagens. Além de identificar ativos tangíveis e os tipos de riscos, discute-se ao longo da pesquisa a importância da valoração dos ativos intangíveis para empresas de base tecnológica, com foco no elemento da Experiência do Usuário (User Experience). A Experiência do Usuário é um ativo intangível essencial na produção de jogos exclusivos, com qualidade e centrados no usuário final. Os elementos que constituem a User Experience (UX) – como Experiência, Flow, Fun, Empatia e, no caso dos videojogos, o Game Balance – são muitas vezes os responsáveis pelo sucesso dos produtos e consequentemente por tornarem empresas populares no mercado. Tendo em vista os indicadores-chave de desempenho dos estúdios de videojogos independentes e os critérios avaliativos de investidores, foi realizada a pesquisa qualiquantitativa com profissionais da indústria independente e com investidores privados que fomentam o setor. Com o objetivo de identificar os princípios fundamentais de cada grupo, apontar as adversidades e propor melhorias em seus processos, foram construídas conexões de interesses entre as partes estudadas, a fim de estimular e intensificar a atuação de investidores privados na indústria de videojogos independentes.In view of the evolutionary impact of the independent video game ecosystem on the world economy, it is essential and urgent to discuss the financial means that enable small and medium-sized digital products companies to develop. This work explores the possibility of private investment as one of the channels for the promotion of this industry, presenting the categories of private investors, the financing models and the benefits of the relationship between the private investment system and the independent video game industry. Private investment in video game companies considers a set of evaluation criteria to assess the risks, processes and business behavior. Considering the evaluation instruments, 9 valuation methods and their main advantages and disadvantages were analyzed. In addition to identifying tangible assets and types of risks, the importance of valuing intangible assets for technology-based companies is discussed throughout the research, with a focus on the User Experience element. User Experience is an essential intangible asset in the production of exclusive and quality games, focused on the end user. The elements that make up User Experience – such as Experience, Flow, Fun, Empathy and, in the case of video games, Game Balance – are often responsible for the product’s success and, therefore, for making companies popular in the market. In light of the key performance indicators of independent video game studios and the criteria evaluated by investors, a qualitative and quantitative survey was carried out with professionals from the independent industry and with private investors who promote the sector. With the objective of identifying the fundamental principles of each group, pointing out adversities and proposing improvements in their processes, links were built connecting the interests of the parties studied, in order to encourage and to enhance the performance of private investors in the independent video game industry.Filgueiras, Ernesto VilarSchwartz, GilsonuBibliorumFranco, Larissa Rios2021-09-302021-06-292024-06-22T00:00:00Z2021-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12703TID:203175018porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:55:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:14.975730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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