Videojogos, FPS, e-Sports

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelino, Carolina Carrilho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10862
Resumo: O século XX trouxe-nos um desenvolvimento tecnológico sem precedentes. A internet, os jogos eletrónicos e os videojogos em particular, tornaram-se uma parte importante na rotina diária, profissional e de lazer de muitos indivíduos. Os videojogos tornaram-se cada vez mais realistas, em particular os “First Person Shooter”. Neste tipo de videojogos os jogadores entram numa virtualidade próxima da realidade. Contudo os jogos eletrónicos também têm introduzido alterações no comportamento humano, em particular através das comunidades online, com grande impacto social e sociológico nas gerações mais novas embora não restrito a estas. As interações que surgem nas plataformas de jogo online, podem tornar-se complicadas devido a dificuldades de aceitação de género e diferentes tipos de assédio entre jogadores/as. Através de uma investigação de cariz quantitativo foi possível analisar algumas interações socioculturais existentes nas comunidades de jogadores. Para facilitar o acesso por parte dos jogadores o inquérito foi colocado online. Dos resultados obtidos, podemos destacar o facto de comprovarmos a existência efetiva de disputa entre géneros, sexismo e até alguma violência verbal e psicológica entre jogadores/as.
id RCAP_2d7fd16a9d323ccfd7911619310c2955
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10862
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Videojogos, FPS, e-SportsTensão Entre GénerosDisputa de Géneroe-Sports.First Person ShooterJogos EletrónicosVideojogosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Jogos DigitaisO século XX trouxe-nos um desenvolvimento tecnológico sem precedentes. A internet, os jogos eletrónicos e os videojogos em particular, tornaram-se uma parte importante na rotina diária, profissional e de lazer de muitos indivíduos. Os videojogos tornaram-se cada vez mais realistas, em particular os “First Person Shooter”. Neste tipo de videojogos os jogadores entram numa virtualidade próxima da realidade. Contudo os jogos eletrónicos também têm introduzido alterações no comportamento humano, em particular através das comunidades online, com grande impacto social e sociológico nas gerações mais novas embora não restrito a estas. As interações que surgem nas plataformas de jogo online, podem tornar-se complicadas devido a dificuldades de aceitação de género e diferentes tipos de assédio entre jogadores/as. Através de uma investigação de cariz quantitativo foi possível analisar algumas interações socioculturais existentes nas comunidades de jogadores. Para facilitar o acesso por parte dos jogadores o inquérito foi colocado online. Dos resultados obtidos, podemos destacar o facto de comprovarmos a existência efetiva de disputa entre géneros, sexismo e até alguma violência verbal e psicológica entre jogadores/as.The XX century brought an unprecedent technological development. The internet, electronic games and in particular the video games, became an important part of the daily, professional and leisure routine of many individuals. Video games turned more and more realistic, specially the “First Person Shooter”. In this type of games, the players tend to enter in a new virtual environment similar to reality. However, electronic games also introduced changes in human behavior, namely in the online communities, with a huge social and sociological impact within the latest generations, although not restricted to them. The interactions that come up on the online gaming platforms may become complex due to difficulties in gender acceptance and due to harassment between players. Through a quantitative investigation it was possible to analyze some socialcultural interactions existing in the e-Sports community. The survey was included online to simplify the players access. From survey results we may highlight that in fact is proved the existence of genders dispute and sexism between players. We may point out also some verbal and psychological violence.Elias, Herlander AlvesuBibliorumAngelino, Carolina Carrilho2020-12-22T14:53:32Z2020-07-282020-06-292020-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10862TID:202560562porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:54Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:43.371076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Videojogos, FPS, e-Sports
Tensão Entre Géneros
title Videojogos, FPS, e-Sports
spellingShingle Videojogos, FPS, e-Sports
Angelino, Carolina Carrilho
Disputa de Género
e-Sports.
First Person Shooter
Jogos Eletrónicos
Videojogos
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Jogos Digitais
title_short Videojogos, FPS, e-Sports
title_full Videojogos, FPS, e-Sports
title_fullStr Videojogos, FPS, e-Sports
title_full_unstemmed Videojogos, FPS, e-Sports
title_sort Videojogos, FPS, e-Sports
author Angelino, Carolina Carrilho
author_facet Angelino, Carolina Carrilho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Elias, Herlander Alves
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelino, Carolina Carrilho
dc.subject.por.fl_str_mv Disputa de Género
e-Sports.
First Person Shooter
Jogos Eletrónicos
Videojogos
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Jogos Digitais
topic Disputa de Género
e-Sports.
First Person Shooter
Jogos Eletrónicos
Videojogos
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Jogos Digitais
description O século XX trouxe-nos um desenvolvimento tecnológico sem precedentes. A internet, os jogos eletrónicos e os videojogos em particular, tornaram-se uma parte importante na rotina diária, profissional e de lazer de muitos indivíduos. Os videojogos tornaram-se cada vez mais realistas, em particular os “First Person Shooter”. Neste tipo de videojogos os jogadores entram numa virtualidade próxima da realidade. Contudo os jogos eletrónicos também têm introduzido alterações no comportamento humano, em particular através das comunidades online, com grande impacto social e sociológico nas gerações mais novas embora não restrito a estas. As interações que surgem nas plataformas de jogo online, podem tornar-se complicadas devido a dificuldades de aceitação de género e diferentes tipos de assédio entre jogadores/as. Através de uma investigação de cariz quantitativo foi possível analisar algumas interações socioculturais existentes nas comunidades de jogadores. Para facilitar o acesso por parte dos jogadores o inquérito foi colocado online. Dos resultados obtidos, podemos destacar o facto de comprovarmos a existência efetiva de disputa entre géneros, sexismo e até alguma violência verbal e psicológica entre jogadores/as.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22T14:53:32Z
2020-07-28
2020-06-29
2020-07-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10862
TID:202560562
url http://hdl.handle.net/10400.6/10862
identifier_str_mv TID:202560562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136397485932544