Videojogos, FPS, e-Sports
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10862 |
Resumo: | O século XX trouxe-nos um desenvolvimento tecnológico sem precedentes. A internet, os jogos eletrónicos e os videojogos em particular, tornaram-se uma parte importante na rotina diária, profissional e de lazer de muitos indivíduos. Os videojogos tornaram-se cada vez mais realistas, em particular os “First Person Shooter”. Neste tipo de videojogos os jogadores entram numa virtualidade próxima da realidade. Contudo os jogos eletrónicos também têm introduzido alterações no comportamento humano, em particular através das comunidades online, com grande impacto social e sociológico nas gerações mais novas embora não restrito a estas. As interações que surgem nas plataformas de jogo online, podem tornar-se complicadas devido a dificuldades de aceitação de género e diferentes tipos de assédio entre jogadores/as. Através de uma investigação de cariz quantitativo foi possível analisar algumas interações socioculturais existentes nas comunidades de jogadores. Para facilitar o acesso por parte dos jogadores o inquérito foi colocado online. Dos resultados obtidos, podemos destacar o facto de comprovarmos a existência efetiva de disputa entre géneros, sexismo e até alguma violência verbal e psicológica entre jogadores/as. |
id |
RCAP_2d7fd16a9d323ccfd7911619310c2955 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10862 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Videojogos, FPS, e-SportsTensão Entre GénerosDisputa de Géneroe-Sports.First Person ShooterJogos EletrónicosVideojogosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Jogos DigitaisO século XX trouxe-nos um desenvolvimento tecnológico sem precedentes. A internet, os jogos eletrónicos e os videojogos em particular, tornaram-se uma parte importante na rotina diária, profissional e de lazer de muitos indivíduos. Os videojogos tornaram-se cada vez mais realistas, em particular os “First Person Shooter”. Neste tipo de videojogos os jogadores entram numa virtualidade próxima da realidade. Contudo os jogos eletrónicos também têm introduzido alterações no comportamento humano, em particular através das comunidades online, com grande impacto social e sociológico nas gerações mais novas embora não restrito a estas. As interações que surgem nas plataformas de jogo online, podem tornar-se complicadas devido a dificuldades de aceitação de género e diferentes tipos de assédio entre jogadores/as. Através de uma investigação de cariz quantitativo foi possível analisar algumas interações socioculturais existentes nas comunidades de jogadores. Para facilitar o acesso por parte dos jogadores o inquérito foi colocado online. Dos resultados obtidos, podemos destacar o facto de comprovarmos a existência efetiva de disputa entre géneros, sexismo e até alguma violência verbal e psicológica entre jogadores/as.The XX century brought an unprecedent technological development. The internet, electronic games and in particular the video games, became an important part of the daily, professional and leisure routine of many individuals. Video games turned more and more realistic, specially the “First Person Shooter”. In this type of games, the players tend to enter in a new virtual environment similar to reality. However, electronic games also introduced changes in human behavior, namely in the online communities, with a huge social and sociological impact within the latest generations, although not restricted to them. The interactions that come up on the online gaming platforms may become complex due to difficulties in gender acceptance and due to harassment between players. Through a quantitative investigation it was possible to analyze some socialcultural interactions existing in the e-Sports community. The survey was included online to simplify the players access. From survey results we may highlight that in fact is proved the existence of genders dispute and sexism between players. We may point out also some verbal and psychological violence.Elias, Herlander AlvesuBibliorumAngelino, Carolina Carrilho2020-12-22T14:53:32Z2020-07-282020-06-292020-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10862TID:202560562porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:54Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:43.371076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Videojogos, FPS, e-Sports Tensão Entre Géneros |
title |
Videojogos, FPS, e-Sports |
spellingShingle |
Videojogos, FPS, e-Sports Angelino, Carolina Carrilho Disputa de Género e-Sports. First Person Shooter Jogos Eletrónicos Videojogos Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Jogos Digitais |
title_short |
Videojogos, FPS, e-Sports |
title_full |
Videojogos, FPS, e-Sports |
title_fullStr |
Videojogos, FPS, e-Sports |
title_full_unstemmed |
Videojogos, FPS, e-Sports |
title_sort |
Videojogos, FPS, e-Sports |
author |
Angelino, Carolina Carrilho |
author_facet |
Angelino, Carolina Carrilho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Elias, Herlander Alves uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angelino, Carolina Carrilho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disputa de Género e-Sports. First Person Shooter Jogos Eletrónicos Videojogos Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Jogos Digitais |
topic |
Disputa de Género e-Sports. First Person Shooter Jogos Eletrónicos Videojogos Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Jogos Digitais |
description |
O século XX trouxe-nos um desenvolvimento tecnológico sem precedentes. A internet, os jogos eletrónicos e os videojogos em particular, tornaram-se uma parte importante na rotina diária, profissional e de lazer de muitos indivíduos. Os videojogos tornaram-se cada vez mais realistas, em particular os “First Person Shooter”. Neste tipo de videojogos os jogadores entram numa virtualidade próxima da realidade. Contudo os jogos eletrónicos também têm introduzido alterações no comportamento humano, em particular através das comunidades online, com grande impacto social e sociológico nas gerações mais novas embora não restrito a estas. As interações que surgem nas plataformas de jogo online, podem tornar-se complicadas devido a dificuldades de aceitação de género e diferentes tipos de assédio entre jogadores/as. Através de uma investigação de cariz quantitativo foi possível analisar algumas interações socioculturais existentes nas comunidades de jogadores. Para facilitar o acesso por parte dos jogadores o inquérito foi colocado online. Dos resultados obtidos, podemos destacar o facto de comprovarmos a existência efetiva de disputa entre géneros, sexismo e até alguma violência verbal e psicológica entre jogadores/as. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22T14:53:32Z 2020-07-28 2020-06-29 2020-07-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/10862 TID:202560562 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/10862 |
identifier_str_mv |
TID:202560562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136397485932544 |