What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Joana Catarina da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/49508
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_c2d8a1402bc7530ab4f0e7d560992b0f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49508
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenonO que é a paralisia cerebral?: análise do conhecimento de alunos do ensino básico sobre o fenómenoParalisia cerebralConhecimentoAlunos do ensino básicoEstudo qualitativoCerebral palsyKnowledgeElementary studentsQualitative studyCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA paralisia cerebral é a deficiência física mais comum na infância. Apesar dos comprometimentos motores e secundários, as crianças com paralisia cerebral estão integradas no sistema de educação. Contudo, investigações prévias mostram que estas crianças nem sempre estão bem integradas na escola e que atitudes negativas para com esta condição clínica estão relacionadas com falta de conhecimento. Esta investigação tem como objectivo analisar o conhecimento de alunos do ensino básico sobre a paralisia cerebral. Foram analisadas 80 definições de paralisia cerebral escritas por 80 estudantes do 4º e 5º ano. Os resultados revelaram que a maioria das respostas são incorrectas porque os participantes confundiram a paralisia cerebral com outras condições ou indicaram que a origem do problema está na paralisação do cérebro. Por outro lado, as respostas consideradas correctas revelaram ser muito incompletas no seu conteúdo. Os resultados também mostraram que estudantes com experiência pessoal com alguém com paralisia cerebral fornecem mais respostas correctas. Estes resultados sugerem que existe necessidade de fornecer informação aos alunos sobre a paralisia cerebral e as dificuldades de uma criança com esta condição. Espera-se que aumentando o conhecimento dos alunos sobre a paralisia cerebral, ajude à integração na escola das crianças com esta condição e promova o seu envolvimento.Cerebral palsy is the most prevalent physical disability during childhood. Globally, the number of children with disabilities being integrated into the general school system is raising. Still, previous studies have reported that these children are not always well integrated in school and that negative attitudes towards people with these conditions may be linked to lack of knowledge. This research aims to analyze elementary school students' knowledge about cerebral palsy. Eighty definitions of cerebral palsy were provided by students from the 4th and 5th grades. Findings indicate that the majority of responses are incorrect because the participants confounded cerebral palsy with other conditions or indicated the origin of the impairments is in a brain which is paralyzed. Conversely, the correct responses were very incomplete regarding their content. Data also showed that students with personal experience with someone with cerebral palsy provided more correct definitions than their counterparts without this experience. These results indicate the need to provide information to students about cerebral palsy and the difficulties of children with this condition. Raising students’ knowledge on cerebral palsy is expected to help integrate children with this condition in school and promote their school engagement.Rosário, PedroCorreia, Paula Cristina Soares de Magalhães da SilvaUniversidade do MinhoPeixoto, Joana Catarina da Silva2017-11-102017-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49508eng201757311info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:12.064851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon
O que é a paralisia cerebral?: análise do conhecimento de alunos do ensino básico sobre o fenómeno
title What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon
spellingShingle What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon
Peixoto, Joana Catarina da Silva
Paralisia cerebral
Conhecimento
Alunos do ensino básico
Estudo qualitativo
Cerebral palsy
Knowledge
Elementary students
Qualitative study
Ciências Sociais::Psicologia
title_short What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon
title_full What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon
title_fullStr What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon
title_full_unstemmed What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon
title_sort What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon
author Peixoto, Joana Catarina da Silva
author_facet Peixoto, Joana Catarina da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosário, Pedro
Correia, Paula Cristina Soares de Magalhães da Silva
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Joana Catarina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Paralisia cerebral
Conhecimento
Alunos do ensino básico
Estudo qualitativo
Cerebral palsy
Knowledge
Elementary students
Qualitative study
Ciências Sociais::Psicologia
topic Paralisia cerebral
Conhecimento
Alunos do ensino básico
Estudo qualitativo
Cerebral palsy
Knowledge
Elementary students
Qualitative study
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-10
2017-11-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/49508
url http://hdl.handle.net/1822/49508
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 201757311
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132677483266048