What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/49508 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_c2d8a1402bc7530ab4f0e7d560992b0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49508 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenonO que é a paralisia cerebral?: análise do conhecimento de alunos do ensino básico sobre o fenómenoParalisia cerebralConhecimentoAlunos do ensino básicoEstudo qualitativoCerebral palsyKnowledgeElementary studentsQualitative studyCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA paralisia cerebral é a deficiência física mais comum na infância. Apesar dos comprometimentos motores e secundários, as crianças com paralisia cerebral estão integradas no sistema de educação. Contudo, investigações prévias mostram que estas crianças nem sempre estão bem integradas na escola e que atitudes negativas para com esta condição clínica estão relacionadas com falta de conhecimento. Esta investigação tem como objectivo analisar o conhecimento de alunos do ensino básico sobre a paralisia cerebral. Foram analisadas 80 definições de paralisia cerebral escritas por 80 estudantes do 4º e 5º ano. Os resultados revelaram que a maioria das respostas são incorrectas porque os participantes confundiram a paralisia cerebral com outras condições ou indicaram que a origem do problema está na paralisação do cérebro. Por outro lado, as respostas consideradas correctas revelaram ser muito incompletas no seu conteúdo. Os resultados também mostraram que estudantes com experiência pessoal com alguém com paralisia cerebral fornecem mais respostas correctas. Estes resultados sugerem que existe necessidade de fornecer informação aos alunos sobre a paralisia cerebral e as dificuldades de uma criança com esta condição. Espera-se que aumentando o conhecimento dos alunos sobre a paralisia cerebral, ajude à integração na escola das crianças com esta condição e promova o seu envolvimento.Cerebral palsy is the most prevalent physical disability during childhood. Globally, the number of children with disabilities being integrated into the general school system is raising. Still, previous studies have reported that these children are not always well integrated in school and that negative attitudes towards people with these conditions may be linked to lack of knowledge. This research aims to analyze elementary school students' knowledge about cerebral palsy. Eighty definitions of cerebral palsy were provided by students from the 4th and 5th grades. Findings indicate that the majority of responses are incorrect because the participants confounded cerebral palsy with other conditions or indicated the origin of the impairments is in a brain which is paralyzed. Conversely, the correct responses were very incomplete regarding their content. Data also showed that students with personal experience with someone with cerebral palsy provided more correct definitions than their counterparts without this experience. These results indicate the need to provide information to students about cerebral palsy and the difficulties of children with this condition. Raising students’ knowledge on cerebral palsy is expected to help integrate children with this condition in school and promote their school engagement.Rosário, PedroCorreia, Paula Cristina Soares de Magalhães da SilvaUniversidade do MinhoPeixoto, Joana Catarina da Silva2017-11-102017-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49508eng201757311info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:12.064851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon O que é a paralisia cerebral?: análise do conhecimento de alunos do ensino básico sobre o fenómeno |
title |
What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon |
spellingShingle |
What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon Peixoto, Joana Catarina da Silva Paralisia cerebral Conhecimento Alunos do ensino básico Estudo qualitativo Cerebral palsy Knowledge Elementary students Qualitative study Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon |
title_full |
What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon |
title_fullStr |
What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon |
title_full_unstemmed |
What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon |
title_sort |
What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon |
author |
Peixoto, Joana Catarina da Silva |
author_facet |
Peixoto, Joana Catarina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosário, Pedro Correia, Paula Cristina Soares de Magalhães da Silva Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Joana Catarina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paralisia cerebral Conhecimento Alunos do ensino básico Estudo qualitativo Cerebral palsy Knowledge Elementary students Qualitative study Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Paralisia cerebral Conhecimento Alunos do ensino básico Estudo qualitativo Cerebral palsy Knowledge Elementary students Qualitative study Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-10 2017-11-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/49508 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/49508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201757311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132677483266048 |