Consolidação da marca no mundo do desporto. Caso Grêmio Foot-ball Porto Alegrense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Adriano Tusi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26319
Resumo: O presente trabalho procura identificar as ações e estratégias do Departamento de Marketing do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense para manter e/ou ampliar o valor da sua marca diante de um cenário tão competitivo. Recorreu-se à pesquisa descritiva-exploratória, de natureza qualitativa, caracterizada por um estudo de caso único, com aplicação de um instrumento de pesquisa na forma de entrevista semiestruturada, cuja amostra foi formada por um indivíduo, responsável pelo departamento em questão. O estudo mostrou que a principal estratégia adotada em todos os momentos da agremiação como forma de valorizar a marca e manter e fidelização dos torcedores foi o soccerting, que alia ações de gestão de marca (Branding) com gestão comercial (Selling), desenvolvendo neste contexto várias ações em várias frentes. Os dados mostraram que, com essas ações, o clube manteve-se em alta mesmo com período negativo no campo futebolístico, elevando sua receita nesse período e tornando-se a quinta força do país. O Departamento de Marketing do clube tem como alternativa o uso de um sistema criado pelo próprio clube e que tem dado bons resultados, pois manteve a marca em períodos negativos e aumentou no período áureo da equipe de futebol; Brand consolidation in the world of sport. Case: Grêmio Foot-ball Porto Alegrense ABSTRACT: The present work seeks to identify the actions and strategies of the Marketing Department of the Foot-Ball Porto Alegre Alegrense to maintain the value of its brand and the sale of licensed products even facing difficulties in the football department. We used the descriptive-exploratory research, of a qualitative nature, characterized by a single case study, with the application of a research instrument in the form of semi-structured interview, whose sample was formed by an individual, responsible for the department in question. The study showed that the main strategy adopted at all moments of the association as a way to value the brand and maintain and loyalty of the fans was soccerting, which aligns actions of brand management (Branding) with commercial management (Selling), developing in this context several actions on several fronts. The data showed that, with these actions, the club kept rising even with a negative period in the football field, raising its revenue in that period and becoming the 5 st strength of the country. The Marketing Department of the club has as alternative the use of a system created by the club itself and that has given good results, since it maintained the mark in periods
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