Aprendizagem social: uma nova perspectiva sobre a aprendizagem em sistemas participados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2944 |
Resumo: | Em muitas situações a aprendizagem experiencial é tida como um processo desenvolvido pelos indivíduos. Por vezes, também se defende que a aprendizagem experiencial pode ocorrer nos grupos ou nos sistemas sociais. Porém, poucos esforços têm sido empreendidos no sentido de conceptualizar os processos de «aprendizagem social». Neste texto, os autores destacam a importância da aprendizagem social no cenário de constantes mudanças que caracterizam os nossos tempos de modernização reflexiva. Partindo de alguns trabalhos de investigação, os autores constróem um quadro conceptual para a aprendizagem social baseado em quatro eixos: a acção, a reflexão, a cooperação e a comunicação. Argumentam que a aprendizagem social resulta do equilíbrio entre diferentes tensões que influenciam as decisões e as orientações dos sistemas de aprendizagem. Enfatizam, também, a forma pela qual neste contexto o poder, a responsabilidade e a criatividade desenvolvem um papel a considerar. Por fim, os autores apresentam algumas reflexões sobre o modo como estes processos de aprendizagem social podem ser influenciados por padrões externos e internos aos sistemas participados. |
id |
RCAP_c2e8bb1d3a5367d5eb62c9b0bcef47a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/2944 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem social: uma nova perspectiva sobre a aprendizagem em sistemas participadosEm muitas situações a aprendizagem experiencial é tida como um processo desenvolvido pelos indivíduos. Por vezes, também se defende que a aprendizagem experiencial pode ocorrer nos grupos ou nos sistemas sociais. Porém, poucos esforços têm sido empreendidos no sentido de conceptualizar os processos de «aprendizagem social». Neste texto, os autores destacam a importância da aprendizagem social no cenário de constantes mudanças que caracterizam os nossos tempos de modernização reflexiva. Partindo de alguns trabalhos de investigação, os autores constróem um quadro conceptual para a aprendizagem social baseado em quatro eixos: a acção, a reflexão, a cooperação e a comunicação. Argumentam que a aprendizagem social resulta do equilíbrio entre diferentes tensões que influenciam as decisões e as orientações dos sistemas de aprendizagem. Enfatizam, também, a forma pela qual neste contexto o poder, a responsabilidade e a criatividade desenvolvem um papel a considerar. Por fim, os autores apresentam algumas reflexões sobre o modo como estes processos de aprendizagem social podem ser influenciados por padrões externos e internos aos sistemas participados.Conselho Cultural da Universidade do Minho2020-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2944Forum; N.º 25 (1999); 105-1270871-0422reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2944https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2944/2850Wildemeersch, DannyJansen, TheoVandenabeele, JokeJans, Marcinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-23T16:55:48Zoai:journals.uminho.pt:article/2944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:45:48.205240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem social: uma nova perspectiva sobre a aprendizagem em sistemas participados |
title |
Aprendizagem social: uma nova perspectiva sobre a aprendizagem em sistemas participados |
spellingShingle |
Aprendizagem social: uma nova perspectiva sobre a aprendizagem em sistemas participados Wildemeersch, Danny |
title_short |
Aprendizagem social: uma nova perspectiva sobre a aprendizagem em sistemas participados |
title_full |
Aprendizagem social: uma nova perspectiva sobre a aprendizagem em sistemas participados |
title_fullStr |
Aprendizagem social: uma nova perspectiva sobre a aprendizagem em sistemas participados |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem social: uma nova perspectiva sobre a aprendizagem em sistemas participados |
title_sort |
Aprendizagem social: uma nova perspectiva sobre a aprendizagem em sistemas participados |
author |
Wildemeersch, Danny |
author_facet |
Wildemeersch, Danny Jansen, Theo Vandenabeele, Joke Jans, Marc |
author_role |
author |
author2 |
Jansen, Theo Vandenabeele, Joke Jans, Marc |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wildemeersch, Danny Jansen, Theo Vandenabeele, Joke Jans, Marc |
description |
Em muitas situações a aprendizagem experiencial é tida como um processo desenvolvido pelos indivíduos. Por vezes, também se defende que a aprendizagem experiencial pode ocorrer nos grupos ou nos sistemas sociais. Porém, poucos esforços têm sido empreendidos no sentido de conceptualizar os processos de «aprendizagem social». Neste texto, os autores destacam a importância da aprendizagem social no cenário de constantes mudanças que caracterizam os nossos tempos de modernização reflexiva. Partindo de alguns trabalhos de investigação, os autores constróem um quadro conceptual para a aprendizagem social baseado em quatro eixos: a acção, a reflexão, a cooperação e a comunicação. Argumentam que a aprendizagem social resulta do equilíbrio entre diferentes tensões que influenciam as decisões e as orientações dos sistemas de aprendizagem. Enfatizam, também, a forma pela qual neste contexto o poder, a responsabilidade e a criatividade desenvolvem um papel a considerar. Por fim, os autores apresentam algumas reflexões sobre o modo como estes processos de aprendizagem social podem ser influenciados por padrões externos e internos aos sistemas participados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2944 |
url |
https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2944 https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2944/2850 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Cultural da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Cultural da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Forum; N.º 25 (1999); 105-127 0871-0422 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131541406744576 |