Aprendizagem social: uma nova perspectiva sobre a aprendizagem em sistemas participados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wildemeersch, Danny
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Jansen, Theo, Vandenabeele, Joke, Jans, Marc
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2944
Resumo: Em muitas situações a aprendizagem experiencial é tida como um processo desenvolvido pelos indivíduos. Por vezes, também se defende que a aprendizagem experiencial pode ocorrer nos grupos ou nos sistemas sociais. Porém, poucos esforços têm sido empreendidos no sentido de conceptualizar os processos de «aprendizagem social». Neste texto, os autores destacam a importância da aprendizagem social no cenário de constantes mudanças que caracterizam os nossos tempos de modernização reflexiva. Partindo de alguns trabalhos de investigação, os autores constróem um quadro conceptual para a aprendizagem social baseado em quatro eixos: a acção, a reflexão, a cooperação e a comunicação. Argumentam que a aprendizagem social resulta do equilíbrio entre diferentes tensões que influenciam as decisões e as orientações dos sistemas de aprendizagem. Enfatizam, também, a forma pela qual neste contexto o poder, a responsabilidade e a criatividade desenvolvem um papel a considerar. Por fim, os autores apresentam algumas reflexões sobre o modo como estes processos de aprendizagem social podem ser influenciados por padrões externos e internos aos sistemas participados.
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