Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/22162 |
Resumo: | Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research e CRM |
id |
RCAP_c2f7bb2f9123f13ea58ddbf9a5c6f0e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/22162 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verdeMarketing VerdeProdutos VerdesCaracterização do Comportamento VerdeComportamento dos ConsumidoresModelo de Equações EstruturaisAnálise de ClustersAnálise FactorialDissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research e CRMA crescente preocupação ambiental, resultante do impacto negativo do consumo desmedido e despreocupado do século XX, originou mudanças no comportamento dos indivíduos e das organizações. Estas procuram elaborar estratégias de marketing direccionadas para a consciência ambiental com o intuito de incentivar os consumidores, actualmente mais informados sobre o estado dos ecossistemas, a optar por um novo segmento de mercado, designado por mercado ecológico ou de produtos verdes. A presente investigação incide sobre uma área específica do marketing, mais concretamente o marketing verde, que se caracteriza pela preocupação por um marketing mais ecológico e por uma maior consciencialização dos problemas sociais e ambientais que afectam a sociedade. Tendo em consideração a revisão bibliográfica que aborda prioritariamente os problemas ambientais e os estudos elaborados na área, surgiu a oportunidade e a vontade de aprofundar o tema em questão aplicado ao caso português, já que são poucos os estudos em Portugal que se focam no marketing verde. Após a avaliação de um questionário qualitativo a um grupo de 10 portugueses, foram inquiridos 210 portugueses por via de um método quantitativo com o objectivo de determinar a influência de certos factores no comportamento de compra verde. Pretendeu-se igualmente delinear quais as características dos consumidores com atitudes focadas na preservação ambiental com o intuito de combater as repercussões da utilização desregrada, desenfreada e irresponsável dos recursos naturais. A análise dos resultados, feita com base em métodos estatístico no software SAS Enterprise Guide 7.13 e no SmartPLS 3.0, permitiu concluir que a consciência ambiental e o comportamento verde são maioritariamente influenciados pelas prácticas verdes, pelo preço e pela qualidade dos produtos verdes e os consumidores portugueses mais propensos à compra verde são maioritariamente jovens adultas trabalhadoras, com um rendimento igual ou inferior a 1500€ e praticantes de actividade física.Coelho, Pedro Miguel Pereira SimõesRUNPereira, Susana de Carvalho Fernandes Soromenho2017-07-26T10:45:10Z2017-07-142017-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/22162TID:201717972porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:09:29Zoai:run.unl.pt:10362/22162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:27:10.022342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verde |
title |
Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verde |
spellingShingle |
Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verde Pereira, Susana de Carvalho Fernandes Soromenho Marketing Verde Produtos Verdes Caracterização do Comportamento Verde Comportamento dos Consumidores Modelo de Equações Estruturais Análise de Clusters Análise Factorial |
title_short |
Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verde |
title_full |
Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verde |
title_fullStr |
Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verde |
title_full_unstemmed |
Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verde |
title_sort |
Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verde |
author |
Pereira, Susana de Carvalho Fernandes Soromenho |
author_facet |
Pereira, Susana de Carvalho Fernandes Soromenho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Pedro Miguel Pereira Simões RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Susana de Carvalho Fernandes Soromenho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Verde Produtos Verdes Caracterização do Comportamento Verde Comportamento dos Consumidores Modelo de Equações Estruturais Análise de Clusters Análise Factorial |
topic |
Marketing Verde Produtos Verdes Caracterização do Comportamento Verde Comportamento dos Consumidores Modelo de Equações Estruturais Análise de Clusters Análise Factorial |
description |
Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research e CRM |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-26T10:45:10Z 2017-07-14 2017-07-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/22162 TID:201717972 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/22162 |
identifier_str_mv |
TID:201717972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137900532596736 |