Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Susana de Carvalho Fernandes Soromenho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/22162
Resumo: Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research e CRM
id RCAP_c2f7bb2f9123f13ea58ddbf9a5c6f0e7
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/22162
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verdeMarketing VerdeProdutos VerdesCaracterização do Comportamento VerdeComportamento dos ConsumidoresModelo de Equações EstruturaisAnálise de ClustersAnálise FactorialDissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research e CRMA crescente preocupação ambiental, resultante do impacto negativo do consumo desmedido e despreocupado do século XX, originou mudanças no comportamento dos indivíduos e das organizações. Estas procuram elaborar estratégias de marketing direccionadas para a consciência ambiental com o intuito de incentivar os consumidores, actualmente mais informados sobre o estado dos ecossistemas, a optar por um novo segmento de mercado, designado por mercado ecológico ou de produtos verdes. A presente investigação incide sobre uma área específica do marketing, mais concretamente o marketing verde, que se caracteriza pela preocupação por um marketing mais ecológico e por uma maior consciencialização dos problemas sociais e ambientais que afectam a sociedade. Tendo em consideração a revisão bibliográfica que aborda prioritariamente os problemas ambientais e os estudos elaborados na área, surgiu a oportunidade e a vontade de aprofundar o tema em questão aplicado ao caso português, já que são poucos os estudos em Portugal que se focam no marketing verde. Após a avaliação de um questionário qualitativo a um grupo de 10 portugueses, foram inquiridos 210 portugueses por via de um método quantitativo com o objectivo de determinar a influência de certos factores no comportamento de compra verde. Pretendeu-se igualmente delinear quais as características dos consumidores com atitudes focadas na preservação ambiental com o intuito de combater as repercussões da utilização desregrada, desenfreada e irresponsável dos recursos naturais. A análise dos resultados, feita com base em métodos estatístico no software SAS Enterprise Guide 7.13 e no SmartPLS 3.0, permitiu concluir que a consciência ambiental e o comportamento verde são maioritariamente influenciados pelas prácticas verdes, pelo preço e pela qualidade dos produtos verdes e os consumidores portugueses mais propensos à compra verde são maioritariamente jovens adultas trabalhadoras, com um rendimento igual ou inferior a 1500€ e praticantes de actividade física.Coelho, Pedro Miguel Pereira SimõesRUNPereira, Susana de Carvalho Fernandes Soromenho2017-07-26T10:45:10Z2017-07-142017-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/22162TID:201717972porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:09:29Zoai:run.unl.pt:10362/22162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:27:10.022342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verde
title Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verde
spellingShingle Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verde
Pereira, Susana de Carvalho Fernandes Soromenho
Marketing Verde
Produtos Verdes
Caracterização do Comportamento Verde
Comportamento dos Consumidores
Modelo de Equações Estruturais
Análise de Clusters
Análise Factorial
title_short Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verde
title_full Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verde
title_fullStr Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verde
title_full_unstemmed Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verde
title_sort Análise da consciência ambiental e do consumo verde em Portugal : factores comprobatórios e perfil de consumidor verde
author Pereira, Susana de Carvalho Fernandes Soromenho
author_facet Pereira, Susana de Carvalho Fernandes Soromenho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Pedro Miguel Pereira Simões
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Susana de Carvalho Fernandes Soromenho
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Verde
Produtos Verdes
Caracterização do Comportamento Verde
Comportamento dos Consumidores
Modelo de Equações Estruturais
Análise de Clusters
Análise Factorial
topic Marketing Verde
Produtos Verdes
Caracterização do Comportamento Verde
Comportamento dos Consumidores
Modelo de Equações Estruturais
Análise de Clusters
Análise Factorial
description Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research e CRM
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-26T10:45:10Z
2017-07-14
2017-07-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/22162
TID:201717972
url http://hdl.handle.net/10362/22162
identifier_str_mv TID:201717972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137900532596736