Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobato, Bárbara Rafaella Delfino
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35655
Resumo: A Responsabilidade Socioambiental e o Desenvolvimento Sustentável vêm se tornando cada vez mais necessários diante dos problemas crescentes do mundo moderno. Observa-se certa emergência de mudanças, que não tem sido só imposta aos Estados, mas também ao mundo dos negócios que tem o desafio de pensar alternativas mais responsáveis de como os recursos ambientais são transformados em bens de consumo. O marketing verde surge então com o objetivo de satisfazer as necessidades dos consumidores e gerar vantagem competitiva para as empresas que o adotam. Deste modo, este estudo buscou verificar a influência exercida pela adoção de práticas de responsabilidade socioambiental e de estratégias de marketing verde por parte da empresa, de acordo com as atitudes do consumidor em relação ao consumo verde e das suas intenções de compra de produtos ecologicamente embalados. Para tanto, com base na aplicação de um questionário para uma amostra de 74 consumidores, foi feita um pesquisa exploratória e descritiva verificando-se a presença dos fatores analisados bem como a relação entre eles. Os resultados indicam que apesar de não haver a presença de uma atitude de consumo verde muito positiva dos consumidores, a intenção de compra dos desses, relacionados ao consumo de produtos ecologicamente fabricados, foi bastante forte, de modo que comprovou ser válida para as empresas a adoção de práticas de aspecto ambiental. Discussões sobre os resultados alcançados, bem como as implicações para as empresas são abordadas ao fim do trabalho.
id UFRN_4cf68da29b937a0c2a38f4eb06b5b52b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35655
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lobato, Bárbara Rafaella DelfinoFeitor, Carlos David Cardoso2013-12-16T12:22:46Z2021-09-20T15:31:38Z2013-12-16T12:22:46Z2021-09-20T15:31:38Z2013LOBATO, Bárbara Rafaella Delfino. Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra. 2013. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35655A Responsabilidade Socioambiental e o Desenvolvimento Sustentável vêm se tornando cada vez mais necessários diante dos problemas crescentes do mundo moderno. Observa-se certa emergência de mudanças, que não tem sido só imposta aos Estados, mas também ao mundo dos negócios que tem o desafio de pensar alternativas mais responsáveis de como os recursos ambientais são transformados em bens de consumo. O marketing verde surge então com o objetivo de satisfazer as necessidades dos consumidores e gerar vantagem competitiva para as empresas que o adotam. Deste modo, este estudo buscou verificar a influência exercida pela adoção de práticas de responsabilidade socioambiental e de estratégias de marketing verde por parte da empresa, de acordo com as atitudes do consumidor em relação ao consumo verde e das suas intenções de compra de produtos ecologicamente embalados. Para tanto, com base na aplicação de um questionário para uma amostra de 74 consumidores, foi feita um pesquisa exploratória e descritiva verificando-se a presença dos fatores analisados bem como a relação entre eles. Os resultados indicam que apesar de não haver a presença de uma atitude de consumo verde muito positiva dos consumidores, a intenção de compra dos desses, relacionados ao consumo de produtos ecologicamente fabricados, foi bastante forte, de modo que comprovou ser válida para as empresas a adoção de práticas de aspecto ambiental. Discussões sobre os resultados alcançados, bem como as implicações para as empresas são abordadas ao fim do trabalho.porAdministraçãoSERMarketing verdeComportamento do consumidorAtitudesMarketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de comprainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTBárbaraRDL_Monografias.pdf.txtExtracted texttext/plain116845https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35655/1/B%c3%a1rbaraRDL_Monografias.pdf.txt3e7a5e08abf509761382588a020b49dfMD51MarketingVerde_Lobato_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain116845https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35655/2/MarketingVerde_Lobato_2013.pdf.txt3e7a5e08abf509761382588a020b49dfMD52ORIGINALMarketingVerde_Lobato_2013.pdfapplication/pdf372978https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35655/3/MarketingVerde_Lobato_2013.pdf8717bb5cfe4a4dd8060049fe6edd9dcaMD53LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35655/4/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD54123456789/356552021-09-20 12:31:38.757oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:31:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra
title Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra
spellingShingle Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra
Lobato, Bárbara Rafaella Delfino
SER
Marketing verde
Comportamento do consumidor
Atitudes
title_short Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra
title_full Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra
title_fullStr Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra
title_full_unstemmed Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra
title_sort Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra
author Lobato, Bárbara Rafaella Delfino
author_facet Lobato, Bárbara Rafaella Delfino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobato, Bárbara Rafaella Delfino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feitor, Carlos David Cardoso
contributor_str_mv Feitor, Carlos David Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv SER
Marketing verde
Comportamento do consumidor
Atitudes
topic SER
Marketing verde
Comportamento do consumidor
Atitudes
description A Responsabilidade Socioambiental e o Desenvolvimento Sustentável vêm se tornando cada vez mais necessários diante dos problemas crescentes do mundo moderno. Observa-se certa emergência de mudanças, que não tem sido só imposta aos Estados, mas também ao mundo dos negócios que tem o desafio de pensar alternativas mais responsáveis de como os recursos ambientais são transformados em bens de consumo. O marketing verde surge então com o objetivo de satisfazer as necessidades dos consumidores e gerar vantagem competitiva para as empresas que o adotam. Deste modo, este estudo buscou verificar a influência exercida pela adoção de práticas de responsabilidade socioambiental e de estratégias de marketing verde por parte da empresa, de acordo com as atitudes do consumidor em relação ao consumo verde e das suas intenções de compra de produtos ecologicamente embalados. Para tanto, com base na aplicação de um questionário para uma amostra de 74 consumidores, foi feita um pesquisa exploratória e descritiva verificando-se a presença dos fatores analisados bem como a relação entre eles. Os resultados indicam que apesar de não haver a presença de uma atitude de consumo verde muito positiva dos consumidores, a intenção de compra dos desses, relacionados ao consumo de produtos ecologicamente fabricados, foi bastante forte, de modo que comprovou ser válida para as empresas a adoção de práticas de aspecto ambiental. Discussões sobre os resultados alcançados, bem como as implicações para as empresas são abordadas ao fim do trabalho.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-16T12:22:46Z
2021-09-20T15:31:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-16T12:22:46Z
2021-09-20T15:31:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOBATO, Bárbara Rafaella Delfino. Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra. 2013. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35655
identifier_str_mv LOBATO, Bárbara Rafaella Delfino. Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra. 2013. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35655/1/B%c3%a1rbaraRDL_Monografias.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35655/2/MarketingVerde_Lobato_2013.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35655/3/MarketingVerde_Lobato_2013.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35655/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e7a5e08abf509761382588a020b49df
3e7a5e08abf509761382588a020b49df
8717bb5cfe4a4dd8060049fe6edd9dca
e3f2560beca4d66ff319e25382393450
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117518344585216